CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO DE SANTA CATARINA

MANIFESTO DO TURISMO DE SANTA CATARINA
Diretrizes do Conselho Estadual de Turismo para 2012-2013
SUMÁRIO

Mensagem da Presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina............03

Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina.............................................................04

Apresentação.........................................................................................................................05

Diretrizes sobre Infraestrutura Turística............................................................................06

Diretrizes sobre Capacitação Turística................................................................................09

Diretrizes sobre a Regionalização do Turismo de Santa Catarina....................................10

Diretrizes sobre gestão em prol do aumento da competitividade do turismo...................13
MENSAGEM DA PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO A elaboração do Manifesto do Turismo de Santa Catarina inicia um processo de reflexão sobre as perspectivas de desenvolvimento do turismo catarinense para os próximos anos, e consolida a ação conjunta da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Cultura e do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, tal como ocorreu na elaboração das Leis e Decretos que hoje formam a Política Pública do Turismo Catarinense.
Acreditamos que as propostas e ações para o turismo de Santa Catarina, elencadas neste documento, se abrem para o desenvolvimento do turismo no Estado, contextualizado-o ao ambiente econômico, social e político, do País e do mundo. Além da consideração dos impactos da realização da Copa do Mundo de Futebol FIFA™ em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 que chegam como uma importante oportunidade para acelerarmos o aumento da competitividade dos produtos turísticos do Estado de Santa Catarina.
O objetivo macro-estratégico desde manifesto é sobrepor-se às questões político-partidárias, por ser a expressão de um colegiado democrático e representativo, cuja função é garantir a continuidade das conquistas obtidas e buscar o aprofundamento e aprimoramento das políticas e programas para o desenvolvimento do turismo de Santa Catarina. Assim, o presente Manifesto se configura em um consistente instrumento aplicável para objetivamente nortear os trabalhos sincronizados da iniciativa privada (trade turístico) e do poder público com as entidades da sociedade civil organizada do Turismo de Santa Catarina.  Jô Cintra
Presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina



ENTIDADES e REPRESENTANTES
ABAV/SC -  Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina
Eduardo Loch

ABBTUR/SC  - Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo de Santa Catarina
Silvia Regina Cabral

ABEOC/SC  - Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina
Maria Lucia Camargo Silva

ABIH/SC  - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina
João Eduardo Amaral Moritz

ABRAJET/SC -  Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina
Alberto de Souza

ABRASEL/SC  - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina
Fábio de Paula Queirós

ACATMAR  - Associação Catarinense de Marinas Garagens Náuticas e Afins
Leandro Ferrari Lobo

BETO CARRERO WORLD
Alex Reiter

CONTTUR  - Fundação do Turismo da Região Turística do Vale do Contestado
Antônio Luiz de Miranda

EPAGRI  - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC
Gisela Stainer Scaini

FC&CBV/SC -  Federação dos Conventions & Visitors Bureaux de Santa Catarina
Cimélio Marcos Pereira

FCDL  - Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina
Marcelino Campos

FECOMÉRCIO/SC  - Federação do Comércio de Bens e de Serviços de Santa Catarina
Marília Haffermann

FHORESC -  Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de SC
Tarcisio Schmitt

FURB  - Universidade Regional de Blumenau
Ivana Maria Schmitt Pedreira

PARQUE VILA GERMÂNICA
Norberto Mette

SANTUR  - Turismo Santa Catarina S/A
Valdir Rubens Walendosky

SERRA C&VB - Convention & Visitors Bureaux da Serra Catarinense
Ivan Antônio Bertoncini Cascaes

SINDEGTUR/SC   - Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de Santa Catarina
Roque Lino Braun

TREMTUR/SC  - Fundação de Trens de Turismo de Santa Catarina
Joanna Pellizzetti

APRESENTAÇÃO 

Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, por meio de suas Câmaras Temáticas, organizou as diretrizes estratégicas para o trabalho deste colegiado para os anos de 2012 e 2013. Essas diretrizes refletem o alinhamento do trade turístico do Estado de Santa Catarina com as Leis e Decretos que somam e organizam a Política Pública do Turismo Catarinense.
Esse manifesto é um instrumento de afirmação do turismo catarinense, que já representa 12,5% do PIB catarinense, como um relevante setor econômico para o Estado. Sua importância reside também na sua função de meio de comunicação do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina com todos os atores do turismo no estado que objetivem ao aumento da competitividade do turismo de Santa Catarina. Os trabalhos do Conselho Estadual de Turismo serão alicerçados na cooperação entre todos os atores do turismo do Estado de Santa Catarina.

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS:

O documento está organizado em quatro áreas específicas:

1) Infraestrutura Turística;

2) Capacitação para o turismo de Santa Catarina;

3) Regionalização do turismo em Santa Catarina; e

4) Gestão do Turismo com foco no aumento da competitividade do turismo.



1) DIRETRIZES DA INFRAESTRUTURA TURÍSTICA:

Priorização de recursos e apoio estratégico à projetos estruturantes do turismo catarinense.

Com base no Art.3º, item VI, da Lei 14.367 de 25/1/2008 e do Regimento Interno do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina (CET-SC). Este conselho propõe à Secretaria de Estado do Turismo Esporte e Cultura de Santa Catarina melhorias na infraestrutura necessária ao desenvolvimento da atividade turística no Estado. As proposições para 2012-2013, são:

Melhoria na infraestrutura de atrativos turísticos de responsabilidade do Estado de SC. Existem demandas reais de caráter "urgente" para a qualidade da experiência turística do visitante. As prioridades abaixo foram debatidas pelo Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina em sua Câmara Temática de Infraestrutura Turística e deverão configurar como prioridades junto à nova diretoria - Diretoria de Projetos Especiais (PDE) da SOL e merecem atenção por parte do Secretário para 2012-2013. São as seguintes obras:

Iluminação e manutenção da Serra do Rio do Rastro;

Colocação de floreiras o longo do trajeto da Serra do Rio do Rastro com plantio de hortênsias no trecho pavimentado de concreto armado somente no lado dos taludes de rochas (5 Km).
Realização das obras de infraestrutura do Mirante da Serra do Rio do Rastro;

Apoio à instalação da Plataforma de Observação no Mirante da Serra do Rio do Rastro;

Obras estruturais para melhoria do receptivo do Morro da Igreja em Urubicí;

Implantação do Observatório no Morro das Antenas em Urupema;

Reestruturação do Mirante do Morro da Cruz em Florianópolis;

Reestruturação do Parque da Luz em Florianópolis;

Estruturação do acesso ao Farol de Santa Marta em Laguna;

Manutenção e adequação do Farol de Santa Marta para visitação;

Revitalização do Parque Sakura em Frei Rogério;

Conclusão do anfiteatro som, luz e imagem de Irani;

Construção da Casa do Turismo em Praia Grande (para apoiar o início do processo de visitação aos Cânions);

Estruturação do belvedere de São Joaquim;

Estruturação da visitação à Mina de Carvão e sala de
display dos testemunhos geológicos da Região do Carvão;

Gestão do Estado junto aos órgãos federais responsáveis pela transferência de 28 Km da antiga Estrada de Ferro de Santa Catarina (EFSC) para os municípios de Rio do Sul, Lontras e Apiúna;

Articulação do Estado para garantir o Termo de Uso para a gestora do projeto Ferrovia das Bromélias à Fundação TREMTUR;

Apoio e incentivo a reimplantação do trecho de 28Km da extinta EFSC referente ao Projeto Ferrovia das Bromélias, entre as estações ferroviárias de Matador em Rio do Sul e de Subida em Apiúna; e

Novos equipamentos relacionados ao Turismo de Negócios e Eventos:

I. Centro de Convenções de Blumenau;

II. Centro de Convenções de Balneário Camboriú; e

III. Centro de Convenções Norte na Ilha de Santa Catarina.

Todos os projetos acima devem ser complementados com um projeto de sinalização turística para o acesso a esses atrativos que demandam revitalização.

Melhoria na infraestrutura de acesso no Estado. Os projetos/ações que merecem atenção em 2012 são aqueles que impactam diretamente na mobilidade do cidadão e do turista dentro do Estado nos modais aéreo, rodoviário e marítimo, as demanda são elas:

ACESSO AÉREO:

REGIÃO TURÍSTICA GRANDE FLORIANÓPOLIS:

I) Apoio e gestão dos processos relacionados à conclusão do acesso rodoviário ao terreno no novo aeroporto; e

II) Apoio e gestão dos processos relacionados às demandas necessárias para o início do novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

REGIÃO TURÍSTICA ENCANTOS DO SUL:

I) Instalação e ampliação da pista do Aeroporto Dionísio Freitas em Criciúma.
REGIÃO TURÍSTICA SERRA CATARINENSE:

II) Instalação e ampliação da pista do Aeroporto Regional de São Joaquim. 
ACESSO RODOVIÁRIO:

REGIÃO TURÌSTICA GRANDE FLORIANÓPOLIS:

I) Início das obras do contorno da BR101;

II) Finalização da ligação da Beira Mar de São José à Via Expressa (BR282);

III) Ligação da Beira Mar Continental (Estreito) à BR101 em Barreiros, São José; e

IV) Apoio às proposta de criação da 4ª Ponte que interligará a Beira Mar Norte na Ilha de Santa Catarina à Beira Mar Continental no Estreito.

REGIÃO TURÌSTICA SERRA CATARINENSE:

I) Término da ligação com o Rio Grande do Sul pela Rota dos Cânions (Bom Jardim da Serra) e ou pelo Caminho das Neves (São Joaquim).

II) Elaboração do projeto de ligação da SC-439 (Rio Rufino - Urubicí )

REGIÃO TURÍSTICA CAMINHO DOS CÂNIONS:

I) Apoio e gestão dos processos relacionados à conclusão das obras de duplicação da BR101 entre Palhoça e divisa com o Rio Grande do Sul.
REGIÃO TURÌSTICA COSTA VERDE & MAR e VALE EUROPEU:

I) Apoio e gestão dos processos relacionados a duplicação da BR470, principal trecho que liga Indaial e Blumenau ao Aeroporto Internacional de Navegante.
REGIÃO TURÌSTICA ENCANTOS DO SUL:

I) Conclusão das obras na SC446 ligando BR101 as cidades da região que formam a Rota Italiana; e

II) Construção do anel viário da AMREC.

ACESSO MARÌTIMO:

REGIÃO TURÌSTICA GRANDE FLORIANÓPOLIS:

I) Apoio e gestão dos processos relacionados a qualquer iniciativa para instalação do setor de marinas na Beira Mar Sul da Ilha de Santa Catarina;

II) Apoio do Estado para construção do Terminal Marítimo na Ilha de Santa Catarina; e

III) Apoio a implantação de qualquer iniciativa público- privada para instalação de transporte público marítimo interligando as cidades de Palhoça, São José e Biguaçú à Florianópolis.

2) DIRETRIZES DA CAPACITAÇÃO TURÍSTICA:

Priorização dos recursos do FUNTURISMO e apoio estratégico da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura para projetos relacionados a capacitação do turismo catarinense.
Com base no Art. 8º, item IV, letras "c", o Sub-programa de Capacitação e Recursos Humanos para o Turismo será priorizado pelo Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, pois o próximo ano, será decisivo para que o turismo catarinense possa, usufluir o aumento no fluxo turístico internacional proveniente do advento dos mega eventos esportivos, de 2014 e 2016.

O Estado de Santa Catarina é o principal destino turístico internacional no Brasil, pois é responsável pelo maior percentual dos visitantes rodoviários e aéreos dos países do Mercosul. Possui uma cadeia turística de alto padrão, que necessita constantemente de projetos/propostas de capacitação para manter a competitividade do produto turístico catarinense e atingir os objetivos propostos no Plano de Marketing do Estado até 2020.

As entidades que formam o Conselho Estadual de Turismo apresentam soluções em projetos e propostas em capacitação devidamente enquadradas no Programa de Qualificação de Serviços e Equipamentos. Esse programa em 2012, que tem a gestão da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, deverá estar vinculado com às demanda do trade turístico. Esse alinhamento é fundamental para a criação do Macro Programa de Capacitação do Turismo de Santa Catarina. 
A Câmara Temática de Capacitação deste Conselho será a articuladora para a formatação do Macroprograma de Capacitação do Turismo de Santa Catarina conforme a demanda de mercado turístico de Santa Catarina.

O Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina entende que as entidades do trade turístico têm a preocupação relacionada à capacitação do setor, motivo este que deverá estar sempre vinculado às propostas/projetos e que visem à capacitação, qualificação, promoção e a comercialização dos produtos turísticos do Estado.

3) DIRETRIZES DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO EM  SANTA CATARINA:

As governanças regionais do turismo deverão ser fortalecidas por meio de projetos estruturantes das entidades do trade com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.  
Com base no Art. 3º, item III, letras "b", "c", "e" e "f" e no Art 8º, item IV, letra "b" da Lei 13.792 de 18/07/2006, o Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina entende que o Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer – PDIL está alicerçado na constituição da
instância de governança turística regional. Entendendo que não é necessário criar-se uma entidade na esfera regional nem mesmo qualquer colegiado registrado com CNPJ, a instância regional deve ser fortalecida pela união e alinhamento das entidades existentes e atuantes de cada região. A união destas entidades deve resultar em um planejamento anual para efetivamente acelerar o aumento da competitividade do turismo regional de Santa Catarina.

O modelo de gestão descentralizada do turismo implantando no país, e definido na letra "b" do item III do Art. 3º da Lei do PDIL, é um modelo apoiado pelo Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, pois possibilita que cada região turística e seus municípios busquem suas próprias alternativas de desenvolvimento, de acordo com as suas realidades e especificidades.

Ainda baseado na organização da Política Pública do Turismo Catarinense, na pg. 38 do Plano de Marketing Turístico do Estado – Plano Catarina 2020 consta que na Fase III é necessário à operacionalização do PLANO OPERACIONAL DAS REGIÕES TURÍSTICAS, e assim deixa evidente ao Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina que as estratégias de promoção e comercialização dos produtos turísticos do Estado também estão alicerçadas no fortalecimento da instância de governança turística regional. 
O Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina entende que regionalizar não é apenas o ato de agrupar municípios com relativa proximidade e similaridade. É sim, construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre o poder público, o trade turístico e a comunidade impactada pelo turismo regional com o foco no desenvolvimento do empreendedorismo e conseqüente inovação na oferta turística da região. É isso que está consolidado na Política Pública do Turismo de Santa Catarina por meio das leis e plano citados acima.  
O Conselho Estadual de Turismo assume o compromisso com a regionalização do turismo em Santa Catarina em seu Regimento Interno, especificamente em cinco artigos: Art. 3º item IX, Art.5º item XIV, Art.39º item XIX, Art.42º item II e Art.57º, assim apoiar e sugerir soluções de integração e fortalecimento dos potenciais turísticos regionais do turismo de Santa Catarina em suas dez regiões turísticas é compromisso deste conselho. A título de esclarecimento e alinhamento, as dez Regiões Turística de Santa Catarina são:


1. Região Turística Caminhos da Fronteira;

2. Região Turística do Grande Oeste;

3. Região Turística do Vale do Contestado;

4. Região Turística dos Cânions;

5. Região Turística da Costa Verde&Mar;

6. Região Turística da Serra Catarinense;

7. Região Turística do Vale Europeu;

8. Região Turística Encantos do Sul;

9. Região Turística Caminho dos Príncipes; e

10. Região Turística da Grande Florianópolis.

As entidades que formam o trade turístico catarinense deverão assumir um papel preponderante na liderança do fortalecimento da instância de governança turística regional em cada uma das regiões turísticas. Para tal necessita do apoio estratégico e financeiro da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Cultura. Iniciado o processo de regionalização do turismo pelas entidades do trade, três projetos estruturantes do fortalecimento da instância de governança turística regional foram desenvolvidos com a aprovação do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina:
O primeiro projeto refere-se à Instalação do Centro de Monitoramento do Turismo Regional, em cada região turística do estado. Foi desenvolvido pelas entidades: Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (FHORESC) em conjunto com a Confederação Nacional do Turismo de Santa Catarina (CNTUR-SC), ABAV/SC e ABRASEL. O projeto de implantação dos centros de monitoramento da atividade turística, que impactará na operacionalização do Sub-Programa de Serviços e Pesquisa para o Turismo segundo o PDIL. Será a base operacional do Macro Programa de Pesquisa, Monitoramento e Informação previsto no Plano Catarina 2020 e o PDIL, Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer.
Os resultados esperados são: melhoria da gestão do turismo por parte das entidades, do poder público, e dos municípios que formam às regiões turísticas por meio de relatórios reais e confiáveis do monitoramento do turismo regional por meio da instalação e operacionalização do melhor software de monitoramento do turismo pesquisado na Espanha por esse Conselho.

Para se atingir esses resultados foram cadastrados projetos que correspondem a cada fase do processo de implantação dos Centros de Monitoramento do Turismo Regional das regiões turísticas de Santa Catarina.

O segundo projeto refere-se ao Fortalecimento das Governanças Turísticas Regionais de Santa Catarina. Foi desenvolvido pela Federação dos Convention & Visitors Bureaux de Santa Catarina (FC&VB-SC) e impactará no Sub Programa de Apoio à Comercialização do Produto Turístico Catarinense segundo o PDIL e ainda no Macro Programa de Promoção aos Mercado Segmentados previsto no Plano Catarina 2020. O principal resultado esperado com essa proposta é criação de Planos de Inteligência de Mercado Regional construídos pelos atores do turismo de cada uma das dez regiões turísticas impactadas pelo projeto, e assim alinhar todos os atores do turismo do estado com as ações previstas no Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina - Plano Catarina 2020 e como o Programa de Desenvolvimento Integrado do Lazer de Santa Catarina. Para realização desta proposta é necessária a inclusão de um projeto especial por parte da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Cultura com a operacionalização da FC&VB-SC.

O terceiro projeto refere-se ao fomento à regionalização do turismo por meio de incentivo ao empreendedorismo do turismo catarinense que é também uma demanda do turismo, pois os principais atrativos turísticos de Santa Catarina são resultados do espírito empreendedor do povo catarinense. Sendo o turismo um setor que é formado em 80% (oitenta por cento) por micro e pequenas empresas, segundo o Fórum Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e somado ao fato que o turismo pode acelerar o desenvolvimento econômico em regiões com baixos índices de IDH. Com essas premissas, a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina organizou um projeto para auxiliar às micro e pequenas empresas turísticas na implementação de melhorias e aceleração da inovação no turismo. Um projeto para efetivamente desenvolver o empreendedorismo nas micro e pequenas empresas do turismo nas regiões turísticas do estado de Santa Catarina  
Os três projetos acima são as soluções construídas pelas entidades do trade turístico e aprovadas pelo Conselho Estadual de Turismo para a operacionalização dos planos: Desenvolvimento Integrado do Lazer (PDIl), Marketing Turístico – Plano Catarina 2020 e com o Plano de Governo atual para acelerar o processo aumento da competitividade do turismo catarinense é necessário iniciar o processo de regionalização com os projeto elencados acima.

