segunda-feira, 12 de março de 2012

Santur promove SC em Berlim, com destaque para Turismo LGBT

Por: Natália Strucchi e Leila Melo, de Berlim



O presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowsky, visitou na quarta-feira (07/03) o estande do M&E na ITB, em Berlim. Ele ressaltou o vínculo que existe entre o Estado de Santa Catarina e a Alemanha, devido ao grande número de imigrantes alemães que SC recebeu no passado e que acabaram formando parte da cultura local. A importância do mercado alemão é tanta que a Santur participou também da CMT, maior feira europeia de turismo e lazer com foco no público final, que aconteceu em Stuttgart em janeiro. Ao todo foram mais de 240 mil pessoas e Santa Catarina foi o único destino brasileiro presente.
Na ITB, o destaque é a promoção do Turismo LGBT, já que em abril Florianópolis recebe a Convenção da International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA). O evento deve atrair 450 congressistas, sendo 70% estrangeiros. A capital catarinense, que foi eleita pelo "The New York Times" como destino "Party e LGBT" de 2009, desbancou a concorrência de Berlim, Madri e Tel Aviv. “Os turistas do segmento LGBT possuem um gasto médio alto, então fortalecer esse nicho é bom também para economia. No Brasil e na América do Sul poucos são os destinos que trabalham este segmento como nós fazemos”, disse Valdir.
Ainda sem revelar números, ele citou também os resultados do verão de Santa Catarina que, de acordo com Valdir, são muito positivos, com grande quantidade de charteres e cruzeiros. Outro aspecto positivo foi o investimento em segurança, através do Fundo de Turismo. Isso fez com que as ocorrências no estado – que já eram baixíssimas - diminuíssem 24%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário