sábado, 17 de março de 2012

Piratuba apresenta espetáculo sobre a Guerra do Contestado

Grupo Acquadança esteve em Blumenau

O espetáculo “Heróis do Contestado”, da coreógrafa Nádia Zolet, mostra em uma hora, através da dança, teatro e vídeo, o conflito armado de Santa Catarina que marcou seu capítulo na história do Brasil. O projeto, que conta com a participação do grupo Acquadança de Piratuba, tem a intenção de valorizar e difundir os marcos e personagens desta história que completa 100 anos em 2012, além de fortalecer a cultura regional.
O espetáculo deve ser levado para várias cidades do Estado. O primeiro convite partiu de Blumenau, que lotou o Teatro Carlos Gomes nos dois dias de apresentação. “A ideia é apresentar para nossos professores esta história, mostrar e divulgar os fatos desta guerra, para que uma nova identidade de SC seja conhecida na nossa região, nossa cultura não é apenas de tradição alemã, temos que criar esse olhar”, comenta o secretário de Educação de Blumenau, Osmar Matiola.
As apresentações foram realizadas no início da semana, nos dias 12 e 13 deste mês. De acordo com Matiola, mais de duas mil pessoas assistiram. “Levamos 1.600 professores e mais de 400 alunos para o show e foi excelente, um espetáculo leve, porém com muitos detalhes que ilustram muito bem a história. Piratuba está de parabéns por apostar e levar este projeto para o Estado”,
elogia o secretário. O “Heróis do Contestado” existe desde 2005 e já foi mostrado em diversos
municípios com o apoio do Governo do Estado. Agora foi reeditado para contemplar os 100 anos da Guerra. Piratuba, através da Fundação de Cultura e do grupo Acquadança, estão inseridos
no projeto.“Este projeto nos dá a oportunidade de protagonizar esta história que completa 100 anos e é um marco em Santa Catarina e no Brasil. Além disso, é o nosso grupo levando o nome de Piratuba para fora”, destaca a diretora de Cultura do município, Solange Hachmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário