domingo, 14 de abril de 2013

Encerra com sucesso V Simpósio da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR

Jornalistas especializados em Turismo do Sul do País associados de Santa Catarina e presidentes da Abrajet do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo estiveram reunidos desde quinta-feira (11), em Bombinhas (SC) participando do V Simpósio da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR discutindo assuntos do setor e conhecendo as potencialidades do município e do destino Costa Verde e Mar. O evento encerrou na manhã de sábado (13) finalizando as pautas de discussões sobre a realidade da entidade em suas seccionais.
No último dia do encontro dos jornalistas especializados em Turismo, a discussão sobre a reativação da Secretaria de Turismo de Criciúma voltou à pauta. Um vídeo com uma entrevista concedida pelo vice presidente Airson Soares da Rosa, pelo presidente Alberto Gonçalves de Souza e o historiador Mário Belolli para a jornalista Fátima Guimarães de uma emissora de TV daquele município, ratificou o entendimento da Abrajet SC de que é premente e necessária essa ação por parte da administração municipal.A abrajeteana catarinense, representante da entidade no Mercosul, residente na Argentina, presente ao evento endossou a reivindicação, até por ter ligações íntimas com a cidade onde viveu e observou que é necessária a criação da Secretaria já que Criciúma possui suas potencialidades voltadas ao turismo. “Lembro-me que nos anos 90, alunos argentinos de Buenos Aires, visitaram a mina Modelo, único lugar do Mercosul, já que Chile e outros países possuem minas de carvão, onde o visitante e a própria população pode conhecer in loco como funciona essa atividade extrativista do mineral. Sem falar na cerâmica que, para muitos, desde os chiques aos mais humildes, vestem suas casas”, enfatizou.
Cláudio Oliva, presidente da Abrajet SP, informou que há cerca de 16 anos levou até Criciúma cerca de 18 grupos para conhecerem a região e suas potencialidades e também comunga com o pensamento de que a criação da Secretaria de Turismo é importante. “Gostaria de fazer dois registros. Propor uma moção para que a Abrajet SC realize um Fórum em Criciúma, reunindo o trade e também as autoridades locais para discutir o assunto.  E também lembrar que não é só politicamente que o turismo se desenvolve. A criação de um Convention Bureau poderia contribuir muito. Não vejo muito interesse do Estado em divulgar o Sul e sequer uma mera ação da Santur em divulgar a região, especialmente em São Paulo”, comentou.
O ex-presidente e conselheiro da Abrajet SC, Valmir Grein, também um dos principais responsáveis pela realização do Simpósio e Encontro em Bombinhas, sugeriu aos jornalistas presentes um retorno de mídia, com notícias e enfoques sobre o município, que abrigou o evento. “A AEMB – Associação Empresarial do Município de Bombinhas de Bombinhas, a Secretaria de Turismo do município e os empresários dos setores da hotelaria, gastronomia e eventos nos gratificarem em sediar nosso evento e é justo que demos nossa contra partida, mostrando as potencialidades da região, as suas belezas naturais que apontam a Costa Verde e Mar como um dos principais destinos de Santa Catarina.
No encontro dos jornalistas, uma presença ilustre para os abrajeteanos foi a presença do ex-presidente da entidade em âmbito nacional Júlio César Rodrigues, hoje diretor da revista Panorama do Turismo, do Paraná, que contribuiu muito nas troca de experiências, um dos objetivos do evento. Os presidentes da Abrajet do RS e Paraná também se manifestaram sobre a questão de Criciúma e enalteceram a diretoria catarinense pelos trabalhos que vem realizando em provocar discussões sobre o desenvolvimento do setor turístico, debatendo com aa categoria, com a sociedade e os segmentos organizados a realidade do meio. Os representantes da entidade de cada estado se reuniram para avaliação do turismo, problemas e resultados que ocorrem em suas regiões.
Confraternização
Após o encerramento do V Simpósio da Abrajet SC e I Encontro Sulbrasileiro da Abrajet BR, os jornalistas  foram recepcionados no Restaurante Abastrato, no centro da cidade, onde confraternizaram e brindaram o êxito dos eventos que Bombinhas sediou de 11 a 14 de abril. Após o almoço os abrajeteanos curtiram passeio de escuna na baia principal de Bombinhas e à noite foram recebidos pela Cantina e Restaurante Tomatino para um jantar de gastronomia típica italiana, encerrando assim a passagemdesses profissionais pela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário