sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Encontro de Terno de Reis revive tradição cultural em Florianópolis

Evento deve reunir 11 grupos folclóricos catarinenses para marcar o encerramento do ciclo natalino na cidade, além de integrantes do grupo Raízes Açorianas




O dia 6 de janeiro tem um significado especial para os cristãos em todo o mundo. A data celebra a visita dos três Reis Magos ao presépio do Menino Jesus e marca o fim do ciclo de festejos natalinos. Em Florianópolis, o Dia de Reis também é comemorado em homenagem à chegada dos primeiros imigrantes açorianos na Ilha de Santa Catarina, em 1748, que introduziram na cultura popular o costume de fazer cantorias de porta em porta, dedicadas aos Santos Reis. A tradição será mais uma vez revivida nesta sexta-feira (6) no 15º Encontro de Terno de Reis, no Largo da Catedral, às 19h, numa promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com apoio da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.
O evento deve reunir 11 grupos folclóricos catarinenses para marcar o encerramento do ciclo natalino na cidade, além de integrantes do grupo Raízes Açorianas. A concentração dos participantes será realizada na sede da Fundação Franklin Cascaes, no Forte Santa Bárbara, de onde seguem até o local das apresentações. Ao final do evento, os integrantes formarão um cortejo, em direção ao presépio em exposição na Praça 15 de Novembro, lembrando a peregrinação dos Reis Magos até o local de nascimento de Jesus Cristo.


Simbologia numérica


A tradição do Terno de Reis está curiosamente associada ao número três, que inspira o nome do folguedo religioso. Formado geralmente por três a seis pessoas, trajadas com roupas coloridas, os grupos são integrados tradicionalmente por cantadores e instrumentistas que improvisam versos e trovas alusivos ao nascimento de Jesus.
Três foram os Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) que seguiram a Estrela Guia até Belém em busca do filho de Deus. Eles levavam três presentes: ouro, incenso e mirra – que simbolizam as três dimensões atribuídas a Jesus Cristo (realeza, divindade e humanidade). A apresentação dos grupos também é realizada em três partes: chegada, anúncio e despedida.
A composição dos Ternos de Reis normalmente abrange um trio: o triplo ou tripa (que canta fino, de falsete), o repentista ou versador (que faz os versos de improviso) e o baixão (cantor solo, que faz a segunda voz). Além disso, três são os instrumentos que se destacam nas cantorias: a viola, a rabeca e o pandeiro. Atualmente, algumas comunidades apresentam-se com grupos maiores, geralmente familiares, agregando às cantorias o acordeon e outros instrumentos musicais.


Folia de fé


Introduzido no Brasil pelos jesuítas e colonizadores portugueses, a Folia de Reis ou Terno de Reis é uma manifestação religiosa que se popularizou nos povoamentos do litoral em comemorações do ciclo natalino. De 23 de dezembro a 6 de janeiro, os grupos visitam as casas, fazem apresentações e recolhem donativos para novenas em homenagem ao Menino Jesus.
Segundo a crença cristã, no Dia de Reis (6 de janeiro), os três Reis Magos, guiados por uma estrela, percorreram um longo caminho até encontrar aquele que consideravam o Messias, a quem ofereceram presentes. Depois da revelação retornaram às tribos para anunciar a descoberta a todas as nações.
Tradicionalmente entre os católicos, a partir da data que é consagrada aos Reis Magos, as famílias já podem desmontar o presépio e retirar a decoração natalina das casas porque está encerrado o tempo da expectativa em torno do nascimento do Salvador, marcado pelo Natal. Inicia-se então o período da devoção, com as datas religiosas e demais festividades que seguem o calendário da Igreja, como a Páscoa e as festas do Divino Espírito Santo.


Participantes·


Terno de Reis do Lili da Rabeca (Pântano do Sul)· Grupo Estrela da Alegria (Saco dos Limões)· Grupo EIRA (Pantanal)· Grupo Família Fielsons (Trindade)· Terno de Reis da Associação do Bairro Itacorubi (Itacorubi)· Grupo Serenata de Natal (Campeche)· Grupo de Terno de Reis do Pântano do Sul (Pântano do Sul)· Grupo Caeira do Ribeirão (Ribeirão da Ilha)· Grupo Amor e União (Ribeirão da Ilha)· Grupo Olaria (Sambaqui)· Grupo de Terno de Reis Família Dias (Blumenau)

Nenhum comentário:

Postar um comentário