quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Videira: Jogos, comidas típicas e encenação da colheita da uva fazem parte da 19ª Vindima

Tradição, cultura, competição e muita alegria para festejar a 19ª Edição da Vindima. Estes serão os ingredientes que darão o tom na festa que marca o início da colheita da Uva de Videira. A Vindima 2012, acontecerá na comunidade de Rondinha nos dias 3,4 e 5 de fevereiro e deverá reunir um grande público para prestigiar o resgate da tradição italiana através da comida, da dança e de jogos típicos, além da encenação da colheita da uva e de uma missa celebrada em italiano. A promoção do evento é da Prefeitura de Videira, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação de Moradores da Rondinha (AMOR). “Mais uma vez estamos trabalhando para resgatar eventos que valorizem nossa cidade, nossa cultura e nossos moradores, por isso, queremos reforçar o convite para que a família videirense prestigie a 19ª Vindima”, destaca o prefeito Wilmar Carelli.

Confira a programação da 19ª Vindima:

Dia 03 - sexta-feira
Jantar Típico Italiano com a Família Paganini com apresentação das rainhas da Vindima. Início
20h30. Venda de cartões pelos telefones: 35661866-35661777

Dia 04- sábado
Baile com o conjunto Trio da Terra. Início 20h30. Ingressos R$ 10,00.

Dia 05 – Domingo
Festa da Vindima
8h30- Missa
Italiana, cantada pelo coral Italiano de Arroio Trinta.
9h30 -Demonstração da Colheita
10h- início do Torneio de Quatrilho
120h-Almoço com churrasco e completo serviços de bar e cozinha.
14h30- Torneio de Truco e Torneio de 48
16h - Apresentação de grupos de dança das cidades de Arroio Trinta e Pinheiro Preto.

A Vindima

A Festa da Vindima foi criada em 1994 durante a 1ª primeira gestão do prefeito Wilmar Carelli, através do Conselho Municipal de Cultura que, na época, atuava com dois objetivos: comemorar os 50 anos de Emancipação político Administrativa de Videira e resgatar a cultura , os costumes, a culinária, as canções e danças do povo que foi o responsável pelo sucesso econômico do município.
O evento tem como berço a Comunidade de Rondinha, que, na época de sua criação, era a Comunidade que reunia todos os requisitos necessários para abrigar esta Festa. Desde 1997,
no entanto, várias comunidades do interior também participam, indicando candidatas para a escolha da rainha da festa. A atual rainha é Eduarda Fiorese, da Comunidade de Rio das Pedras, eleita para o biênio 2011/2012. Esta é a 19ª Edição da Vindima. A festa sempre acontece no início de fevereiro, período da cultura da Uva e tem a conotação de dar início à colheita da fruta no Município. São 3 dias de festa, cuja programação, inicia na sexta-feira com jantar típico italiano, resgatando a culinária dos colonizadores.
No sábado, a programação tem variado a cada edição, indo de gincana a realização de bailes. Em 2012, o sábado será marcado por um grandioso baile com o conjunto Trio da Terra, com entrada no valor de R$ 10,00. Já no domingo, a programação sempre é bem variada, com missa rezada em italiano, demonstração da colheita da uva , jogos , danças italianas e almoço, com serviço de bar e cozinha durante toda a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário