segunda-feira, 18 de junho de 2012

Suricatas são a nova atração do Zoo de Beto Carrero World

A espécie se popularizou com o personagem Timão, fiel amigo de Pumba no filme infantil "O Rei Leão"

A partir de agora, quem visitar o Zoo do Beto Carrero World vai observar um bichinho um tanto quanto simpático. São as Suricatas que chegaram diretamente de um Zoológico de Temaiken, na Argentina. Três machos e duas fêmeas formam o quinteto destes animais que se popularizaram com o personagem Timão, do filme infantil "O Rei Leão".
Atualmente são os únicos exemplares para reprodução no Brasil. Em Bauru, interior de São Paulo, existem apenas dois machos. De acordo com a Coordenadora do Zoo, Kátia Cassaro, os animais possuem entre três e quatro anos. É uma espécie originária da África e de hábitos insetívoros, explica. "Os principais predadores são as aves, por isso a maioria do tempo ficam olhando para cima e estão sempre escavando túneis para se refugiar", comenta Kátia. Outra característica da espécie é o hábito de andar em grupos e determinar um sentinela para ficar responsável pela segurança de todos.


Espaço reproduz o habitat natural


O recinto tem aproximadamente 24 metros quadrados. Para melhor acolher os novos moradores, foi feito um estudo sobre seu habitat natural e construído de acordo com o clima e local em que vivem. A Gerente de Obras do Beto Carrero World, Claudete Cando, explica que como as suricatas são animais que constantemente escavam túneis na terra, foi necessário fazer um piso de concreto, antes de depositar a terra argilosa. "Desta forma, mesmo que escavem, não há possibilidade de fuga. Também foram criados pequenos túneis através de tubos de concreto para que os animais possam se proteger".
Os elementos utilizados para cobrir parte do recinto foram pedras e muito capim, planta comuns em terras mais áridas. O teto foi revestido com telha de fibra de vidro translúcida, facilitando assim a entrada de luz natural no recinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário