quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Chile reúne imprensa para coletiva na Feira de Turismo das Américas

Jornalistas especializados em turismo, brasileiros e de outros países que estão envolvidos na 40. edição da Feira de Turismo das Américas participaram na tarde de hoje, quinta-feira (25) de uma coletiva programada pelo departamento de Turismo chileno, na estande criativa instalada no Riocentro. O evento, além das notícias sobre o setor, apresentada por Andrea Téllez (foto à d esquerda), Diretora Regional de SERNATUR, órgão do Ministério da Economia, Fomento e Turismo do Chile, teve momento para a degustação de vinhos e queijos, além de apresentação artística tradicional naquele país, em especial da Região de Maule, um pouco mais ao sul de O´Higgins, que apresentou o Chanco Muerto, uma festa da cultura local que atrai mais de 20 mil visitantes por ano. Também houve demonstração de bailes nortinos, chilotes e os exóticos costumes dos grupos Rapa Nui, que recentemente foram a grande sensação de uma promoção realizada na cidade de Nova York.
Após o recebimento de kit com informações sobre o turismo chileno, os jornalistas foram informados sobre a participação do Chile em investimentos no mercado brasileiro que possui no Brasil, como sua representante de Marketing e Comunicação. “O Turismo do Chile está investindo no mercado brasileiro, hoje o segundo maior emissor de turistas para o país na América Latina. E para atingir seus objetivos – a meta é passar de 3 milhões para 3,5 milhões de visitantes estrangeiros no final de 2012 e chegar aos 4 milhões em 2014 -, o departamento de turismo chileno contratou a empresa Imaginadora como sua representante de marketing e comunicação para o Brasil”, disse Andrea Téllez apresentando a sua diretora, Ana Maria Donato (foto à direita), que assina o conceito e produção de vários eventos importantes da indústria de viagens do país, incluindo os seminários do Congresso da Abav. Ana Donato destacou que o Brasil é o segundo principal mercado emissor de turistas na América Latina, enfatizando que as estatísticas do Serviço Nacional de Turismo indicam que 26.547 turistas brasileiros estiveram no Chile entre janeiro e agosto de 2012, o que representa um crescimento de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Subsecretaria de Turismo do Chile informou que o plano de promoção e marketing, que acontece no segundo semestre de 2012 para o mercado brasileiro, tem como estratégia ações diretas com os meios de comunicação impressos (55% dos investimentos) e com as publicações on line (45%). Segundo Debbie Feldmann, responsável pelos mercados da América Latina do Turismo do Chile, “é importante destacar a facilidade de acesso entre os dois países, cuja oferta de voos conta com 56 opções por semana”. Com o foco no trade turístico, em 2013 o Chile estará participando da Braztoa, da Abav e da WTMLM, além de continuar realizando projetos de capacitação dos profissionais do setor.
Presença da região de O´Higgins na Feira de Turismo das Américas
Mais uma vez a região de O´Higgins participa da Feira que, por meio da Sernatur, apresenta as qualidades e atrações que projetam a região como um pólo turístico.A participação dessa região faz parte do Programa e Posicionamento para o Desenvolvimento do Turismo, apresentado pela Sernatur ao governo regional, que conta com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento regional (FNDR). Graças a esta iniciativa o governo regional busca posicionar a Região em mercados prioritários do Brasil.
Para a diretora da Sernatur, Alícia Ortiz, “este evento no Rio de Janeiro é um dos maiores da indústria turística e apresenta grandes possibilidades de contatos para potenciais negócios. O Chile tem participado da Feira de Turismo das Américas há vários anos, e nossa região participa pela segunda vez. Levando em conta essa experiência, convidamos a todos para visitar essa importante feira e também nosso estande, onde estamos apresentando os detalhes de nossos destinos turísticos mais importantes, como as vinícolas de Colchagua e Cachapoal, Sewell, entre outras. Queremos que todos conheçam e usufruam do patrimônio e dos grandes atrativos da Região de O~Higgins”.
Atrativos
Um dos principais atrativos para os brasileiros no Chile é, sem dúvidas, a prática de esqui. Na temporada recente o esporte foi motivo de viagem de mais de 60% dos estrangeiros. No total, cerca de 500 mil esquiadores estiveram no País durante os três meses da temporada de neve.
O Chile é um dos principais exportadores de vinhos do mundo, além de ser um reconhecido produtor de vinhos Premium. No páis se destaca a rota de vinhos do Vallede Colchagua, que está consolidada como uma das regiões de vinícolas mais conhecidas do mundo. Nos arredores desta e de outras rotas de vinho, ao longo de vales que cruzam o Chile, se estendem circuitos que oferecem cavalgadas, caminhadas, passeios de bicicleta e a elaboração de vinhos personalizados. Hotéis, boutiques e restaurantes que reinterpretam os ingredientes da gastronomia local, incrementam a experiência dos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário