quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Desfile abre a 29ª Oktoberfest na noite desta quarta-feira (10)

Venha para a festa alemã mais esperada das Américas. Este é o tema do desfile oficial que abre nesta quarta-feira a 29ª Oktoberfest de Blumenau, na Rua XV de Novembro, centro da cidade. O espetáculo de rua vai contar com 2.800 figurantes divididos em 105 atrações e 16 carros alegóricos. Após o desfile, a festa abre nos pavilhões da Vila Germânica, com a sangria do primeiro barril de chope, que será feita pelo prefeito João Paulo Kleinübing na presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e demais autoridades. Em toda a extensão da Rua XV haverá grades de proteção para garantir a segurança das pessoas que assistem ao desfile e que desfilam. O trânsito de veículos pela via será interrompido uma hora antes de começar o espetáculo pela Guarda Municipal de Trânsito.
Os desfiles vão levar para a rua um pouco da história, das tradições e da cultura de Blumenau e do Vale do Itajaí, bem como da própria Oktoberfest. A passagem das alegorias será feita por subtemas: Abertura, Isto é Oktoberfest, Nossa Cultura, Celebrando a História, A Gastronomia, A Arte, Aos Turistas, A Família, A Festa, Encontro de Amigos e Vamos à Oktoberfest Assim.

Cerimônia
 
Após o desfile, acontece a cerimônia de abertura na Vila Germânica. O cerimonial vai se concentrar no Pavilhão 2, mas iniciará na Krugplatz (Praça do Caneco), instalada no pátio, onde o presidente da vila, Norberto Mette vai retirar o caneco oficial da 29ª Oktoberfest para entregá-lo à Rainha Fernanda Klaumann Barbosa que, simbolicamente, ficará com o objeto até o final da festa em 28 de outubro.
Em seguida, será feita a sangria do primeiro barril de chope, com a participação do Coral Masculino do Centro Cultural 25 de Julho e das bandas alemãs Die Karolinenfeld, Deggendorfer Stadl-Musikanten e Franken X-Press, na presença de toda a realeza da festa e do Vovô e Vovó Chopão.
A 29ª Oktoberfest segue até o dia 28 e terá ainda mais cinco desfiles oficiais no centro da cidade. Este ano, a festa terá excepcionalmente 19 dias. A expectativa da organização é que o evento reúna nesta primeira semana (de quarta a domingo) 230 mil visitantes em função do feriado nacional de 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário