quinta-feira, 15 de março de 2012

Florianópolis ganha shopping a céu aberto nesta quinta-feira (15)

Nesta quinta-feira, o Centro Histórico de Florianópolis ganha o primeiro shopping a céu aberto. O projeto é resultado de parceria público-privada e proporcionou a revitalização da rua Vidal Ramos, uma importante via de comércio da Capital, que ganhou um novo projeto visual, novas fachadas, iluminação especial, pavimentação e sistema de esgoto, além de consultoria que permitirá aos empresários da região darem novo impulso aos seus negócios.
Para marcar a data em clima de festa, haverá programação especial durante todo o dia com a participação de artistas circenses e apresentações musicais no palco montado entre as ruas Jerônimo Coelho e Marechal Deodoro, entre elas shows com o saxofonista Fábio Schlosser, pela manhã, e com a cantora Marjorie Porto, à tarde. No local, também será realizada a solenidade oficial de inauguração marcada para às 11 horas. No final da tarde, haverá sorteio de vale compras e credenciais para o Beto Carrero World. Para participar, basta preencher o cupom em uma das lojas que integram o projeto da Vidal Ramos.
A mudança da Vidal Ramos é exemplo prático da força da atuação conjunta do poder público e iniciativa privada. Ali trabalharam em conjunto a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), empresários, Prefeitura e Sebrae/SC. Os resultados são visíveis. As fachadas das lojas estão renovadas, ganharam pintura padronizada, toldos e placas de identificação. A ACIF garantiu ainda a instalação do mobiliário - lixeiras, floreiras, bancos e totens. Já a Secretaria Municipal de Obras realizou obras de pavimentação e no sistema de
água e esgoto. O projeto incluiu ainda a instalação de postes com design diferenciado, melhoria da iluminação, com uso de lâmpadas de led, e a valorização da história do local. Em um totem instalado na esquina com a Rua Arcipreste Paiva os passantes poderão conhecer um pouco mais da história da rua, que nas décadas de 1970 e 1980 já recebia um grande número de pessoas.
“O sucesso desse projeto é uma mostra de que o associativismo e o trabalho em conjunto entre iniciativa privada e poder público pode fazer a diferença. Os resultados já aparecem e estão atraindo a atenção de outros comerciantes do Centro da Capital. No futuro, devem surgir mais projetos como esse”, afirma o presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior.
Coordenadora da Câmara de Lojistas da Rua Vidal Ramos, grupo formado dentro da ACIF onde surgiu a ideia da transformação da rua, Rose Macedo Coelho explica que o projeto se consolidou ao longo dos anos e vai continuar. “No início, um ou outro comerciante aparecia querendo participar. Hoje, 80% dos estabelecimentos comerciais integram o projeto”. A Vidal Ramos tem 56 lojas. Depois da entrega à comunidade, os parceiros vão iniciar a segunda etapa do projeto do shopping a céu aberto. Com apoio do Sebrae/SC e Fecomércio, lojistas e colaboradores vão participar em conjunto de cursos de capacitação em vendas, marketing e gestão. A intenção é melhorar o atendimento ao público, aumentar as vendas, aperfeiçoar as práticas de gestão dos estabelecimentos e ainda criar campanhas em datas comemorativas. “Ser responsável pela qualificação dos comerciantes e lojistas é uma grande responsabilidade que temos o privilégio de assumir. O Sebrae/SC está confiante neste projeto”, destaca Sérgio Fernandes Cardoso,
diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário