quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Festa vai marcar primeiro ano da Mina de Visitação de Criciúma

Para celebrar o sucesso alcançado com a realização de jantares e confraternizações e o registro de mais de 21 mil visitantes em um ano de história, profissionais da Fundação Cultural de Criciúma, em parceria com o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) e a SATC promovem uma festa de aniversário para a Mina de Visitação Octávio Fontana, no próximo domingo (28), data de sua inauguração, às 15 horas.
O evento terá entre as atrações, o corte oficial do bolo. Para o diretor de Turismo de Criciúma, Ismail Ahmad Ismail, com a chegada da Mina que é a única no Brasil de carvão aberta para visitação o turismo da cidade teve um crescimento considerado. “Estimamos já ter recebido 21 mil visitantes, mas, sabemos que o número é muito maior. No início nada foi registrado e muitos visitantes passaram pelo local”, lembra o diretor. Ele relata que durante a semana as visitas são restritas aos colégios da cidade e de toda a região. Alguns universitários de Chapecó e Videira que possuem cursos voltados para a área de mineração e segurança no trabalho também frequentaram o local. no entanto, Ismail ressalta que o interesse ultrapassa fronteiras.
A curiosidade para conhecer uma das três minas como esta de Criciúma que existem no mundo é imensa. O espaço já recebeu turista da França, da Nova Zelândia, do Japão, da Inglaterra, da Itália e de muitos outros cantos do mundo. “A reação é de encantamento com o local. As pessoas querem saber como funcionava e quando encontram ex-mineiros é bem interessante”, pontua Ismail.
 
Jantares tem atraído empresas

O diferencial do espaço tem sido as festas e jantares que podem ser agendados diariamente. A ideia tem chamado atenção de empresas para as confraternizações. “A maior que fizemos debaixo da mina teve capacidade para 60 convidados. Mas, já organizamos evento para 100 pessoas sendo na casa da recepção o jantar e o encontro no interior da mina. É a única apta para eventos deste tipo”, garantiu o diretor ao relatar que algumas reservas para o fim do ano já foram feitas.
A Mina de Visitação leva o nome do mineiro já falecido Octávio Fontana, pai do mineiro aposentado Fiorindo Fontana. Para ele, o fato foi marcante e enche toda a família de orgulho. “Estamos muito contentes, pelo empreendimento, pela preservação do local que já trabalhamos um dia e por saber que a base da sustentação da economia de criciúma, que é a mineração não será esquecida”, disse ele. De acordo com Fontana atrair visitantes é fundamental para o crescimento da cidade. “Nosso turismo está alavancando e sempre que recebo alguém de outra cidade, levo até a mina para que este conte a outros amigos e nos traga mais turistas sempre”, conta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário