domingo, 29 de janeiro de 2012

Cadê Tereza? Está em Laguna

Não é a Tereza da música de Jorge Ben Jor, mas é uma musa e todos que conhecem gostam muito dela. A Praia da Tereza ao sul do município tornou-se um refúgio aconchegante. Três quilômetros da SC-100, foi descoberta na década de 80, por gaúchos, paranaenses e famílias da região sul de Santa Catarina, como urussanguenses e criciumenses.
Rodeada por morros, tem a extensão de cinco quilômetros de sossego e areia branquinha. O acesso a praia fica pela comunidade de Passagem da Barra, dá para chegar com carro. Único acesso, apenas uma estrada principal. Poucas residências e nenhum comércio. Barulho? Apenas das ondas nas pedras e do vento que costuma aparecer.
Aos poucos os turistas descobrem o local. Exemplo do grupo de amigos paraguaios que conheceram o lugar indicado por brasileiros. “Não dá para acreditar é lindo”, disse Luiz Miguel, maravilhado com a paisagem. Uma antiga moradora deu o nome ao lugar, que antes era conhecido por pescadores. Agora é freqüentado por surfistas e turistas fugindo do agito. Ao norte, pode-se chegar por trilha na praia do Siri, ou Manelone, ao sul nas praias de Ypuã, Galheta e Ponta da Galheta. A praia guarda a vegetação densa na face voltada para o continente e de restinga na porção virada ao mar aberto, com grau de salinidade é elevado. Em locais a vegetação é rasteira com verdadeiros gramados cercados por rochedos escarpados e algumas árvores. Tem uma costa de rochas de embasamento cristalino, que surgiram há 180 milhões de anos, em momentos de fúria e calmaria da natureza. Nestas encostas com ambiente seco, diversas formas de vida conseguem se desenvolver.
Atentas corujas cuidam de seus ninhos e trépidas libélulas pousam ligeiras, banquete para os pássaros como joão-de-barro. Acampar na encosta é proibido. Uma gruta construída para pagar uma promessa abençoa quem passa. Mensagens e imagens chamam atenção dos visitantes. Bancos e mesas pedem um piquenique com a família. Árvores fornecem sombras para quem não levou guarda-sol e protetor solar. Os veranistas do local oferecem um banho através de uma vertente da encosta do morro. Um chuveiro improvisado ajuda na hora de refrescar e tirar a areia do corpo.
Como chegar:
Por carro: Pela SC-100 chegar até a localidade da Passagem da Barra e seguir as placas. Vindo do centro do município é preciso passar pela balsa no canal da lagoa Santo Antônio.
A pé: Por trilha passando pela praia de Gravatá entrando na comunidade de Ponta da Barra, seguir ao sul, por meia hora atravessar costão de pedras.
De ônibus Linha Farol-Laguna descer na localidade de Passagem da Barra nas proximidades da igreja e seguir a pé até a praia. São três quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário