sexta-feira, 15 de junho de 2012

DICAS DE TURISMO

* Airson Soares da Rosa

O operário e o Padre

A história da criação do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Criciúma e Região - Sinmetal pode ser caracterizado por um tipo de Turismo Político. Guerra fria, ideologias, política, igreja e a luta pelos direitos sociais. O sindicalismo no Sul de Santa Catarina, Brasil, de 1962 a 1965. Num ambiente marcado pelo ativismo sindical, um jovem padre alia-se a um metalúrgico. Juntos fazem nascer uma das entidades sindicais mais atuantes do Sul do Estado de Santa Catarina/Brasil.
O metalúrgico Raul Clemente Pereira e o padre Helio José Simas são os personagens lembrados neste livro escrito com o título “O operário e o Padre”, que o destino quis que o filho do saudoso metalúrgico Raul, o doutor Sebastião Tavares Pereira, no dia 25 de maio de 2012, viesse lançá-lo em Criciúma (SC), justamente durante as festividades dos 50 anos de fundação deste conceituado sindicato.
O autor , é doutorando em Direito pela Universidade de Buenos Aires - UBA, mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí/SC, especialista em Direito Processual Cível,Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Advogado, Juiz do Trabalho aposentado, analista de sistemas e diretor da Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região. Nós, que junto com os saudosos Dr. Jairo Frank e a Professora Nelma Alegre, Dra. Isolete Pereira (que reside em Buenos Aires) e o Dr. João Gualberto de Souza, em Florianópolis, e Dilma Tramontin, além de outros colegas que passaram pelo querido “Colégio do Ar do seu Raul”, emocionados agradecemos a iniciativa do Dr, Sebastião pela citação. Parabéns! Contatos com o escritor (stavarespereira@gmail.com.br/ isoletepereira@fibertel.com.ar). Ver fotos do lançamento.

PIT STOP

*Para Julio Cesar Vicente, Presidente da Associação de Guias da APA da Baleia Franca e conceituado Guia de Turismo de Santa Catarina, a Festa do Pinhão com temperaturas baixas, precipitação de neve e fortes geadas, atrai milhares de turistas de todas as partes do Brasil e até do exterior. Com isso, os municípios da serra e planalto catarinense comemoram com taxa de ocupação de 100%. Frio também é sinal de grandes arrastões de tainha no litoral catarinense e da chegada das baleias Franca, era o momento para o Estado e a Capital da Baleia Franca (Imbituba-SC), estarem divulgando nosso monumento estadual, a Baleia Franca. Dessa forma teríamos um “marketing” atraindo uma boa gama dessa demanda para a APA da Baleia Franca fechando um circuito de turismo integrado (Serra/Baleia e Parque Temático Beto Carrero). Por pesquisas, sabe-se que grande parte do fluxo turístico que vem para a serra catarinense e gaúcha, ao retornarem as suas origens, visitam o Beto Carrero. Complementa Julio - esse marketing deve ser analisado e planejado com carinho, alavancando o desenvolvimento do turismo na baixa temporada.
Caro Julio, você está certo. Temos lutado e informado a respeito desta nossa potencialidade e vamos continuar. Mas, na verdade, está faltando um trabalho em conjunto, principalmente do órgão oficial de Turismo do Estado de Santa Catarina, a Santur, que deve incentivar e apoiar as demais forças da região. Para ilustrar essas dicas, fotos de turistas no Farol de Santa Marta preparando as Tainhas.

*A procissão de Corpus Christi no Brasil continua lembrada pelos católicos jovens. Em Criciúma (SC), com a baixa temperaturas de zero a dez graus), na quinta- feira Santa, foram feitos os tapetes tradicionais” (fotos) para a passagem dos religiosos nas principais ruas até a Catedral São José.

*No Turismo Rural com várias opções de lazer, a gastronomia italiana aos domingos vale a pena ser conhecida neste período de frio e depois no Verão com suas piscinas ao ar livre. Confira clicando o site www.restaurantematias.com.br. Contatos (48) 3657- 0887/9995-5909.

*O Mundo Turístico do Brasil lamentou a perda da conceituada jornalista presidente da Abrajet e Embaixadora do Turismo do Estado de Sergipe Silvinha de Oliveira, que lutava contra um câncer. Fique com Deus, colega!

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://nossojornalsc.blogspot.com
http://turismoedestinos.blogspot.com
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário