Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, vai ficar pequena diante da invasão de relíquias do setor automobilístico e que fizeram parte da história de gerações e gerações de brasileiros, no dia 02 de dezembro, quando acontece a 6ª edição do VolksFriends– Encontro de Fuscas e Derivados. Organizado pelo Pomer Volks – Fusca Clube, o evento tem por objetivo promover o encontro de admiradores e colecionadores de fuscas e carros antigos. Os modelos variam entre os mais conservados, com acessórios totalmente originais, e aos adaptados com o que há de mais moderno no mundo automobilístico.
No ano passado, mais de 400 colecionadores e admiradores participaram da quinta edição. A expectativa para este ano, segundo um dos organizadores, Luiz Claudio Bento, é de que haja um aumento de 25% no número de inscrições. Para os admiradores o encontro é gratuito. Os participantes devem se inscrever na entrada do evento e colaborar também com cinco quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados, posteriormente, para entidades assistenciais de Pomerode. No ano passado, foram arrecadados mais de 1,5 mil quilos de donativos. A cada nova edição do encontro, o Pavilhão de Eventos fica pequeno para tantos admiradores destes simpáticos automóveis, que fizeram e ainda fazem parte da vida e história de muitas pessoas. São esperados participantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, assim como de inúmeras cidades de Santa Catarina, e de outros municípios brasileiros.
A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo do seu país. Além de ter levado à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo.
Criado na década de 30, com pequena interrupção da sua produção durante a Segunda Guerra Mundial, o Fusca foi sempre o carro mais barato em todos os países em que foi comercializado. Logo que as dificuldades econômicas foram superadas, no pós-guerra, o Fusca, com sua fama de indestrutível, dominou a sua fatia de mercado e se tornou um ícone que persiste até os dias de hoje, apesar de já não ser fabricado há muitos anos.O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo, com poucas modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha 20 anos antes. Em 1986, depois de 27 anos, a Volkswagen desistiu de fabricá-lo, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos 12 carros mais vendidos daquela época.
Em 1993,por sugestão do então presidente Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o modelo. Itamar queria a fabricação de carros populares e sugeriu que o Brasil precisava de um carro como o Fusca. Como na década de 90 já existiam carros populares com mais acessórios que o Fusca, a venda não foi à esperada e, em 1996, a Volkswagen desistiu do projeto. Porém, o Fusca permanece como um dos carros usados mais vendidos e valorizados no mercado nacional.
SERVIÇO:
O que: 6º Encontro de Fuscas
Quando: dia 2 de dezembro – domingo
Onde: Pavilhão de Eventos de Pomerode, a partir das 9h
Entrada: Gratuita para o público
Para expositores: cinco quilos de alimentos não-perecíveis
Informações adicionais com os organizadores:
Euclides (47) 9192-7799
Jean (47) 84081082
Luiz Claudio Bento (47) 9176-8763
Nenhum comentário:
Postar um comentário