quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Procissão religiosa do "Pavarui-pavarelli" será realizada nesta quinta em Massaranduba

Evento é tradicional e acontece na comunidade do 2º Braço do Norte


"Pavarui" grita um morador, enquanto levanta uma tocha incandescente. Dou outro lado da comunidade de 2º Braço do Norte, outro agricultor ecoa no grito: "Pavarelli". E da mesma forma levanta a tocha com fogo.Essa tradição centenária, trazida pelos descendentes dos imigrante italianos que se estabeleceram no interior de Massaranduba será resgatada nesta quinta-feira à noite. Haverá uma procissão noturna com tochas, uma missa e jantar.

O evento, uma forma de homenagear o começo do novo ano e também a visita dos reis magos ao menino Jesus, mudou nos últimos anos. O organizador dessa mobilização religiosa e cultural, Orlando João Ronchi, 65, disse que antigamente essa tradição era feita apenas com a sinalização dos gritos dos agricultores na noite do dia 5, que marca a véspera do Dia de Reis (6 de janeiro), e o começo dos trabalhos no novo ano que começa."Os moradores acendiam as tochas e cada um falava "pavarui" e outro respondia "pavarelli". O fogo representa a luz para iluminar o novo ano que começa", explica.

A tradição vem da região Norte da Itália, mais precisamente da província de Belluno. A expressão "pavarui-pavarelli" não tem um significado literal. Segundo Ronchi a primeira significa o fogo alto e a segunda as brasas sendo levadas pelo vento. Na década de 90 esse evento foi mudado. Rochi mobilizou a comunidade para fazer uma procissão junto com as tochas. A família de um agricultor sai de casa com o fogo e passa nos vizinhos. Eles se encontram na estrada e seguem em direção à igreja Nossa Senhora da Saúde. Lá, as tochas se juntam para, numa só chama, acender uma fogueira. Ai gritam em coro "pavarui-pavarelli".O fogo representa a união dos homens na fé e a luz cristã para iluminar a nova caminhada do ano. Depois da procissão será realizada uma encenação da chegada dos reis magos. Haverá a participação do grupo musical Estrela do Orientes, que vai entoar cantos religiosos. Depois será celebrada uma missa e haverá jantar, com arroz carreteiro. São esperadas 300 pessoas no evento.  

SERVIÇO



O QUÊ: Procissão do "Pavarui-pavarelli"

QUANDO: quinta-feira, a partir 20h30

ONDE: procissão inicia na estrada que da comunidade 2º Brado do Norte

QUANTO: após celebração religiosa será servido jantar com arroz carreteiro ao preço de R$ 5

(Fonte: textos: http://www.acib.net/novo2011/Foto: Lucio Sassi / Agencia RBS )

Nenhum comentário:

Postar um comentário