terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Parque Raimundo Malta é mais um atrativo de Balneário Camboriú

O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta é mais um atrativo para quem visita a cidade de Balneário Camboriú. Criado para garantir a preservação e educação ambiental, o parque proporciona contato direto com a natureza, contemplando espécies de animais e plantas vivendo em harmonia. O Parque Ecológico é um local para apreciar a natureza e a beleza da preservação da Mata Atlântica, com 172.625 metros quadrados, em uma área próxima à região urbana e junto às margens do Rio Camboriú.
Desde sua criação, em 1993, o parque é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM). De acordo com o secretário do Meio Ambiente, André Ritzmann, o local tem como prioridade a preservação ambiental. “Um dos exemplos de preservação e proteção permanente é a trilha do caranguejo que passa por cima do mangue, berço natural da vida marinha”, destaca. O coordenador de Projetos Especiais da SEMAM, Rogério Kunzler, diz que os principais objetivos do local são manter um espaço apropriado para o contato da comunidade com a natureza, para a educação ambiental, realização de pesquisas da fauna e flora da floresta e ecossistemas associados como manguezal do Rio Camboriú, viabilizar a preservação de espécies animais e vegetais, a reintrodução de espécies nas florestas nativas e promover o turismo ecológico.
O parque contém várias edificações, como a Casa do Pensamento, onde ficam os setores administrativos da Secretaria, a Biblioteca Ambiental e sala para palestras e projeção de vídeos; o Complexo Fitoterápico Municipal, formado por 98 canteiros com 108 espécies de plantas medicinais, o Laboratório Fitoterápico; o Jardim das Bromélias, com mais de 40 espécies em exposição; o Viveiro Mata Atlântica, um centro de produção de mudas nativas; o trapiche às margens do rio Camboriú; e o Jardim São Francisco, um espaço de lazer para os visitantes, com trilhas, parque infantil, sanitários e estacionamento.
O Parque Natural Raimundo Malta está localizado no final da rua Angelina, bairro dos Municípios, aberto para visitação todos os dias, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário