quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ABIH-SC * Associação Brasileira de Indústria de Hotéis - Seccional Santa Catarina


Informativo ABIH-SC – 613
 
Crise argentina e sua repercussão no turismo catarinense
Pousadas e pequenos hotéis serão os mais atingidos pela crise argentina, segundo os participantes do debate promovido pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau, com apoio da ABIH-SC, segunda-feira (08). Isso porque os empreendimentos maiores comercializam seus pacotes com antecedência, via operadoras com aéreo incluso. Já os pequenos dependem de turistas que vem de carro e fazem reservas de última hora. Valdir Walendowsky, presidente da Santur, esclareceu que já foi pedida uma intervenção do governo federal através do Itamaraty junto ao governo argentino para amenizar a questão da moeda. Rubem Régis, representante do Resort Costão do Santinho, sugeriu a realização de uma rodada de negócios entre pousadas e operadoras argentinas. O comércio e a locação de casas e apartamentos também serão atingidos, lembraram os representantes do trade. 
Bombinhas também debate sobre turistas argentinos
Também a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas, o Conselho Municipal de Turismo, a Associação Empresarial do município, a Câmara de Dirigentes Lojistas e seu Núcleo de Hospedagem, promoveram três encontros para tratar da repercussão das medidas econômicas argentinas no turismo da região, uma das que recebe um grande contingente de turistas do vizinho país, sendo grande a preocupação com a possível redução do número de visitantes o que afetaria a economia regional.
Ficha online de registro de hóspede
O Ministério do Turismo, através da Portaria 177/2011, implantou o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos), visando informatizar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH). Para esclarecer os associados, a ABIH-SC fez contato com o MTur sobre os prazos de adoção do novo serviço. Este é o cronograma oficial de implantação do registro: 1º/11/2012 para cidades-sedes da Copa das Confederações FIFA 2013; 1º/03/2013 para as demais cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA 2014 e 1º/07/2013 para demais municípios do país. Mais informações: www.hospedagem.turismo.gov.br 
Eleição da nova diretoria da ABIH-SC
Em cumprimento ao disposto no artigo 20 do Estatuto Social, estão sendo convocados os associados efetivos da ABIH-SC, em condições de votar, para participarem da Assembléia Geral Ordinária, que será realizada no próximo dia 09/11, na sede da entidade, em Florianópolis. Na ordem do dia está prevista a eleição do Conselho Deliberativo, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, além de assuntos gerais.
Abre hoje a Oktoberfest em Blumenau
Abriu nesta quarta-feira (10), a 29ª Oktoberfest de Blumenau, na Rua XV de Novembro, com a presença de bandas alemãs que vão animar ainda mais a festa. O espetáculo de rua  contou com 2.800 figurantes divididos em 105 atrações e 16 carros alegóricos. Após o desfile, a festa continuou nos pavilhões da Vila Germânica, com sangria do primeiro barril de chope, pelo prefeito João Paulo Kleinübing na presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira e demais convidadas. O evento vai até o dia 28/10.
 
IV Thermal Meeting OMTh
Acontece na próxima segunda-feira (15), no Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz, o IV Thermal Meeting OMTh, numa iniciativa da Organização Mundial de Termalismo (OMTh), Sociedade Brasileira de Termalismo, Associação de Turismo Hidrotermal de SC (ATHISC) ,  com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de SC e SANTUR. Na programação, então previstas várias palestras e uma mesa redonda com a participação do MTur, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, SANTUR e ATHISC. O presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz já confirmou presença no evento. Inscrições até 12/10 pelos e-mails: turluiz@hotmail.com ou rosamariarupp@hotmail.com
Manifestação em favor da Alça de Contorno
O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), sob a coordenação da Associação FloripAmanhã, convoca a sociedade civil para a manifestação pública "Alça de Contorno - Obras Já!" no próximo dia 19 (sexta-feira), das 16h às 18h, para sensibilizar o poder público sobre a urgência da obra. Local: entre a ligação da BR 282 (Via Expressa) com BR 1010 (sentido sul). A ABIH-SC é representada no COMDES pelo diretor Renato Ghizoni. Confira:  www.facebook.com/alcadecontorno
 
Atualização do Cadastur em Balneário Camboriú
Na próxima terça e quarta-feira (16 e 17) na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, acontece o cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur). O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau apóia a ação e lembra os benefícios do registro. O Cadastur, criado pelo Ministério do Turismo, é obrigatório a todos os meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo. Mais informações: (47) 3367-8122.
Em Itajaí começa a 26ª Marejada
Começa nesta quinta-feira (11), em Itajaí, a 26ª Marejada, festa que celebra a cultura e as tradições açorianas do município que comemora 152 anos de emancipação. Ao todo serão 190 atrações artísticas apresentadas por grupos musicais, folclóricos e teatrais da região, além dos shows nacionais. Na foto a Rainha Bruna Piske, junto com a 1ª Princesa, Amanda Gastaldi e da 2ª Princesa, Tayse de Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário