"Pavarui" grita um morador, enquanto levanta uma tocha incandescente. Dou outro lado da comunidade de 2º Braço do Norte, outro agricultor ecoa no grito: "Pavarelli". E da mesma forma levanta a tocha com fogo.Essa tradição centenária, trazida pelos descendentes dos imigrante italianos que se estabeleceram no interior de Massaranduba será resgatada nesta quinta-feira à noite. Haverá uma procissão noturna com tochas, uma missa e jantar.
O evento, uma forma de homenagear o começo do novo ano e também a visita dos reis magos ao menino Jesus, mudou nos últimos anos. O organizador dessa mobilização religiosa e cultural, Orlando João Ronchi, 65, disse que antigamente essa tradição era feita apenas com a sinalização dos gritos dos agricultores na noite do dia 5, que marca a véspera do Dia de Reis (6 de janeiro), e o começo dos trabalhos no novo ano que começa."Os moradores acendiam as tochas e cada um falava "pavarui" e outro respondia "pavarelli". O fogo representa a luz para iluminar o novo ano que começa", explica.
A tradição vem da região Norte da Itália, mais precisamente da província de Belluno. A expressão "pavarui-pavarelli" não tem um significado literal. Segundo Ronchi a primeira significa o fogo alto e a segunda as brasas sendo levadas pelo vento. Na década de 90 esse evento foi mudado. Rochi mobilizou a comunidade para fazer uma procissão junto com as tochas. A família de um agricultor sai de casa com o fogo e passa nos vizinhos. Eles se encontram na estrada e seguem em direção à igreja Nossa Senhora da Saúde. Lá, as tochas se juntam para, numa só chama, acender uma fogueira. Ai gritam em coro "pavarui-pavarelli".O fogo representa a união dos homens na fé e a luz cristã para iluminar a nova caminhada do ano. Depois da procissão será realizada uma encenação da chegada dos reis magos. Haverá a participação do grupo musical Estrela do Orientes, que vai entoar cantos religiosos. Depois será celebrada uma missa e haverá jantar, com arroz carreteiro. São esperadas 300 pessoas no evento.
SERVIÇO
O QUÊ: Procissão do "Pavarui-pavarelli"
QUANDO: quinta-feira, a partir 20h30
ONDE: procissão inicia na estrada que da comunidade 2º Brado do Norte
QUANTO: após celebração religiosa será servido jantar com arroz carreteiro ao preço de R$ 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário