quarta-feira, 7 de março de 2012

Procissão do Senhor dos Passos acontece nos dias 24 e 25 de março em Florianópolis

Evento, que é símbolo de fé e história desde 1764 em Florianópolis, é a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina

Acontece nos dias 24 e 25 de março a 246ª Procissão do Senhor dos Passos de 20112 em Florianópolis, que deverá reunir mais de 35 mil fiéis de todo o estado. Este ano a Procissão integra o calendário de festividades do aniversário de Florianópolis. Na mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, quatro momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos na quinta-feira que antecede a Procissão; a Procissão do Carregador, que é realizada no sábado de manhã, quando membros da irmandade e populares transportam até a Catedral os utensílios que serão utilizados à noite, sábado a noite a Procissão da transladação das Imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores e no domingo a tarde a Procissão propriamente dita que consagra o final dos festejos.
“A Procissão do Senhor dos Passos é o maior evento religioso de Florianópolis, todos os anos atrai fiéis do sul do país, é um evento que dispensa apresentações. A Prefeitura está engajada e atuando juntamente com a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos para que este seja um grande evento, além de suas peculiaridades, este ano integra o calendário de festividades relativo ao aniversário de Florianópolis”, cometa o prefeito Dário Berger.
Os jovens serão novamente resgatados para participar da Procissão do Senhor dos Passos com a ala Jovem na Procissão, que sob coordenação de alguns grupos de jovens, utilizarão camisetas, com as cores da Irmandade e com dizeres religiosos, destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações. “Este ano teremos algumas mudanças na Procissão, não teremos a tradicional decoração das ruas com os arcos nas cores da Irmandade, roxo e dourado, e portanto, estamos realizando em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis um trabalho para sensibilizar os comerciantes a decorarem suas fachadas”, comenta Ronaldo
Koerich, Coordenador da Procissão do Senhor dos Passos 2012. “Além disso, a Prefeitura nos garantiu apoio no sentido da limpeza e manutenção do trajeto realizado pelo cortejo, e também trabalho junto aos moradores, taxistas e trabalhadores da região no sentido de liberar as ruas, evitando transtornos e contratempos”, completa Koerich.
Uma das novidades da Procissão deste ano será apresentada ao público na tarde de domingo. Um coral composto por 100 vozes, regido pela maestrina Najla Elisangela dos Santos, comandará os cantos em frente à Catedral Metropolitana. Além disso, a Comcap acompanhará todo o evento, a exemplo do que já foi realizado no Carnaval, realizando a limpeza simultaneamente. O Deputado Federal licenciado e Secretário Municipal de Governo Gean Loureiro reafirmou o compromisso da prefeitura com a Irmandade. “Todos os carros que estiverem estacionados em locais proibidos e atrapalhando o caminho do cortejo serão guinchados, e esse procedimento já terá início na sexta-feira”, comenta.

COMODIDADE E SOUVENIRS

A organização da Procissão do Senhor dos Passos irá disponibilizar 15 banheiros químicos no decorrer do trajeto, todo o percurso terá sonorização e ambulâncias estarão de plantão caso ocorram emergências. A Irmandade já está comercializando suvenires. São suportes para a vela,
medalhinhas, fita do Senhor dos Passos, camisetas, réplicas do Senhor dos Passos em dois tamanhos e as novidades deste ano, canetas e canecas estilizadas. Todos os produtos estão sendo vendidos na Capela Menino Deus, no Hospital de Caridade.

A IMAGEM

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. Vestida com túnica de tecido roxo decorado com bordados dourados, que deixa ver os pés. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os cabelos longos verdadeiros. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.
A população pode conferir em 14 igrejas da Capital imagens fiéis a original do Senhor dos Passos, que podem ser apreciadas na Ilha e parte continental da cidade. As réplicas produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção, estão expostas nas igrejas da Prainha, Santo Antônio, Agronômica, Saco dos Limões, Trindade, Monte Verde, Canasvieiras, Ingleses, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Capoeiras, Coqueiros e na Catedral (centro). O objetivo é que além do período tradicional de celebração que acontece todos os anos na Quaresma, quando a imagem do Senhor dos Passos sai às ruas, curiosos e devotos de todas as idades possam apreciar a imagem em qualquer dia do ano e em demais lugares.

HISTÓRIA

Há 246 anos a Procissão do Senhor dos Passos ganha as ruas do centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino ao Rio Grande do Sul, ter atracado em Santa Catarina trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004 e já corre o processo para que seja tombada como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário