Após o recebimento de kit com informações sobre o turismo
chileno, os jornalistas foram informados sobre a participação do Chile em
investimentos no mercado brasileiro que possui no Brasil, como sua
representante de Marketing e Comunicação. “O Turismo do Chile está investindo
no mercado brasileiro, hoje o segundo maior emissor de turistas para o país na
América Latina. E para atingir seus objetivos – a meta é passar de 3 milhões
para 3,5 milhões de visitantes estrangeiros no final de 2012 e chegar aos 4
milhões em 2014 -, o departamento de turismo chileno contratou a empresa
Imaginadora como sua representante de marketing e comunicação para o Brasil”,
disse Andrea Téllez apresentando a sua diretora, Ana Maria Donato (foto à direita), que assina o
conceito e produção de vários eventos importantes da indústria de viagens do
país, incluindo os seminários do Congresso da Abav. Ana Donato destacou que o Brasil é o segundo principal
mercado emissor de turistas na América Latina, enfatizando que as estatísticas
do Serviço Nacional de Turismo indicam que 26.547 turistas brasileiros
estiveram no Chile entre janeiro e agosto de 2012, o que representa um
crescimento de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Subsecretaria de Turismo do Chile informou que o plano de
promoção e marketing, que acontece no segundo semestre de 2012 para o mercado
brasileiro, tem como estratégia ações diretas com os meios de comunicação
impressos (55% dos investimentos) e com as publicações on line (45%). Segundo
Debbie Feldmann, responsável pelos mercados da América Latina do Turismo do
Chile, “é importante destacar a facilidade de acesso entre os dois países, cuja
oferta de voos conta com 56 opções por semana”. Com o foco no trade turístico,
em 2013 o Chile estará participando da Braztoa, da Abav e da WTMLM, além de
continuar realizando projetos de capacitação dos profissionais do setor.
Presença da região de
O´Higgins na Feira de Turismo das Américas
Mais uma vez a região de O´Higgins participa da Feira que,
por meio da Sernatur, apresenta as qualidades e atrações que projetam a região
como um pólo turístico.A participação dessa região faz parte do Programa e
Posicionamento para o Desenvolvimento do Turismo, apresentado pela Sernatur ao
governo regional, que conta com financiamento do Fundo Nacional de
Desenvolvimento regional (FNDR). Graças a esta iniciativa o governo regional
busca posicionar a Região em mercados prioritários do Brasil.
Para a diretora da Sernatur, Alícia Ortiz, “este evento no
Rio de Janeiro é um dos maiores da indústria turística e apresenta grandes
possibilidades de contatos para potenciais negócios. O Chile tem participado da
Feira de Turismo das Américas há vários anos, e nossa região participa pela
segunda vez. Levando em conta essa experiência, convidamos a todos para visitar
essa importante feira e também nosso estande, onde estamos apresentando os
detalhes de nossos destinos turísticos mais importantes, como as vinícolas de Colchagua
e Cachapoal, Sewell, entre outras. Queremos que todos conheçam e usufruam do
patrimônio e dos grandes atrativos da Região de O~Higgins”.
Atrativos
Um dos principais atrativos para os brasileiros no Chile é,
sem dúvidas, a prática de esqui. Na temporada recente o esporte foi motivo de
viagem de mais de 60% dos estrangeiros. No total, cerca de 500 mil esquiadores
estiveram no País durante os três meses da temporada de neve.
O Chile é um dos principais exportadores de vinhos do mundo,
além de ser um reconhecido produtor de vinhos Premium. No páis se destaca a
rota de vinhos do Vallede Colchagua, que está consolidada como uma das regiões
de vinícolas mais conhecidas do mundo. Nos arredores desta e de outras rotas de
vinho, ao longo de vales que cruzam o Chile, se estendem circuitos que oferecem
cavalgadas, caminhadas, passeios de bicicleta e a elaboração de vinhos
personalizados. Hotéis, boutiques e restaurantes que reinterpretam os ingredientes
da gastronomia local, incrementam a experiência dos visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário