Em Santa Catarina, apenas oito cidades foram citadas como destinos indutores, sendo Balneário Camboriú uma delas. O Ministério calcula que cerca de 600 mil turistas estrangeiros e 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo país nos meses da Copa. A cidade, que já recebe cerca de 2 milhões de visitantes durante a temporada já está consolidada no cenário nacional quanto ao turismo. O governo pretende investir em campanhas para promoção dos locais escolhidos e aplicar R$ 151 milhões na iniciativa. A definição do roteiro foi baseada em pesquisas que mostram as preferências e os desejos dos turistas. O estudo foi elaborado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e as secretarias de Turismo dos estados com o objetivo de aumentar o fluxo turístico e a geração de renda e emprego durante a realização do evento. A previsão de conclusão é até o final de 2012.
Na sexta-feira (6), André Bello, coordenador de competições e serviços das equipes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, esteve em Balneário Camboriú, na Federação Catarinense de Futebol (FCF), para ver in loco o pré-projeto apresentado pela cidade para servir como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) no evento. Após a reunião, o coordenador esteve visitando o Estádio Municipal, o campo ao lado da sede da FCF, que será revitalizado caso o município seja aprovado como centro e o Infinity Blue Recanto das Águas, hotel que abrigará uma seleção se a cidade for escolhida.
O pré-projeto está orçado em cerca de R$ 7 milhões e seria construído pelo município em parceria com o Estado e a FCF em uma área de 15 mil m². Estiveram acompanhando André Bello, André Meirinho, diretor administrativo da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC), o superintendente da FMEBC, Sandro Bernardoni, o diretor técnico da FMEBC, Agenor Mello Filho, o prefeito em exercício, Claudio Dalvesco, o engenheiro da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização (Compur) de Balneário Camboriú, responsável pelo projeto, Giovani Constante, o procurador jurídico da FCF, Rodrigo Capella, o vice presidente da FCF Murilo Capella, a assistente de gabinete da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Leila Machado e representantes do Infinity Blue Recanto das Águas.
Na quarta-feira (4), as autoridades também estiveram reunidas com o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, em Florianópolis, onde o representante do Comitê da Copa 2014 conheceu o pré-projeto da cidade. “Todo nosso material foi feito de acordo com o caderno de encargos apresentado pelo comitê”, destacou Sandro Bernardoni. A proposta do município foi inscrita na segunda janela para candidatos a centros de treinamento, aberta nos meses de agosto e setembro de 2011 pelo COL.
A lista final de CTSs será definida no primeiro semestre de 2013. São as próprias delegações que escolherão onde serão concentradas cada uma das 32 seleções participantes e o foco principal da ação será a Europa em razão das identificações culturais e históricas com Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário