O Festival é promovido pela De Angeli Feiras, com o apoio do Governo do Estado. As ações e atrações turísticas do Paraná estão expostas no estande da Secretaria do Turismo. De acordo com o secretário Faisal Saleh, a cada ano o Festival oportuniza a integração, o conhecimento e a troca de experiências e informações sobre o que o Paraná tem a oferecer, tanto no ambiente público como no privado. Para Saleh, o evento está sintonizado com a visão estratégica que a secretaria vem imprimindo à sua atuação, e da qual fazem parte projetos como o Pacto Paraná Pelo Turismo, o Turismo Regionaliza, a Cultura da Viagem, o Turismo na Copa FIFA 2014, o Turismo é um Bom Negócio, o Turismo Legal, o Paraná Marca, o Paranatureza, o Prodetur, o Navega Paraná e o Turismo de Fronteira. Na abertura, Saleh, a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira e representantes do turismo de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul lançaram a marca da Comissão de Turismo do Codesul – Turismo Brasil (CTBS). A proposta de criação da marca surgiu durante o Festival de Turismo em 2011, quando foi assinada uma carta de intenção.
O ministro Gastão Vieira disse que, assim como a Rio + 20, o Festival projete o País no exterior. “É o Brasil trazendo para si olhares do mundo todo”afirmou.
Para o
diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o turismo em Foz vive uma fase
de desenvolvimento e o festival confirma a importância das parcerias para o
fortalecimento do turismo. “Queremos o turismo nacional no lugar que ele merece
como um dos melhores do mundo”, disse Samek. Segundo o coordenador geral
do evento, Paulo Angeli, a feira é a segunda maior do segmento no Sul, perdendo
apenas da de Gramado, no Rio Grande do Sul. “Organizamos um grande evento para
divulgar todo o potencial turístico da nossa região e do nosso Estado”, disse.
Participaram também do encontro o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o presidente do Sebrae, Orestes Rotz; o presidente da Fenactur, Michel Tuma Ness; o presidente da Fecomércio, Darci Piana; o diretor presidente da Paraná Turismo, Marco Venicio Alves Meyer; o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gozalez; o presidente da Abave, Antonio Azevedo; e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz, Jaime Nelson Nascimento.
Participaram também do encontro o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o presidente do Sebrae, Orestes Rotz; o presidente da Fenactur, Michel Tuma Ness; o presidente da Fecomércio, Darci Piana; o diretor presidente da Paraná Turismo, Marco Venicio Alves Meyer; o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gozalez; o presidente da Abave, Antonio Azevedo; e o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz, Jaime Nelson Nascimento.
FEIRA DE TURISMO - O secretário Faisal Saleh participou no início da
tarde desta quinta-feira (14) da abertura da Feira de Turismo e Negócios (FIT
Cataratas). O corte da fita inaugural foi acompanhado por autoridades do turismo
nacional, que em seguida circularam pelos 142 estandes dispostos num espaço de
2000 metros quadrados.
A novidade dessa atração é a participação de destinos turísticos de todo o Brasil e de outros países como Paraguai, Argentina, Uruguai e Peru, além de companhias aéreas, agências de viagens e estabelecimentos da área hoteleira. Outra atração desta edição são os 11 estandes da Feira Internacional de Turismo de Compras do Iguassu (FeTurCom). O lançamento aconteceu ocorreu durante uma coletiva de imprensa, com a presença de representantes do turismo local, e também do comércio de Ciudad del Este, no Paraguai. Participaram da coletiva a presidente-executiva do Instituto Polo Internacional Iguassu, Fernanda Fedrigo; o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez; e o empresário, dono da loja Monalisa, Hammoud Sharif.
Para o secretário Faisal Saleh, é inevitável hoje se pensar em turismo, sem relacionar a compras. “O turismo de compra está para o turismo, assim como a própria concepção da palavra humana. Não existe pessoa no mundo hoje, que não viaje sem querer trazer uma lembrança do local onde visitou”, destacou. Paralelamente à feira, a Mostra de Turismo Sustentável do Iguassu também foi aberta, trazendo ao público projetos, ações e produtos como mel, peças de artesanato, alimentos em conserva, biscoitos e itens da agricultura orgânica.
A novidade dessa atração é a participação de destinos turísticos de todo o Brasil e de outros países como Paraguai, Argentina, Uruguai e Peru, além de companhias aéreas, agências de viagens e estabelecimentos da área hoteleira. Outra atração desta edição são os 11 estandes da Feira Internacional de Turismo de Compras do Iguassu (FeTurCom). O lançamento aconteceu ocorreu durante uma coletiva de imprensa, com a presença de representantes do turismo local, e também do comércio de Ciudad del Este, no Paraguai. Participaram da coletiva a presidente-executiva do Instituto Polo Internacional Iguassu, Fernanda Fedrigo; o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez; e o empresário, dono da loja Monalisa, Hammoud Sharif.
Para o secretário Faisal Saleh, é inevitável hoje se pensar em turismo, sem relacionar a compras. “O turismo de compra está para o turismo, assim como a própria concepção da palavra humana. Não existe pessoa no mundo hoje, que não viaje sem querer trazer uma lembrança do local onde visitou”, destacou. Paralelamente à feira, a Mostra de Turismo Sustentável do Iguassu também foi aberta, trazendo ao público projetos, ações e produtos como mel, peças de artesanato, alimentos em conserva, biscoitos e itens da agricultura orgânica.
A primeira discussão do dia foi sobre “Como os blogs estão mudando o mercado do turismo nacional e internacional”. Em seguida, a mesa inicial da EIBITUR apresentou os cases dos blogueiros Cinthia Ferreira (@makeupateller), Keith Jenkins (@velvetescape), Melvin (@traveldudes) e Guto Rocha (@GutoRocha).
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