quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Arquitetos e engenheiros italianos conhecem o patrimônio histórico de Laguna

Depois da visita dos prefeitos brasileiros à Itália, foi a vez dos europeus retribuírem. Nesta quarta-feira, dia 18, o município recepcionou uma comitiva de onze engenheiros e arquitetos italianos de Verona. Laguna foi o segundo município a ser conhecido, eles desembarcaram em Porto Alegre, seguem para Serra do Rio do Rastro, Capão Alto, Anita Garibaldi, Lages, São Joaquim, Urubici e Florianópolis.
Liderados pelo presidente da Associação Empresarial de Verona, Fernando Morando, os engenheiros e arquitetos conheceram a preservação do patrimônio histórico através das obras realizadas como Fonte da Carioca e orla do centro histórico. Os projetos em andamento: biblioteca pública, Memorial Tordesilhas e Museu de Anita Garibaldi foram apresentados ao grupo pela chefe do escritório do Iphan em Laguna, Ana Paula Citadin.
O prefeito Célio Antônio assinalou para a comitiva a colaboração do Iphan nacional com a relação entre Itália e Laguna na troca de experiências e de estudos. A presidente da ordem dos engenheiros de Verona Ilaria Segala enfatizou sobre a importância de Laguna preservar seu patrimônio, assim como a cidade italiana faz. O chefe da comitiva italiana Fernando Morando fez questão de explicar que o grupo estava no Brasil a trabalho e não fazendo turismo. Munidos de tablets, ipods e máquinas fotográficas a equipe de técnicos buscou o maior número de informações para seus estudos e conclusões.
As despesas da visita como deslocamento e estadia são pagas pelo grupo europeu. Em outubro de 2011 um grupo de prefeitos da região Serrana e Lagunar visitou o continente europeu em missão institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário