segunda-feira, 26 de março de 2012

DICAS DE TURISMO

A Paixão de Cristo 2012

* Airson Soares da Rosa

O Estado de Pernambuco recebe de 28 de março a dois de abril de 2012 os jornalistas especializados em Turismo do Brasil com extensa programação do encontro coordenado por Luiz Felipe Moura, Diretor da Região Nordeste da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, visando estreitar os laços em nível profissional com os “conselheiros’ da Abrajet Nacional, liderada pelo presidente Hélcio Estrella (SP), cuja reunião acontecerá dia 30 às nove horas, com palestra de Alberto Feitosa, Secretário Estadual de Turismo, assessorado pela competente jornalista Sabrina Albuquerque, da Setur.
O espetáculo “PAIXÃO DE CRISTO”, considerado o maior teatro do mundo ao ar livre, acontece no agreste pernambucano há 44 anos , na cidade de Brejo da Madre de Deus, distante a 180 km de Recife (PE). Foi criado por Plínio Pacheco, com quem estive em 1985 e o conheci em Nova Jerusalém. O espetáculo é encenado em nove palcos platéia, por 550 atores e figurantes, todos os movimentos são acompanhados por uma multidão, desde o Sermão da Montanha até a crucificação, ressurreição e ascensão ao céu de Jesus. Efeitos especiais, emocionam por duas horas e meia durante as cenas. As apresentações acontecem entre 30 de março até sete de abril. Mais de três milhões de pessoas já estiveram presentes até 2011 na cidade teatro (réplica de Jerusalém) cercada por muralhas e torres de pedra. O papel principal (Jesus) será encenado por José Barbosa, Wilma Gomes (Madalena), Ricardo Neves (Pilatos), todos pernambucanos e contracenam com os artistas globais Caco Cicler (Judas), Larissa Maciel (Maria), Maouhamed Harfoucher (Herodes) e Hellen Roche (Herodíades). A direção artística é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi. O espetáculo deste ano vem com luxuoso figurino e moderna iluminação com efeitos especiais.
Os jornalistas convidados de todo o Brasil discutirão assuntos relacionados ao Turismo e a entidade, bem como seu futuro e os detalhes para o congresso nacional que acontecerá na cidade de Atibaia (SP) no mês de agosto deste ano. A chegada dos 40 jornalistas inscritos está prevista para o período da manhã do dia 28 e ficarão hospedados nos hotéis Recife Praia Hotel e Cult Hotel Mar Olinda, ambos em Boa Viagem. A noite, jantar oferecido pela Prefeitura Municipal de Recife.
Dia 29, saída para o espetáculo em Fazenda Nova, às 9 horas, ônibus Martur Viagens, via Caruaru, com passeio e almoço. Às 16 horas segue via PAIXÃO DE CRISTO, de Nova Jerusalém. O espetáculo da Paixão deve começar às 18 horas e termina exatamente às 21h15. A seguir visitarão a parte interna das muralhas, onde os jornalistas e autoridades manterão contatos com os artistas do espetáculo. Por volta das 23 horas, retorno e pernoite na cidade de Gravata, onde o jornalista abrajetiano Ricardo Guerra também é Secretário Municipal de Turismo.
Dia 30 pela manhã reunião do Conselho da Abrajet, almoço e city tour pela cidade das flores, a bela Gravata. Por volta das 17 horas retorno via Olinda, onde serão hospedes da Pousada São Francisco e do Costeiro Hotel, na beira mar de Olinda. A seguir, jantar e serenata ao ar livre pela histórica cidade de Olinda.
No dia 31 (sábado) pela manhã programação no Recife, com visitas e almoço na capital pernambucana. No período da tarde, novos passeios por Olinda. Por volta das 17 horas seguem via praia de Nossa Senhora do O em Paulista, onde ficam hospedados no Resort Casa Blanca, com festa, a noite jantar até domingo após o almoço.
Nos dias primeiro e dois de abril, os jornalistas convidados viajarão de regresso aos seus estados de origem. Assim o Estado de Pernambuco recebe com muito profissionalismo e fraternidade, através de suas Secretarias de Turismo e Órgão conceituados como a Abrajet - Associação Brasileira de Turismo, seus visitantes.Parabéns!
Obrigado a todos. Infelizmente, cidades como Criciúma (SC), a Capital Brasileira do Carvão e Cidade Azulejo, que não reativou sua importante Secretaria Municipal de Turismo, que prestou serviços ao segmento turístico durante 20 anos (1984), agora fechada desde 2004. Por esta razão, será lançada uma MOÇÃO durante a reunião dos Conselheiros da Abrajet nacional, na cidade de Gravata (PE) a exemplo do que fez a Abrajet de SC na cidade de Fraiburgo .
Contatos:Luiz Felipe Moura(abrajet.pe@bol.com.br), Ariadne Quintella (Ariadne_quintella@hotmail.com), Ricardo Guerra(frupel@uol.com.br), Hélcio Estrella (presidência.abrajetnacional@gmail.com).
PIT STOP
* O Trade Turístico ainda não viu a grade de cargos e salários que serão propostos para o funcionamento dos novos municípios, especialmente Balneário Rincão (SC) e Pescaria Brava (SC). Mas por ouvir dizer, em Criciúma o retorno da Secretaria de Turismo, segundo os empresários é uma necessidade a divulgação da cidade, paralelo aos eventos que acontecem! Quanto a Balneário Rincão, desnecessário dizer a sua criação diante do potencial turístico, que precisa ser trabalhado profissionalmente por uma Secretaria de Turismo.

* Que coisa esquisita no BRASIL, não? No Turismo Estudantil, a Lei Maior manda pagar o piso salarial de R$ 1.451 reais para os nossos queridos professores e ainda alguns Estados não querem cumpri-la...

* No turismo de Saúde, algumas farmácias no Sul do estado catarinense anunciam descontos de 50% nos remédios para regular a pressão dos idosos. Confira! Também as Secretarias de Saúde emitindo o cartão nacional de saúde (numerados ) para o SUS, o Sistema Único de Saúde. Leve a identidade, CPF, e comprovante de residência (é gratuito).

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://nossojornalsc.blogspot.com
http://turismoedestinos.blogspot.com
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário