quarta-feira, 6 de junho de 2012

DICAS DE TURISMO

* Airson Soares da Rosa Catedral da Educação

A cidade de Criciúma (SC) está recebendo da Municipalidade uma importante obra cultural. Trata-se do Complexo Educacional Nereu Guidi, mas já batizada como a “Catedral da Educação” que abrigará mais de 700 alunos e está sendo edificada no Centro da Cidade. A Secretária do Sistema de Educação, Olnete Regina Bez Fontana, adianta que a primeira etapa do Complexo, que iniciou em junho de 2011, tem sua conclusão prevista para o mês de dezembro de 2012, com uma área de 6.769.56 metros quadrados, orçada em torno de R$ 6,5 milhões de Reais.
Os alunos serão divididos entre um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) e a Escola de Ensino Fundamental. “Teremos vagas para alunos de quatro e cinco anos, que serão atendidos entre quatro salas de aula, e as turmas do primeiro ao nono ano serão separados entre as 22 salas de aula com capacidade para 25 alunos cada”, relata a secretária. O prédio será dividido em quatro pavimentos e a novidade na região Sul é que no quarto andar será construída uma moderna quadra coberta poliesportiva. Também o projeto contempla setor administrativo, cozinha, refeitório, escadas, rampas de acessibilidade, parque infantil e no subsolo haverá garagem com capacidade para 56 veículos. Os primeiros alunos serão recebidos a partir do mês de fevereiro de 2013, segundo Olnete. O Exmo Sr. Prefeito Municipal Clésio Salvaro também acenou positivamente com as duas academias : a Criciumense de Letras e a Criciumense de Filosofia, ambas de Utilidade Pública Municipal e Estadual , para utilizarem as dependências do complexo, com salas exclusivas para a guarda de seus acervos e reuniões. Seus acadêmicos marcaram presença no ato de lançamento do Complexo (ver fotos). O vice-prefeito Márcio Búrigo registrou a importância desta obra para a comunidade criciumense.
A imprensa presente em grande número registrou a presença da família (dona Clarice, Rafael (filho), Carolina e Ana Rosa (filhas) do saudoso homenageado e conceituado empresário criciumense Dr. Nereu Guidi, que além de brilhante advogado foi professor, vereador, Procurador do Município, Secretário Estadual de Educação, Deputado Federal, pessoa muito querida e admirada em Criciúma e em Santa Catarina. Realmente um homem digno lembrado para esta homenagem, emprestando o seu nome a este complexo e honrando assim, também, o Turismo Estudantil.
Dona Clarice Guidi: Lembrar o nome do Nereu para nós é uma satisfação. Agradecemos ao Prefeito e as todos que estão batalhando por este projeto, pois só de saber que o nome de meu esposo está nesta obra já é um presente”.
Carolina(filha) completou: “Fomos pegos de surpresa, principalmente porque escolheram algo na área da educação para colocar o nome do pai, que também já foi um professor e fez muito pela educação”. Ressalva Carolina (ver fotos). Parabéns a todos!

PIT STOP

* A empresa aérea TRIP foi adquirida pela AZUL, que está atrás apenas da TAM e da GOL no mercado aéreo brasileiro. Para alegria dos funcionários, as duas empresas afirmam que não haverá demissões. O Presidente-executivo da Trip José Mário Caprioli assegurou o contrário. Que a nova companhia aérea “busca novos talentos”. Para a cidade de Criciúma e a região Sul de Santa Catarina, que vem utilizando os serviços da Trip, agora vê a possibilidade de aeronaves maiores passarem pelo Aeroporto Diomicio Freitas de Forquilhinha (SC). A AZUL TRIP S/A contará inicialmente com 112 aeronaves, 837 vôos diários, 316 rotas e 96 cidades atendidas. A holding será presidida por David Neeleman, presidente da Azul, e começará as atividades com 8,7 mil colaboradores. Segundo Charles Pinheiro (foto), Coordenador do Transportes de Cargas da Trip em Santa Catarina e Rio Grande do Sul,o faturamento estimado para 2012 chega a casa dos R$ 4 bilhões de Reais.

* O Professor Carlos Ferreira (Minas Gerais) é o responsável pelo sucesso do evento “CAFÉ CONCERTO” da Fundação Cultural de Criciúma, que neste último dia 31 de maio, na sede da FCC, recebeu os convidados em sua 60ª edição. Parabéns! Tá dando certo, “uái “...!

*Ainda rendendo elogios na Região Sul de Santa Catarina a exposição de fotos produzidas e montadas pelo empresário e fotógrafo Domício Filho sobre a peça “Paixão de Cristo”, com atores locais do Grupo Teatral Renato Ronchi, de Meleiro (SC), fortalecendo assim o Turismo Religioso. Contatos pelo site www.facebook.com/somariva. Parabéns amigos!

* EVENTOS DO MAR que chamam atenção em nossa região: no Município de Arroio do Silva (SC) a Festa do Peixe, já com 21 edições realizadas, e a Festa da Tainha no novo Município Balneário do Rincão (SC), em sua 18º edição. Todas com atrações e grande público. Continuem!
* No Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), no balcão da TAM, é visível o despreparo de algumas atendentes no “check-in”. Agora deram para não encontrar as reservas PAGAS ANTECIPADAMENTE para menor, quando de seu retorno, e em emitem bilhetes aéreos onde a tarjeta preta não são lidas pela máquina no embarque. Pode? Fiquem de olho, pois até agentes de viagens, operadoras e bacharéis de Turismo estão sendo prejudicados. Neste último dia 29 de maio, vi o transtorno e a correria dos passageiros e a atendente da TAM pelo saguão (uns 50 metros) foi lamentável vendo a cena da mãe nervosa, com o garotinho no colo (de um ano de idade) assustado, que chorava muito e o pai correndo atrás da solução de um lado para outro, e a aeronave no solo. Este Consultor presenciou tudo (das 6h30 às 9h10). Tentei intermediar, mas a “moça” da TAM disse para procurar uma agência. Um absurdo, pois o problema era da TAM. Os conceituados agentes de viagens (operadores da própria TAM) ainda com material promocional (pagaram excesso de bagagens) decepcionados com a insensibilidade do guarda e da agente da Tam, (nervosos) acabaram embarcando para a Bahia, após a discussão da funcionária da Tam e o guarda da sala de embarque (no tumulto ouvimos isso: “Deixa eles embarcarem que a tarjeta é assim mesmo”) . Poxa vida! Como fica a imagem do nosso turismo receptivo? A SANTUR, ABIH, ABAV e a ABRAJET precisam saber disso, além da representação da TAM. Afinal, que Turismo profissional é este? Onde está o treinamento DESSE PESSOAL para a Copa do Mundo? E o lazer e alegria dos turistas, como ficam? Claro que a ZERO! DÁ-LHE FLORIPA!
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://nossojornalsc.blogspot.com
http://turismoedestinos.blogspot.com
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário