terça-feira, 13 de março de 2012

Empresas catarinenses de transporte turístico se reúnem em Piratuba

* André Sebben - (palavra.com)

Encontro tratou de assuntos como segurança na estradas e redução do
ICMS para a atividade

Após o 2º Encontro Estadual das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de SC, encerrado no último domingo (10.03), no Centro de Eventos de Piratuba (SC), empresários agora vislumbram soluções para os maiores problemas enfrentados pelo setor. Uma das principais reivindicações – a redução da alíquota do ICMS do estado em relação ao imposto cobrado no Rio Grande do Sul – pode finalmente ser atendida. Pelo menos foi a posição do deputado Darci de Matos (PSD), que se comprometeu a acompanhar comissão da Associação das Empresas de Transporte Turístico de SC (Aettusc) à Secretaria Estadual da Fazenda. “A ideia é enviar um texto à Assembléia Legislativa e colocar este importante assunto em pauta”, afirma José Marciel Neis, presidente da entidade, que representa cerca de 1,3 mil empresas, que geram 15 mil empregos no estado.
A meta da Associação é propor redução do tributo para incentivar o setor e ganhar competitividade. “É desleal. Isto faz com que uma viagem para Caxias do Sul, por exemplo, seja mais barata do que ir para Lages”, comenta Neis, ressaltando a importância do segmento para o turismo. “Como levamos os turistas a bares, hotéis, restaurantes e eventos, somos um dos maiores responsáveis pelo fomento e crescimento dessa atividade nas cidades do nosso Estado”, afirma. O estado vizinho cobra das empresas um ICMS de 3,4% - em Santa Catarina, a alíquota varia de 9% a 12%.
Com 200 participantes, o encontro também pleiteou junto à Polícia Rodoviária Federal mais segurança nas estradas, principalmente nos veículos que fazem transporte de turistas que vão fazer compras no Mercosul. “Temos agora o comprometimento formal da PRF, que vai intensificar ações e investigações visando reduzir ao máximo esse problema que tanto nos prejudica”, espera Neis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário