segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A maior Tirolesa do país será em Ibirama

As obras da maior tirolesa urbana do País estão em fase de conclusão, segundo os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente - SEDEMA: “Diversas etapas foram superadas, inclusive com algumas alterações que se fizeram necessárias para a efetivação do audacioso projeto”. Acompanhe alguns detalhes sobre a implantação deste que será um dos maiores produtos turísticos do Brasil. O passo inicial foi dado no segundo semestre de 2009, com a elaboração de um projeto para a implantação de uma Tirolesa. Objetivando alavancar o setor turístico em toda região e consolidar definitivamente o município de Ibirama como Capital Catarinense do Turismo de Aventura.
Alguns projetos foram visitados pelos profissionais da Prefeitura, porém, todos eram realizados em perímetro rural, nada comparado à grandiosidade da proposta criada para Ibirama. Conforme informou o secretário municipal da SEDEMA: “Quanto a viabilidade de implantação foi solicitado a vinda de um técnico especializado neste tipo de projeto que realizou um levantamento topográfico com relação às cotas de altura do ponto inicial e do ponto de chegada, dando parecer favorável”. O levantamento apresentou compatibilidade, levando em conta a altura da saída e da chegada, bem como a distância de pouco mais de 900 metros. Por outro lado inviabilizado em função das três linhas de energia elétrica que se encontram na Rua 3 de Maio, que deveriam ser retiradas. Aém dos cabos estarem passando muito próximos ao solo do centro da cidade cerca de 40 metros de altura na rua Tiradentes.
No sentido de viabilizar o projeto, sem prejudicar futuros empreendimentos, novo local foi levantado, agora sim com apenas uma linha de energia elétrica como obstáculo, ainda na Rua 3 de maio, ao lado do Prédio do Hansa, passando a extensão para 1000 metros, agora a mais de 60 metros do solo no centro da cidade. Definidos os pontos, e as implicações legais quanto as autorizações e a anuências dos proprietários dos imóveis, por onde os cabos futuramente vão passar, inicio-se a construção do mirante. Com as finalidades de proporcionar uma vista panorâmica fantástica e aumentar o ângulo de saída dos cabos.
Por fim, foram finalizadas nesta semana quarta feira (18) a concretagem das ancoragens, onde fora utilizadas cerca de 28 toneladas de concreto, para dar segurança máxima ao empreendimento, aguardamos agora somente o período de cura do concreto para que os cabos possam ser esticados, ajustados, passando ainda por um período de testes e ajustes até ser definitivamente posto em operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário