quinta-feira, 15 de março de 2012

Florianópolis sedia a partir de hoje Bienal de Dança

Evento promovido pela Fundação Franklin Cascaes reúne cerca de 150 bailarinos de quatro estados em apresentações gratuitas.
Cerca de 150 bailarinos de 14 grupos de dança de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro participam da primeira Bienal de Dança de Florianópolis, promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A abertura do evento acontece nesta quinta-feira (15), às 20h30, no Teatro Governador Pedro Ivo com a apresentação dos grupos catarinenses Dearaque Cia. De Experimentos Artísticos, trazendo o espetáculo ‘Ruínas’, seguido da Cia Jovem Ballet do Bolshoi com a coreografia “Se eu te contasse meu segredo?”, às 21h, e do grupo H2S Company, encerrando a noite com “Eu danço bleique”. As apresentações prosseguem até domingo em quatro teatros da cidade, com entrada franca.
A Bienal de Dança de Florianópolis tem por objetivo valorizar e difundir o trabalho das companhias, grupos, bailarinos, profissionais ou não de dança, enfatizando a diversidade de linguagens e perspectivas de criação e pesquisa na produção. A programação é composta por espetáculos inéditos, em processo de criação, finalizados até a data de apresentação ou que estejam em circulação. Além do Teatro Pedro Ivo, haverá espetáculos nos teatros Álvaro de Carvalho e UBRO, no Centro, e Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição.
Paralelamente às apresentações artísticas, a programação da Bienal traz na sexta-feira (16), uma palestra com Fabiano Carneiro, coordenador da área de Dança da Funarte, que vai falar sobre as políticas do Governo Federal para o setor. O encontro cultural está previsto para o Teatro da UBRO, às 18h, também com entrada franca. Participam da Bienal 2012 grupos de dança de Florianópolis, Joinville, Rio de Janeiro, Curitiba, Caxias do Sul, Balneário Camboriu e Garopaba. A seleção ficou por conta de uma comissão formada por profissionais de reconhecida experiência na área da dança, Chames Maria Gariba, Chefe do Departamento de Dança da FCFFC e coordenadora técnica da Bienal, Ana Beatriz Mattar, professora e coreógrafa, Eugênio Jannuzzi, bailarino, coreógrafo e professor, Ligia Maria Martins, representante da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina. Dos 30 espetáculos inscritos, 13 foram selecionados.
Serviço: O Quê: Bienal de Dança de Florianópolis
Quando: de 15 a 18 de março
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Teatro Álvaro de Carvalho
Teatro da UBRO
Casa das Máquinas
Quanto: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário