segunda-feira, 11 de junho de 2012

Festitália de Blumenau quer reunir mais de 30 mil pessoas este ano

A maior festa italiana de Santa Catarina quer bater recorde de público este ano
Diretamente da Itália, Luciano Bruno e Mafalda Minnozzi participam da Festitália, de Blumenau, este ano. A programação diária contempla culinária, música, dança e cantos típicos da cultura italiana. A carta de vinhos recebe os produtos da tradicional Vinícola San Michele, de Rodeio, e da Decanter Vinhos Finos, com vinhos importados e nacionais. A San Michele traz para a festa o vinho tinto seco fino comemorativo aos 20 anos da vinícola e feito com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Sangiovese, combinação típica da região de Toscana, na Itália.

Sabores para celebrar com a família
Um dos ícones da cultura italiana, a gastronomia é um dos pontos altos da Festitália. Pratos ricos em aromas tradicionais vão garantir o festival culinário italiano. O Restaurante Caminetto (foto), de Rodeio, é responsável por produzir o macarrão e a lasanha servidos na festa. Somente de macarrão, o restaurante prepara uma tonelada de massa grano duro. A Padaria Pão e Vinho será responsável pela mesa de antipasti. "A Festitália se diferencia por ser uma festa voltada para a família. Não queremos perder essa marca", resume o presidente do Lira Circolo Italiano di Blumenau, Américo Odorizzi.
Os italianos fizeram história na região e deixaram muitas marcas na vida local. A identidade cultural está presente em diferentes aspectos cotidianos. Para Odorizzi, as principais heranças deixadas pelos colonizadores italianos são alegria, garra, o bom paladar e a forte religiosidade.

Sobre a Festa
 
O Circolo Italiano di Blumenau foi fundado em 1989, com a intenção de promover o congraçamento dos descendentes italianos, além de resgatar a música, culinária, costumes, língua e tradições folclóricas trazidas pelos colonizadores. Em 1994 nasceu a Festitália. Ano passado a festa reuniu mais de 28 mil pessoas nos dez dias.

Serviço:

19ª Festitália
De 13 a 22 de julho, no Setor 2 do Parque Vila Germânica
A partir das 19h30. Domingos a partir das 10h30
 
Ingressos:
De segunda a quinta: R$ 10,00
Sexta-feira e sábado: R$ 15,00
Domingo: entrada franca
Obs: Meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos.

Mais informações:

Américo Odorizzi, presidente do Lira Circolo Italiano di Blumenau
Magali Moser, assessora de imprensa da 19ª Festitália

Nenhum comentário:

Postar um comentário