segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Turismo Esportivo: Esporte e cultura são os destaques do Garopaba Sem Stress


Praias paradisíacas, natureza exuberante e lazer durante o dia e à noite. A combinação perfeita para quem quer aliviar a tensão e esquecer os problemas do dia-a-dia está em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina. Por isso, a cidade que também oferece infraestrutura e comodidade para os turistas aproveitarem seus dias de descanso, é um dos destinos catarinenses mais procurados na temporada de verão, recebendo mais de 100 mil visitantes de todo o Brasil e do exterior.

Com o objetivo de levar ainda mais diversão e entretenimento a turistas e também a moradores durante as férias de verão, a Prefeitura Municipal promove o projeto Garopaba Sem Stress, que neste ano chega a sua segunda edição. Na programação, competições esportivas, apresentações culturais, atrações musicais e recreação nas praias. “A ideia é fazer com que todos os que venham a Garopaba entrem nesse clima de tranquilidade e consigam viver a simplicidade do lugar para descansar e se divertir com os amigos ou com a família”, explica o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Garopaba, Marcus Israel. Os eventos esportivos e culturais começaram neste sábado (07) e seguem até o final de março, sempre aos finais de semana – as festas de Natal e Réveillon da cidade também fizeram parte do projeto.

Entre as competições estão o Campeonato Brasileiro de Sandboard e o Brasileiro de Triatlhon; os desafios inéditos de mountain bike, cross country e a travessia de natação; e a Corrida do Pescador tradicional na região. Também haverá vôlei de praia, futevôlei, beach soccer, stand up padle e ginástica na praia. Entre as apresentações culturais, boi-de-mamão, danças folclóricas, a Festa de Navegantes e um grande evento da cultura do surf, o Art Surf Music, com música, moda, artes plásticas e mais esportes radicais.

O Garopaba Sem Stress é apresentado pela Skol, e conta com o patrocínio do Farol Shopping, Postos Ipiranga, Supermercado Silveira e Garopaba Mar Hotel, além do apoio da Personal Glass, Arena Ferrugem e Morada Prainha. A realização é da Prefeitura Municipal e a promoção é da Rádio Atlântida.


Programação Garopaba Sem Stress


14 e 15/01 – Torneio de Futevôlei – Praia Central; Campeonato de Surf – Ferrugem;

21 e 22/1 – Campeonato Brasileiro de Sandboard – Siriú; Vôlei de Praia – Praia Central;

27 a 29/1 – Futebol de Praia (base, sub-18 e feminino) e Travessia de Natação – Praia Central; 02 a 05/2 – Festa de Navegantes, Corrida do Pescador, Festival Art Surf Music – Praia Central; 11 e 12/2 – Desafio Mountain Bike e Cross Country – do Centro a Macacú;

17 a 21/2 – Carnaval, “Futgay” e Bloco dos Sujos – Praia Central e Gamboa;

25 e 26/2 – Futebol de Praia Quarentão – Praia Central;

03 e 04/3 – Futebol de Praia Adulto – Praia Central;

10 e 11/3 – Stand Up Padle Festival e Brasileiro de Triathlon – Praia Central;

17 e 18/3 - Futebol de Praia Quarentão – Praia Central.


* Todos os sábados e domingos, até o dia 19 de fevereiro, o Farol Shopping vai promover aulas de ginástica, das 10h00 às 17h00, além de brincadeiras, recreação e empréstimo de guarda-sol, das 09h00 às 18h00. Sempre na Praia Central.



Sobre Garopaba


Colonizada por açorianos no final do século 17, Garopaba manteve sua economia baseada na pesca e na agricultura até meados dos anos 60. A partir daí, começou a atrair jovens de diferentes estados do país que buscavam um refúgio para escapar da vida agitada das cidades grandes. Hoje, é um dos principais destinos turísticos de sol e praia de Santa Catarina, atraindo todos os anos aproximadamente 115 mil pessoas durante a temporada de verão. São nove praias, todas bem preservadas. A mais famosa é a Ferrugem. Além dela, a cidade conta com as praias Gamboa, Siriú, Garopaba, Vigia, Silveira, Praia da Barra, Ouvidor e Praia Vermelha. No inverno, é o turismo de observação a Baleia Franca que traz muitos visitantes. Entre julho e novembro a espécie percorre a costa catarinense vinda da Antártica em busca de águas quentes, e muitas escolhem a enseada de Garopaba para descansar.

Com 18 mil habitantes, a cidade fica próxima de Laguna, Tubarão e Imbituba e a aproximadamente 80 quilômetros de Florianópolis.


Distância das Capitais:


Florianópolis - 80 km

Porto Alegre – 362 km

Curitiba - 410 km

São Paulo – 748 km

Rio de Janeiro – 1.190 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário