segunda-feira, 5 de março de 2012

Cinco roteiros turísticos integram municípios da região Norte de SC

Roteiros foram apresentados nesta sexta (2/3), em Joinville
A Instância de Governança Regional do Norte de Santa Catarina – Caminho dos Príncipes apresentou nesta sexta-feira, 2 de março, Dia Nacional do Turismo, cinco roteiros turístico que integram cinco municípios da região: Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Rio Negrinho. A apresentação aconteceu em Joinville durante a primeira reunião em 2012 do Fórum de Desenvolvimento Econômico dos Municípios das Regiões Norte e Nordeste de Santa Catarina, criado em 2009 para discutir temas de interesse comum aos 26 municípios que compreendem a Amunesc, Amvali e Amplanorte. Nesta reunião do Fórum, o tema foi o turismo.
Os roteiros foram apresentados pela presidente da Instância de Governança, Marcia Alberton, de Jaraguá do Sul, e pela vice-presidente de Captação deste movimento, Jamille de Freitas Machado, de São Francisco do Sul. Jamille também é diretora comercial da Cult7 Consultoria Turística, que elaborou os roteiros, já com tabela de preços.
Os roteiros envolvem cinco, três e dois municípios e buscam valorizar as potencialidades de cada um. “Nosso objetivo é fomentar o turismo regionalizado e fazer com que o turista de negócios que vem a Joinville e outras cidades da região durante a semana fique aqui mais uns dias e ainda tragam a família, além de atrair turistas de outras regiões de Santa Catarina e do Brasil”, explica a presidente da Instância, Márcia Alberton. A questão, agora, é garantir recursos para promover esses roteiros. Projeto para captar recursos está no Seitec (Sistema Estadual de Incentivo à Cultura), enviado pela Instância de Governança, que tem este poder por ser um movimento legitimado pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria de Estado, Turismo, Cultura e Esporte. Durante a reunião desta sexta-feira, os participantes decidiram, como apoio do prefeito Carlito Merss, marcar uma reunião com o novo secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, José Natal Pereira, para pedir apoio e maior atenção a esse projeto do Norte do Estado e também para a própria Instância de Governança. “Queremos colocar o turismo do Norte e Nordeste no mapa do Estado”, disse Carlito Merss, destacando que o turismo tem de ser tratado de forma profissional e que a região merece mais atenção do Governo do Estado. O prefeito lembrou que sempre foi a favor do desenvolvimento regionalizado, e que os municípios precisam aproveitar mais os seus potenciais. A reunião do Fórum de Desenvolvimento Econômico dos Municípios das Regiões Norte e Nordeste de Santa Catarina que aconteceu em Joinville nesta sexta foi coordenada pelo secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Thomazi.
Confira os roteiros:
Roteiro 1
Cultura, História e Natureza - “Encantos da Serra, do Vale e do Mar”
5 municípios em 5 dias (4 noites)
São Francisco do Sul, Joinville, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul
Roteiro 2
Ecoturismo e Aventura - “Aventura com sabores de Europa”
3 dias (2 noites) Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Joinville
Roteiro 3
Eventos e compras - “Natureza, cultura e flores”
3 dias (2 noites) Joinville com Festa das Flores, Bolshoi e São Francisco do Sul
Roteiro 4
Eventos e Lazer – “Viagem musical com cultura, sol e mar”
3 dias (2 noites) Jaraguá do Sul com FEMUSC e Praias de São Francisco do Sul
Roteiro 5
História e natureza – “Serras do Norte Catarinense, nos trilhos da história”
2 dias (1 noite) Rio Negrinho e São Bento do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário