terça-feira, 22 de maio de 2012

SC Gourmet, em Blumenau, terá lançamentos em bebidas finas e gastronomia

Uma das novidades é o primeiro espumante com ouro das Américas. Chefs renomados como João Leme, Eric Jacquin, Fabio Lima e Heiko Grabolle também estarão presentes.

Os expositores da 2a SC Gourmet - Mostra Brasileira de Delikatessen, Queijos, Vinhos e Gastronomia - que ocorre de 18 a 21 de julho em Blumenau (SC), estão preparando seus maiores lançamentos para levar ao público do evento. Uma das grandes novidades deste ano vem da Domno do Brasil, da Família Valduga, que lançará na SC Gourmet o primeiro espumante com ouro das Américas. Os 25 miligramas de ouro de 23 quilates por garrafa, usados na composição, conferem um visual único ao espumante do tipo Blanc de Blancs (100% Chardonnay), com 18 meses de autólise nas leveduras. "Sem o ouro, seria um espumante de extrema qualidade, com o ouro, é um produto excepcional", destaca o diretor administrativo da empresa, Jones Valduga.
O ouro comprovadamente possui diversas propriedades benéficas ao organismo. Ele é usado na medicina desde o século 15 para melhorar a função cerebral ou regenerar órgãos em falência. Hoje em dia, ainda é recomendado para o esgotamento nervoso e para a depressão. O metal nobre também possibilita melhoras na circulação sanguínea e estimula a atividade celular, e, além disso, alguns até dizem que é afrodisíaco. Apesar da exclusividade e requinte, o Nero Gold tem um preço com a marca do custo-benefício dos espumantes da Domno. Será comercializado a R$ 120 no Rio Grande do Sul e aproximadamente R$ 150 no centro do país.
A exemplo da primeira edição da mostra, neste ano o Senac/SC, parceiro do evento, está programando uma série de aulas-show, onde os participantes poderão aprender a preparar os pratos e degustá-los ao final de cada aula. Os chefs convidados pelo Senac/SC para ministrar essas aulas são os renomados João Leme, Heiko Grabolle, Erick Jacquin, Fabio Lima, Hindrigo Lorran, entre outros profissionais. Uma inovação trazida também pela SC Gourmet neste ano é a "Arena Gastronômica Senac/Abaga", um espaço de competições para diversas categorias de profissionais, como confeitaria, hotelaria e universitária. Os chefes que participarão das competições concorrerão a prêmios. Além disso, a Abaga (Associação Brasileira de Alta Gastronomia) vai eleger, no último dia da mostra, o Chef Top de Santa Catarina.

Sobre a SC Gourmet

No ano passado, a mostra recebeu um público qualificado de 13 mil pessoas, no Setor 1 do Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Entre as novidades programadas para este ano destacam-se o "Programa Comprador", com a presença de compradores de importantes empresas ligadas ao segmento, a "Rodada de Negócios", uma estrutura exclusiva de interface entre expositores e compradores organizada pelo Sebrae/SC, a "Arena Senac", um ambiente preparado com seis cozinhas e arquibancadas para competições, o "Wine Bar" e o "Espaço Senac", salas equipadas para aulas e workshops com chefs e sommeliers nacionais e internacionais."Teremos uma seleção criteriosa de vinhos e espumantes nacionais, queijos diferenciados, aguardentes especiais, cervejas premium, alimentos gourmet, acessórios e presentes", enumera Develon da Rocha, um dos organizadores da SC Gourmet. "Nossa ideia é apresentar as novidades do mercado aos empresários, profissionais e estudantes das áreas de alimentos e bebidas e também ao consumidor final", acrescenta o organizador Júlio O. Vieira.
Entre outros objetivos da mostra estão valorizar e divulgar os produtos gourmet nacionais e importados para os canais de revenda e consumo de alimentos, bem como divulgar Santa Catarina como um excelente polo de enogastronomia."A SC Gourmet é um evento pioneiro deste gênero no país. Em sua primeira edição, em 2011, marcaram presença 80 marcas e 13.000 visitantes. Para 2012 a nossa expectativa é superar o número de visitantes", aponta Emílio R. Schramm, que também faz parte da organização. A Mostra ocorrerá paralelamente à 19ª Festitália, evento que celebra a cultura italiana trazida pelos imigrantes e que em 2011 recebeu 30.000 visitantes.

SERVIÇO

2ª SC Gourmet

Quando: 18 a 21 de julho de 2012

Horário: das 15h às 22h

Local: Pavilhão 1 do Parque Vila Germânica

Rua Alberto Stein, 199 - Bairro Velha - Blumenau, SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário