domingo, 17 de junho de 2012

1º Festival de Plattler de São Bento do Sul

A Sociedade Atiradores 23 de Setembro de São Bento do Sul, SC. foi  palco de realização do 1º Festival de Plattler de São Bento do Sul, reuniu sete grupos folclóricos praticantes do Schuhplattler – sapateado masculino de origem celta, praticado em países como Alemanha, Itália e Áustria. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento que contou também com a participação da centenária Banda Treml que presenteou a todos com a execução de belas músicas tradicionais alemãs e animação de um baile de confraternização para encerrar a noite.
Os grupos visitantes foram recepcionados pelo grupo anfitrião no Lar Filadélfia Park Hotel, onde ficaram hospedados, seguindo, em um city-tour pela cidade passando pela Estrada Dona Francisca, onde foi apresentada a história do município e no Centro da cidade em visita aos principais pontos turísticos. O 1º Festival de Plattler foi na Sociedade Atiradores 23 de Setembro, com entrada gratuita a comunidade, onde o público apreciou as danças dos grupos folclóricos Jäger Volkstanzgruppe – São Bento do Sul/SC, Tanzfreunde – São Paulo/SP, Grupo Folclórico Germânico da EEB São Bento – São Bento do Sul/SC, Alte Heimat – Curitiba/PR, Original Einigkeit Tanzgruppe – Curitiba/PR, Trachtenverein Eintracht – Blumenau/SC e Böhmerwald – São Bento do Sul/SC. O ponto alto da noite foi a dança Amboss Plattler executada por aproximadamente 50 dançarinos – homens e meninos – dos grupos folclóricos participantes. “Agradecemos ao público que prestigiou o evento e parabenizamos aos grupos pelas belíssimas apresentações” enalteceu a coordenadora do Jäger Volkstanzgruppe Mônica Malewschik.
Para presidente do Jäger Volkstanzgruppe, Iara Carina Dums Werlich, os objetivos do evento foram alcançados: “Foram momentos muito especiais que oportunizaram a integração e o intercâmbio cultural entre os grupos praticantes de Plattler. Acreditamos que o resultado foi enriquecedor para o público e para os grupos folclóricos participantes”. O evento foi encerrado com a participação dos grupos na celebração religiosa na Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria. Após a Missa, os amigos bávaros do Jäger Volkstanzgruppe presentes no Festival, Hans e Sebastian Gattinger, convidaram os grupos folclóricos a seguir até a Sociedade Atiradores 23 de Setembro para aprenderem um plattler autêntico da Baviera ensinado por eles, convite este que foi prontamente aceito. O 1º Festival de Plattler de São Bento do Sul foi realizado com apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura e das empresas Tuper/SA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário