sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sacolas oxibiodegradáveis serão distribuídas pelo projeto Praia Limpa em Balneário Camboriú

A 9ª edição do projeto Praia Limpa da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), vai distribuir aos turistas e moradores da cidade 50 mil sacolas oxibiodegradáveis, que não agridem o meio ambiente. As sacolas vão substituir aquelas usadas atualmente. A nova sacola trará impressa mensagens que lembram os pais da importância de usar as pulseiras de identificação em seus filhos, do despejo correto do lixo, da utilização consciente dos chuveiros e lava-pés e do manejo de animais nas areias da praia.
O Praia Limpa, há 32 dias em funcionamento, já entregou 28.192 sacolas para o despejo correto dos resíduos gerados pelos frequentadores da Praia Central, 22.421 pulseiras de identificação de crianças e 272 cinzeiros (micro lixeiras). Além disso, 106 crianças perdidas foram encaminhadas às suas famílias. Segundo o coordenador do projeto, Rogério Kunzler, é de fundamental importância a colaboração dos turistas para a obtenção do êxito no desenvolvimento desse trabalho. “Estes frequentadores da praia otimizam as ações ao aceitar que os monitores coloquem pulseira de identificação nas crianças e ao jogar o lixo no saquinho e bitucas de cigarro nos cinzeiros distribuídos”.
O coordenador lembra que muitos turistas estão trazendo de suas casas recipientes para embalar os resíduos. “A educação ambiental é a base para o desenvolvimento sustentável”, comenta.
O Praia Limpa é um programa de educação ambiental que visa orientar à população quanto ao descarte ecologicamente correto dos resíduos, sobretudo, na orla marítima. Os monitores realizam a distribuição de pulseiras para crianças, onde constam nome, telefone e ponto de referência em que a família está na praia, com o objetivo de garantir a segurança e o conforto de todos. São ao todo 35 profissionais distribuídos por cinco setores e que trabalham das 9h às 14h e das 12h às 17h, todos os dias. O projeto terá duração até 29 de fevereiro.
As tendas de atendimento estão destacadas por cores e localizadas nos seguintes endereços:

- Setor laranja: em frente à Rua 1.401, com atendimento do Pontal Norte até a Rua 1.401.
- Setor azul: em frente ao edifício Victoria Residence, nº 1.440, com atendimento da Rua 1.401
até a Avenida Alvin Bauer.
- Setor branco: em frente à Praça Almirante Tamandaré, com atendimento da Avenida Alvin Bauer até a Rua 2.500.
- Setor amarelo: em frente ao edifício Maria Betânia, nº 3.430, com atendimento da Rua 2.500 até a Rua 3.700.
- Setor verde: em frente ao edifício Joana do Mar, nº 4.090, com atendimento da Rua 3.700 até a
Barra Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário