domingo, 4 de março de 2012

Turismo religioso: Mais de 60 mil fiéis participam da Romaria Penitencial a Frei Bruno, em Joaçaba

(Fotos/Colaboração: Evandro Novak – www.bomdiasc.com.br)
Na manhã deste domingo (04), cerca de 60 mil pessoas participaram da 22ª Romaria Penitencial a Frei Bruno, em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense. Demonstrações de fé e pedidos de bênçãos se espalharam pelos 3,5 quilômetros de caminhada que contou com a presença do Postulador da Causa dos Santos da Ordem Franciscana, Frei Giovangiuseppe Califano, que veio ao Brasil dar as orientações necessárias visando o processo de canonização de Frei Bruno Linden. Frei Bruno era frade franciscano da Província da Imaculada Conceição,hoje considerado um “santo” pelos catarinenses, especialmente das cidades onde viveu: Joaçaba, Xaxim e Rodeio.
A Romaria acontece sempre durante a Quaresma, considerado período propício para conversão, penitência e preparação para a Páscoa doSenhor. Os romeiros sairamn por volta das 8 horas da Catedral Santa Terezinha, passando em seguida pela rua 15 de Novembro e pela rua Caetano Branco até chegar no Cemitério Municipal Frei Edgar, onde foi celebrada a missa campal. O túmulo do franciscano foi local de orações. Diversos fieis acenderam velas e também rezaram pela beatificação de Frei Bruno. Isso porque um processo para o reconhecimento da santidade do frade foi aberto no ano passado e, nesta edição da romaria, postuladores católicos do Vaticano acompanharam a caminhada.
O processo começou a andar com a posse de Dom Frei Mário Marquez, frade capuchinho nomeado bispo para a Diocese de Joaçaba, em 2010. Na Romaria do ano passado, Dom Mario recebeu o Vigário Provincial, Frei Estêvão Ottenbreit e, com muita alegria, deu a sua aprovação para que a Província da Imaculada Conceição do Brasil prosseguisse como autora do processo. Segundo Frei Estêvão, o processo poderá caminhar rapidamente até a beatificação já que existem muitos milagres documentados. Frei Estêvão e Frei Giovangiuseppe estão desde a última sexta-feira , dia 2, em Xaxim (SC) e, no dia 3, Joaçaba, onde às 9 horas se encontrou com D. Mário. Às 11 horas aconteceu uma coletiva e à tarde conheceram os pontos turísticos religiosos da cidade, como a gigante estátua de Frei Bruno. Às 19 horas, participaram da Santa Missa na Catedral.
Para os religiosos, as demonstrações de fé popular são um grande passo para o andamento do processo.
As próximas fases, que podem tornar Frei Bruno beato, incluem conversas com pessoas que dizem ter recebido milagres. Depois disso, serão analisadas as biografias e uma oração criada especialmente para o pedido de beatificação. Não há prazo para que a Igreja Católica se pronuncie sobre a possível santidade de Frei Bruno. Os fieis que participaram da romaria, vindos de diversas partes do país, também aproveitaram para visitar o Monumento Frei Bruno, que também fica em Joaçaba. A estátua dedicada ao religioso tem 37 metros de altura e é um dos maiores monumentos do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário