sábado, 30 de junho de 2012

Comunidade escolhe ave-símbolo de Pomerode

Pica-pau-do-campo, Periquito-verde, Tico-tico e Coruja-de-igreja são as quatro espécies pré-candidatas ao título de Ave-símbolo de Pomerode. Agora, o nome da representante oficial da cidade mais alemã do Brasil será decidido com a ajuda do voto popular. Em diferentes pontos do município, como escolas e postos saúde, serão distribuídas urnas, onde a comunidade poderá contribuir com sua a opinião. Também será possível votar pela internet, pelo site do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (www.coave.org.br).
A eleição é uma iniciativa parceira entre o Coave e a Prefeitura Municipal de Pomerode. A promoção se coloca em prol da conscientização e conservação de recursos e belezas naturais da região. Até o momento, oito aves-símbolos já foram eleitas pela população das cidades do Vale Europeu. A exemplo, em Timbó, o símbolo é o Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), enquanto em Blumenau a ave escolhida foi a Aracuã (Ortalis guttata).
Veja mais sobre as candidatas à Ave-símbolo de Pomerode:
Periquito-verde (Brotogeris tirica): também chamado Periquito-rico, é visto freqüentemente em bandos. Habita florestas, áreas abertas, parques e jardins. Costuma acordar bem cedo fazendo muito barulho, o que torna ainda mais fácil o seu reconhecimento. O seu tamanho médio é de 24,5 cm, sendo suas partes inferiores e laterais da cabeça, peito e abdômen, de cor verde com tons amarelados. Ao que sabe, é uma espécie que vive em casais, que permanecem unidos por toda a vida. Gostam de comer frutas, insetos e coquinhos de todos os tipos. Utilizam o bico como um terceiro pé: usa as patas para segurar a comida, levando-a a boca.
Pica-pau-do-campo (Colaptes campestris): espécie grande (32 cm), é terrícola e inconfundível pelo formato colorido. Apresenta os lados da cabeça e do pescoço amarelos, assim como o peito. Vive em pequenos bandos em regiões campestres, no alto das serras, e na caatinga. Vive em casais e, às vezes em pequenos grupos, que procuram por alimento, principalmente formigas e cupins, no solo entre pedras e até sobre o piso de estradas.
 
Coruja-da-igreja (Tyto alba): inconfundível pela estatura delgada e pelo colorido bem claro, apresenta o lado inferior branco, assim como a face. Tem em média 37 cm. Notívaga, dorme de dia, às vezes em palmeiras. Adaptou-se rapidamente às edificações. Costuma fazer seus ninhos em sótãos de casas velhas, forros e torres de igrejas, pombais e grutas. Carnívora, alimenta-se de pequenos vertebrados: roedores, marsupiais, morcegos, anfíbios, répteis e pequenas aves.
 
Tico-tico (Zonotrichia capensis): o pequeno topete, o desenho estriado da cabeça e o colar ferrugíneo são característicos da espécie, que costuma não ter mais que 15 cm. É visto em paisagens abertas, plantações, jardins, pátios e coberturas ajardinadas de edifícios. Vive em casais isolados, sendo que o macho ataca tico-ticos vizinhos que invadam seu território. Alimenta-se de sementes, brotos, frutas e pequenos insetos, como besouros, formigas, grilos e cupins. Entre os traços interessantes do seu comportamento, figura a técnica de procurar alimento revirando o solo por meio de pequenos pulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário