sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pará encanta participantes da Feira das Américas como o Muiraquitã do Brasil e a obra prima da Amazônia

O estande do Pará vem se destacando entre os 350 que estão em exposição na 40ª. Edição da ABAV – Feira de Turismo das Américas, aberta na manhã da última quarta-feira, dia 24, e que segue até esta sexta-feira, dia 26 no Riocentro, Rio de Janeiro. A temática do estande do Governo do Estado, coordenado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) é a gastronomia paraense, considerada uma das mais genuínas do Brasil, por unir características originárias da Europa, da cultura indígena amazônica e da África .
“Achei tudo muito saboroso. Gostei muito deste queijo”. Elogiou o tradutor e professor Luiz Carlos Santa Rosa, morador de Queimadas, no Rio de Janeiro, um dos mais de três mil visitantes do estande recepcionados com o tradicional queijo do Marajó, sucos regionais, bolinhos de peixes, de tapioca, bombons de cupuaçu, cheiro do Pará e muito material informativo promocional das seis regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. A divulgação está sendo feita pela equipe de marketing da Paratur juntamente com representantes da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), empresas de turismo de Belém, Salvaterra (Marajó), Castanhal e Bragança (Amazônia Atlântica), Santarém (Tapajós) entre outros.
Também despertou atenção na tarde do primeiro dia do evento a participação, no estande paraense que tem 110m metros quadrados, da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, que defende no Carnaval 2013 o samba enredo “Pará, o Muiraquitã do Brasil”. Agentes de viagens, representantes de operadoras de turismo como a Master, de Portugal, jornalistas de diversos estados e países, estudantes de turismo e outros prestigiaram a apresentação, que contou com a participação do carnavalesco Dominguinhos do Estácio, da porta bandeira Rafaela de Sousa, do mestre sala Phelite Guedes, diretor de bateria, Márcio Cezário e do diretor geral de carnaval, Wagner Araújo. “Não tem nada mais atual, mais na moda, do que o Pará, com sua diversidade cultural, culinária, sua música, a biodiversidade da Amazônia que provoca um estase na sua exploração. Por isso resolvemos fazer essa homenagem ao Pará, para contar um pouco da história do Estado”. Justificou Wagner Araújo, diretor da Imperatriz. Ele explicou que a escola, que já foi campeã oito vezes do carnaval do Rio de Janeiro, aposta na sorte que o Pará vai trazer aos três mil brincantes para ser campeã novamente em 2013.
“A Imperatriz Leopoldinense vai desfilar com três mil brincantes, sete carros alegóricos, bateria com 270 ritmistas, 100 integrantes na ala das baianas, 100 crianças, entre outros que vão simbolizar a cultura indígenas e demais “jóias naturais do Pará”, como afirmou Waggner.
O carnavalesco Dominguinhos do Estácio diz que a homenagem ao Pará no Carnaval 2013 é “a realização de um sonho”, que está sendo possível graças a uma conversa que ele teve com o governador Simão Jatene. “Era um sonho meu, como eu já havia cantado o Círio, achava que era mais expressivo agora cantar o Pará”. Disse Dominguinhos ao lembrar que o samba enredo Pará, o Muiraquitã do Brasil, foi escolhido entre 21 propostas do Rio de Janeiro e 17 do Pará apresentadas inicialmente.
A presidente da Paratur, Socorro Costa, que representou o Governador Simão Jatene na abertura oficial da Abav demonstrou satisfação com o momento especial de projeção do Pará na mídia e aceitação dos produtos turísticos no mercado. “Este é um momento muito importante em que o Governo do Estado, através da Paratur e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) executam as ações previstas no Plano Estratégico Ver-o-Pará, que aponta como missão prioritária a todos nós tornar o Pará o destino turístico líder da Amazônia. Recebemos o ministro Gastão Vieira em Belém durante o Círio de Nazaré e ele demonstrou muito otimismo, consciente de que o Círio é um produto muito forte e que o Pará tem importantes segmentos a serem comercializados no Brasil e exterior, entre eles a nossa cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios”. Disse Socorro que retornou à Belém na noite de quarta-feira para acompanhar, juntamente com o secretário de Turismo Adenauer Góes, a missão de análise do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, que está no Pará desde o último dia 17 analisando o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo –Prodetur, executado pela Paratur com apoio da Setur. O Prodetur pleiteia junto ao BID financiamento de US 44 milhões a serem investidos em Belém, Tapajós e Marajó.

Estratégias

Nesta quinta-feira a estratégia da equipe de marketing da Paratur foi de intensificar com apoio dos empresários e representantes municipais a promoção do Pará no estande e também fazer um corpo a corpo com os cerca de 350 expositores do evento, tendo como alvo principal as agências de viagens e as operadoras de turismo e a mídia especializada. Esse trabalho conta com apoio da Abav Pará, presidida pela empresária Rose Larrat.  “Este é o palco ideal para que os players do setor, expositores e visitantes aproveitem para conquistar resultados, ampliar conhecimentos e contatos, identificar tendências de mercado e realizar ótimos negócios”. Afirma o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, que conseguiu reunir grandes nomes do turismo brasileiro, de Portugal e de outros países na abertura oficial da Feira de Turismo das Américas, que acontece de 11h às 18h, no Riocentro, Rio de Janeiro e é uma realização da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), com participação prevista de 25 mil pessoas, 50 países expositores, entre agentes de viagens e operadores turísticos com poder de decisão, compradores de corporações (hosted buyers) provenientes do Brasil e do exterior.

Texto e Fotos: Benigna Soares - Gerência de Comunicação da Paratur e Jefferson Severino

Nenhum comentário:

Postar um comentário