- Em alguns casos, há tarifas aéreas com até 95% de desconto em promoções, mas isso não acontece em grandes feriados - afirma o vice-presidente da Abav Nacional, Edmar Bull.As operadoras de turismo também anunciam tempos de oportunidades. Segundo Marco Ferraz, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), é possível gastar metade do que na alta temporada para pacotes para Cancún e Punta Cana. As ilhas do Caribe costumam ser muito procuradas durante o inverno no hemisfério norte, que atrai levas de turistas à procura de calor. Agora, começa a temporada de descontos.- São destinos top e que saem por cerca de US$ 1.500 por um pacote de sete noites com passagem e hospedagem em resort. Na alta podem custar até 40% a mais - afirma Ferraz.As condições também são interessantes para quem optar por pacotes de quatro noites para Portugal e Espanha e que chegam a no mínimo US$ 2.000 na alta, ainda segundo Ferraz.
Já viagens para os Estados Unidos continuam com forte demanda e sem muitas alterações nos preços.Segundo Bull, da Abav Nacional, a estimativa é que as vendas de pacotes experimente um crescimento de até 12% neste ano, com aceleração do turismo corporativo e de eventos.A exceção, afirmam especialistas, fica por conta de cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo que vão sediar grandes eventos neste ano, como a Rio + 20, em junho.- Em feriados, tanto no Rio quanto em SP, há oferta hoteleira insuficiente durante grandes eventos - explica Ferraz, da Braztoa.Ele afirma que apesar dos descontos, as passagens aéreas estão cerca de 10% a 15% mais caras em março deste ano em relação ao ano passado. Últimos dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelam que a demanda doméstica (passageiros por quilômetros pagos transportados) cresceu 7,77% em janeiro frente ao mesmo período do ano passado.- O mercado está desacelerando, mas continua aumentando frente ao mundo. Tendo em vista os aspectos econômicos, da indústria que está caindo também, tudo isso está atrelado ao transporte aéreo. No momento todas as tendências são de decréscimo - afirma Ronaldo Jenkis, do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea).
De olho na baixa temporada, a CVC lançou na última semana uma promoção de 500 mil lugares com descontos que variam entre 30% e 40%. A promoção tem embarques previstos para os meses de março, abril e início de maio, para pacotes rumo aos mais de 50 destinos no Brasil e América do Sul.
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