Informativo ABIH-SC – Nº 590
A ABIH-SC comemora o sucesso da 26º Encatho, realizado de 25 a 27 de abril, em Florianópolis, SC. O evento recebeu mais de três mil visitantes de 18 estados e sete países e foi uma grande oportunidade de qualificação, troca de experiências e oportunidade de negócios. Vários eventos paralelos foram realizados: a 26ª Reunião de Hoteleiros; 10º Seminário de Turismo e Hotelaria; 6º Ciclo de Oficinas de Atualização; 4º Simpósiode Governança Hoteleira; 3ª Rodada de Negócios; 2º Fórum de A&B; 2º Fórum de Gestores Comerciais, encontros de entidades nacionais do setor e a 24ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel). A próxima edição está marcada para 07 a 09 de maio de 2013 no mesmo local (CentroSul).
24ª Exprotel
Após a solenidade de abertura, as autoridades inauguraram a 24ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis. A mostra contou com mais de 70 expositores de várias regiões do paísque apresentaram uma diversificada linha de produtos, equipamentos e serviços para o setor hoteleiro. A feira é uma oportunidade de atualização tecnológica, realização de negócios, ampliação e reforço de contatos e visibilidade para marcas, produtos e serviços direcionados a um dos setores da economia de maior crescimento no país.
Hotéis x mídias sociais
O tema central do 26º Encatho “A Hotelaria na Era da Informação”, foi debatido no evento pelos participantes com acontribuição de profissionais experientes na área, abordando temas como o uso das novas ferramentas eletrônicas em seus negócios. Na abertura do evento o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz afirmou que “as novas tecnologias despontam como solução e desafio ao empresário que se vê impelido a adotar as novas tecnologias sob risco de ser eliminado do mercado. Não há saída porque o consumidor hoje é tecnologicamente tão ou mais atualizado do que muitas empresas”, alertou.
Reunião de hoteleiros
A crise da mão de obra, as altas taxas de IPTU e ICMS que incidem sobre o consumo de água e energia elétrica, a necessidade de atualização permanente dos empreendimentos e a sazonalidade, foram os principais itens tratados durante o “Momento Hoteleiro - Troca de Idéias”, no 26º Encatho. O encontro, coordenado por Volnei Koch, diretor de Eventos da entidade, teve a participação de associados, diretores, consultores e representantes do trade. Segundo Volnei, hoje na prática, uma empresa do setor trabalha quatro meses/ano apenas para pagar impostos.
Crise da mão de obra
A falta de mão de obra para o setor foi o tema que mais mobilizou a platéia, na reunião de hoteleiros, com depoimentos dramáticos sobre a falta de trabalhadores para a hotelaria. Algumas empresas estão importando trabalhadores do Nordeste. Mas a maioria tenta soluções locais. Para Talmir Duarte, pousadeiro e diretor de Pequenos Hotéis e Pousadas da ABIH-SC, falta investimento na formação de mão de obra. Tese contestada pela professora Fabíola Martins dos Santos, do Instituto Federal de Educação (IF-SC). Segundo ela, a instituição oferece cursos gratuitos para formação de camareiras, garçons e outros. Mas faltam candidatos para preencher as vagas.
Sistemade vendas online
Negócios online totalmente seguros para hotéis foi a proposta apresentada por Maurício Valente, diretor comercial da Bematech CMNet Soluções, na Oficina “Como um software de gestão hoteleira deve interagir na Web”. Segundo ele, com o Sistema de Pagamento Online (PSO) é possível gerar boletos com maior eficácia e menor custo para o cliente final, a partir de um cartão de crédito, reduzindo os riscos de fraude. O sistema foi lançado em 2011 em parceria com a Cielo e apresentado aos hoteleiros catarinenses como mais umaopção de sistema de reservas online.
Costão do Santinho e as mídias sociais
Rubem Régis, diretor comercial do Costão do Santinho foi o responsável pela Oficina “Comercialização: como o Costão do Santinho Resort utiliza a Web”. Segundo ele, o Costão lançou seu primeiro site em 2006, como ferramenta de informação. De 2009 a 2012, começou a mescla do institucional com o comercial. “Mas estamos trabalhando para o site ter como principal ferramenta o varejo, poiscada vez mais a reserva está sendo feita pelo site”, ressaltou. Já nas mídias sociais, o resort conta com dois perfis no Facebook , além de uma FanPage. Relatou também a experiência bem sucedida da empresa com os chamados “clubes de compras coletivas” e que deve ser incrementada.
Internet não é tábua de salvação
Na palestra magna “A Hotelaria na Era da Informação”, o professor Cláudio Tomanini, procurou desmistificar alguns conceitos sobre o uso dasnovas tecnologias e do marketing. “Internet não é tábua de salvação, é uma ferramenta gestão”, alertou. Trabalhar com transparência e envolver a equipe é o caminho para o sucesso, ensinou. “Não é necessário o uso de um computador para gerar conhecimento”, lembrou. Para ele, a falta de informação é que abre as portas à concorrência. Tomanini tem experiência de quatro anos de trabalho na Disney onde aprendeu lições de marketing e processos de trabalho, como a leitura diária, antes do início das atividades, dos princípios que norteiam o trabalho da empresa americana, líder mundial em entretenimento.
Fórum de Gestores Comerciais
O 2º Fórum de Gestores Comerciais teve como mediador o consultor Cid Medeiros Bonifácio que falou das novas ferramentas da Web para comercialização na hoteleira. Para ele, estar conectado e disponível 24h por dia, sete dias por semana é obrigação do gerente comercial. “Vende mais quem faz mais rápido e tem maior disponibilidade”, alertou. Ele surpreendeu o público com uma pergunta que ele mesmo respondeu: o contato e a visita pessoal ainda conta? “Claro que sim. Você tem que conhecer seu cliente pessoalmente, mostrar sua “cara” ao mercado, viajar, gastar a sola do sapato, circular e aparecer. E, não seesqueça de ser no mundo físico o que você é no mundo virtual. Sua imagem é única” afirmou. Ferramentas digitais não substituem o contato pessoal, reforçou.
Como encontrar seu diferencial
“Como encontrar o seu diferencial”, foi a palestra apresentada por Geraldo Linzmeyer, diretor da cadeia de Hotéis Associados, da Linzmeyer Empreendimentos Hoteleiros Ltda. Ele lembrou que “é preciso ter paixão pelo que se faz”. Mas o principal, destacou, deve ser oesforço constante e a atenção aos detalhes na busca da superação da expectativa do cliente. “Devemos fazer um esforço sobre humano para isso” afirmou, citando itens que precisam de atenção redobrada como limpeza, higiene, arrumação dos quartos e a manutenção. Descobrir o perfil do hóspede também contribui para conquistar a fidelização do cliente. Treinamento constante é outro fator de sucesso, alertou o palestrante citando o exemplo dos atletas. “A receita é treinar, treinar e treinar”.
Rodada de Negócios
Outra iniciativa do 26º Encatho foi a realização da 3ª Rodada de Negócios com a participação de grandes operadoras, agências e clubes de serviços, com vistas ao incremento na venda do produto hoteleiro e turístico catarinense. Coordenada pelo SEBRAE- SC, a rodada foi um sucesso. Nos dois dias de atividades, foram realizados 145 atendimentos, gerando uma perspectiva de negócios de R$ 1,4 milhões.
Apoios e parcerias
Para a viabilização do 26º a ABIH-SC contou com o apoio de parceiros importantes e imprescindíveis para o sucesso do evento como a Secretaria deEstado de Turismo, Cultura e Esporte, SANTUR, SEBRAE SC, Sistema Fecomércio, imprensa e diversas empresas as quais a entidade promotora agradece.
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