4) DIRETRIZES DA GESTÃO DO TURISMO EM PROL DO AUMENTO DA COMPETITIVDA DO TURISMO NO ESTADO DE SANTA CATARINA.

O Conselho Estadual de Turismo buscará constantemente agir em prol do aumento da competitividade do turismo no Estado de Santa Catarina. O colegiado entende que o incentivo a inovação é a maneira de ser aumentar a competitividade no turismo.

O Conselho Estadual de Turismo trabalhará alicerçado na Política Pública do Turismo existente e fará proposição de adequações e inovação conforme:

A) Cobrará efetivamente a implantação/operacionalização das principais diretrizes da Política Pública do Turismo de Santa Catarina, especificamente, com projetos que impactam diretamente:
I - Na operacionalização do Plano Catarina 2020 em seus dois sub-planos:
i. Plano Operacional das Regiões Turísticas e
ii. Plano Macro Programa de Pesquisa, Monitoramento e Informação.
II - No fomento à implantação das diretrizes da Lei 13.792 de 18/07/2006 (PDIL) nas regiões turísticas, especificamente nos incisos:
i. Art 8º, item IV, letra "f". Sub Programa de Serviços e Pesquisa para o Turismo;
ii. Art 8º, item IV, letra "l", Sub Programa de Apoio à Comercialização de Produtos Turísticos; e
iii. Art 8º, item IV, letra "b", Sub Programa de Regionalização do Turismo.
B) Promoverá amplo diálogo com todas as entidades da sociedade civil organizada que trabalham ou pretendem trabalhar com projetos e ações que impactam diretamente nas dimensões da competitividade do turismo em Santa Catarina.
C) Promoverá reuniões de alinhamento operacional com todos os departamentos da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Cultura no intuito de aproximar esse colegiado representativo do setor privado (trade) com todas as ações do poder público realizadas por suas diretorias, especialmente, com as diretorias de Políticas Públicas (D-PDIL), de Projetos Estruturantes (DPE) e do SEITEC;
D) O intenso diálogo entre Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura dar-se-á por meio de suas Câmaras Temáticas e exigirá da Secretária de Estado do Turismo, Esporte e Cultura apoio técnico, estratégico e financeiro para que as diretrizes do turismo de 2012-2013 determinadas neste manifesto sejam construídas/realizadas em parceria constante entre o poder público e trade turístico;
E) Exigirá da SANTUR ações de consolidação da operacionalização do Plano de Marketing Turístico do Turismo de Santa Catarina.

F) Exigirá da SANTUR e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura a continuidade do Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina, por meio da aprovação de uma lei estadual específica para o marketing turístico do Estado. Além de recursos financeiros para a realização das ações previstas na operacionalização do Plano Catarina 2020.

G) Trabalhará alinhado às Leis e Planos de Governo existentes que garantem a consolidação e continuidade das Políticas Públicas do Turismo no Estado de Santa Catarina: Lei 13.792 de 18/07/2006 (PDIL), Lei 13.336 de 08/03/2008 (FUNTURISMO) , Lei 13.792 de 18/07/2006 (CET-SC), e Plano Catarina 2020.

H) Cobrará do Governo do Estado de Santa Catarina a formalização do Regimento Interno do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina finalizado em 2011.

Os trabalhos do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina serão norteados pelo consenso entre o trade turístico e o alinhamento com o poder público. Esse manifesto é o primeiro canal de comunicação e de alinhamento dos trabalhos e ações do Conselho Estadual de Turismo com todas as partes interessadas no aumento real da competitividade do turismo de Santa Catarina durante os anos de 2012 e 2013.

Florianópolis, 18 de Janeiro de 2012.