domingo, 28 de outubro de 2012

Na Oktoberfest de Blumenau, cada desfile, uma emoção diferente

Ein Prosit! Que venha logo 2013 para reviver cada momento de alegria e história e de ver os sorrisos contagiantes dos blumenauenses e turistas

Já se foram 129 desfiles desde a primeira edição da Oktoberfest de Blumenau. Mas afinal, o que tanto cativa o público blumenauense e, principalmente os turistas que literalmente invadem a cidade durante os 18 dias de festa? A alegria, a originalidade, a pontualidade, a história da cultura alemã – só para citar algumas das características desse momento único. O primeiro desfile que assisti foi em 1994. Depois foram vários e sempre existe a expectativa, mesmo sabendo que muitos grupos marcam presença. Mas o que importa? A alegria contagiante dos participantes é sempre um diferencial, que fazem do desfile oficial da Oktoberfest de Blumenau – um momento de magia e viagem no tempo. Ein prosit. Que chegue logo 2013.
A passagem do bloco com as bandeiras oficiais do Brasil, Santa Catarina, Blumenau, Alemanha e da Oktoberfest – abrindo o desfile – é um convite para entrar no clima e viajar no tempo. Mas, além disso, um momento de fazer parte dessa história. “Quem não gostaria de morar numa cidade como Blumenau? Quem não gostaria de ter um povo (ser) batalhador? Quem não gostaria de fazer parte de uma das 112 atrações, de ser um dos 2,8 mil figurantes ou estar num dos 16 carros alegóricos?” – Sorrir e sentir o sorriso do público. Uma retribuição incomparável – que faz dos desfiles da Oktoberfest – olha que já se foram 129 – sempre diferentes.
Show à parte
Não posso deixar de mencionar as coreografias. Um show à parte dos tradicionais grupos de Caça e Tiro. Os brinquedos do Planetapeia e, claro, as bandas. Uma mistura e sequência de contos – que emocionam até quem já presenciou dezenas de desfiles – como eu. Isso mesmo, um blumenauense de coração que adotei Blumenau há exatos 19 anos.
Neste sábado, dia 27, assistir ao desfile na famosa Rua XV de Novembro – foi uma viagem no tempo (não é uma referência ao antigo seriado Túnel do Tempo), mas é uma nostalgia – na tentativa de relembrar as mudanças, a modernidade, etc... Mas isso foi o de menos. O importante foi sentir a emoção, o sorriso e relembrar um pouco mais da historia blumenauense – por meio das 11 atrações e de seus 2,8 mil figurantes. Ein prosit. Que chegue logo 2013 para novas emoções.
Texto de Humberto Trindade – jornalista
Foto de Marcelo Martins
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário