quinta-feira, 14 de junho de 2012

Investimentos na cidade resultam em mais um título para Balneário Camboriú

Nesta quarta-feira (13), durante o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçú, Balneário Camboriú recebeu o troféu de Maior Evolução Geral (não capitais) no Índice de Competitividade do Turismo Nacional – 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. O evento aconteceu no Rafain Palace Hotel & Convention Center e reuniu representantes do turismo nacional.
O estudo, que é realizado anualmente desde 2007, serve para medir a competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional e fornece um diagnóstico do setor, possibilitando intervenção planejada nos destinos prioritários para as atividades do turismo nacional. O levantamento é uma fonte de informações sobre 13 dimensões, entre elas: infraestrutura, acesso, serviços e equipamentos, marketing e sustentabilidade.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Isaac Pires, que recebeu o troféu na ocasião representando o prefeito Edson Piriquito, demonstrou imensa satisfação pelo prêmio. “Se o estudo mede 13 dimensões e Balneário Camboriú ganhou o prêmio de maior evolução-geral significa que nós estamos no caminho certo, que estamos evoluindo igualmente em todos estes aspectos. Estamos trabalhando para isto, fazer parte dos 65 Destinos Indutores e receber um prêmio como este é reflexo do trabalho intenso que estamos realizando diariamente em nossa cidade”.O Ministro de Estado do Turismo, Gastão Dias Vieira, evidencia que o objetivo do Relatório Brasil não é apenas formatar um quadro comparativo entre os municípios, mas sim demonstrar a singular capacidade de superar-se.
Em seu discurso na abertura do Festival das Cataratas, o ministro evidenciou que o Brasil vem colecionando vitórias através do turismo, e prova disto é que estamos recebendo cada vez mais eventos de renome. Gastão Vieira garantiu que, diferente do que muitos falam, tudo ocorrerá como o devido para Copa do Mundo de 2014. O ministro ressaltou também a importância do turismo sustentável. “Somos um país que cresce, mas que preocupa-se em incluir e preservar o meio-ambiente”. A cidade de São Joaquim (foto à esquerda) também foi premiada como Atrativos Turísticos:em não capitais.

Resultados do Índice de Competitividade do Turismo (2011):

Capitais

Infraestrutura: Maceió/AL
Acesso: Maceió/AL
Serviços e Equipamentos Turísticos: Aracajú/SE
Atrativos Turísticos: Cuiabá/MT
Marketing e Promoção do Destino: São Luiz/MA
Políticas Públicas: Rio Branco/AC
Cooperação Regional: Porto Alegre/RS
Monitoramento: Porto Alegre/RS
Economia Local: Rio de Janeiro/RJ
Capacidade Empresarial: Porto Velho/RO
Aspectos Sociais: Campo Grande/MS
Aspectos Ambientais: Vitória/ES
Aspectos Culturais: Goiânia/GO

Não Capitais

Acesso: Maragogi/AL
Serviços e Equipamentos Turísticos: Ipojuca/PE
Atrativos Turísticos: São Joaquim/SC
Marketing e Promoção do Destino: Santarém/PA
Políticas Públicas: Jijoca de Jericoacoara/CE
Cooperação Regional: Santarém/PA
Monitoramento: Santarém/PA
Economia Local: Mateiros/TO
Capacidade Empresarial: Tiradentes/MG
Aspectos Sociais: São Raimundo Nonato (PI)
Aspectos Ambientais: Barcelos/AM
Aspectos Culturais: Alto Paraíso/GO

Destino com maior evolução geral não capital: Balneário Camboriú/SC
Destino com maior evolução geral capital: Porto Velho/RO

Maior nota não capital: Foz do Iguaçu/PR
Maior nota capital: São Paulo (SP) e Recife (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário