terça-feira, 19 de junho de 2012

Prefeitura apresenta novo projeto do Centro de Eventos e Convenções de Balneário Camboriú

Na manhã de ontem, segunda-feira (18) o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, apresentou às autoridades e a comunidade o novo projeto do Centro de Eventos e Pavilhão de Convenções de Balneário Camboriú. Elaborado em parceria com entidades como CDL, Sincomércio, Sinduscon e outras associações e movimentos empresariais, o projeto é arrojado, moderno e atende às necessidades da cidade, região e do estado de Santa Catarina na área de captação de eventos.
O prefeito Edson Piriquito agradeceu a presença de todas as autoridades e representantes da sociedade civil. Discursou sobre os estudos para poder chegar ao resultado do projeto que primou por ser funcional e que tenha capacidade de receber, “no mínimo, 90% do mercado de eventos, feiras e congressos do país”, esclareceu. O prefeito destacou a participação e o comprometimento do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, durante o processo de desenvolvimento do projeto. “Aguardamos agora que seja agendada uma audiência com o governador Raimundo Colombo, quando vamos detalhar e explicar o projeto a ele. Estamos contando com a parceria do Estado para a execução da obra”, afirma o prefeito.

O secretário de Turismo, Isaac Vaz Pires, salienta que Balneário Camboriú “tem uma das melhores localizações – fica próxima aos aeroportos de Navegantes e Florianópolis –, além de ter completa rede hoteleira, de restaurantes e ligação com todo o país e o Mercosul pela BR-101”, explicou. Durante a solenidade, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, agradeceu e elogiou o trabalho da equipe da Prefeitura de Balneário Camboriú e disse que fará o que for necessário para ajudar na concretização desse projeto para construção do centro de eventos. “Além de a cidade ser um dos maiores polos turísticos do Estado, hoje é um dos melhores pontos estratégicos de Santa Catarina para a construção desse equipamento”, afirmou.
Desde 2009, a prefeitura e entidades representativas gestionam, junto ao governo, a necessidade de parceria para tirar a obra do papel. Durante a gestão do ex-secretário de Turismo do município, Carlos Humberto Silva, a Secretaria Estadual comprometeu-se a assumir sua parte no projeto, que seria responsabilizar-se pela construção ou então doar o terreno da antiga Santur ao município, para que o mesmo pudesse construir o novo Centro de Eventos e Convenções. “Depois de conhecermos novas experiências, como o caso do Expocenter Norte e do Transamérica de São Paulo, finalizamos o projeto arquitetônico e iremos apresentá-lo ao governador. Contamos com a aprovação do governo do Estado ao nosso projeto, que é atual e funcional. Nosso desejo e necessidade é que o Estado assuma, de forma firme, o início das obras com data certa. Caso isso não ocorra, temos a alternativa de assumir a construção e fazer a obra no terreno da Emasa, localizado no entorno da antiga Santur”, acrescenta Piriquito, salientando que esta área municipal tem aproximadamente 400 mil metros quadrados.


Histórico do projeto
- Após a audiência pública na Câmara de Vereadores (17.09.2011) ficou nítida a necessidade de um novo projeto, que começou a ser elaborado após uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú, a pedido do prefeito Edson Piriquito, em março de 2011. Ali, foram colhidas as primeiras informações a respeito das necessidades de Balneário Camboriú e Santa Catarina em relação ao centro de eventos, em reunião capitaneada pelo então secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva.

- Após várias conversas com pessoas da cidade e troca de informações, com um projeto pré-elaborado, veio até o município o administrador e consultor Leonardo Vieira, o Pezão que, por ser filho da terra, prestou assessoria gratuitamente à iniciativa. Este encontro ocorreu no sábado anterior ao Dia das Mães, 7 de maio. Pezão veio a Balneário a pedido do prefeito Edson Piriquito e do ex-secretário Carlos Humberto Silva.

- Durante a posse do atual secretário de Turismo, Issac Pires (em 3.5.2012), houve conversas com o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, oportunidade na qual se comentou que o setor têxtil de SC teria demonstrado interesse de que o centro de eventos e o pavilhão de convenções fosse construído em Balneário Camboriú para atender à demanda do setor. Para isso, a criação de um novo projeto se fazia necessária.

- Além disso, houve duas reuniões entre a prefeitura, o setor têxtil e o presidente da Santur, (dias 11.05 e 24.05.2012), culminando com a ida para São Paulo, aonde o grupo de Balneário Camboriú visitou e foi buscar informações junto aos administradores dos centros de eventos Center Norte e Transamérica.

- Na última quarta-feira (13.06.2012) representantes da prefeitura e entidades, bem como o presidente da Santur, Valdir Wanlendowsky, reuniram-se na sede da CDL de Balneário Camboriú para os últimos ajustes do projeto.

- Nesta segunda-feira (18), o projeto do Centro de Eventos foi apresentado para autoridades do Município e Estado, representantes da sociedade civil e comunidade no Hotel Mercure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário