segunda-feira, 7 de maio de 2012

Rally Serramar chega ao seu fim e anuncia a segunda edição em 2013

Rally Serramar chega ao seu fim e anuncia a segunda edição em 2013Sábado, 5 de maio, marcou a chegada do Primeiro Rally Serramar em Garopaba, no litoral catarinense reunindo mais de 250 pilotos de todo o Brasil. Após três dias de competição e quase 600 quilômetros de trilha uma bonita festa foi realizada, com o anúncio oficial da Federação Catarinense de Motociclismo e pela Confederação Brasileira de Motociclismo que, devido a excelente organização da prova, em 2013 uma nova etapa do campeonato Brasileiro poderá ser realizada em solo catarinense.


 Três dias de disputas
Santa Catarina realizou pela primeira vez na história uma prova com três dias de duração. Das oito provas que serão realizadas pelo Campeonato Brasileiro este ano, apenas duas terão mais de dois dias. O Rally Serramar iniciou na quinta-feira, 3 de maio, em Laguna. Considerado mais ‘solto’ pelos pilotos, teve médias horárias dentro das possibilidades de cada competidor, com grandes retas e boa parte disputada em areia. O passar do dia foi exigindo o desenvolvimento técnico de cada piloto, até chegar à Nova Veneza, no final do dia, já com um pequeno grau de dificuldades, em terreno escorregadio. A leve chuva que caiu na região na noite de quinta tornou o terreno competitivo, exigindo mais dos pilotos no segundo dia de prova. Com isso, a sexta-feira ficou mais disputada e técnica que o primeiro dia. A prova que largou cedinho de Nova Veneza, passou por Urussanga, Pedras grandes, Lauro Muller, Orleans e São Ludgero, crescendo em técnica e velocidade a cada momento até chegar, no meio da tarde, em Gravatal. “Mais uma vez a navegação, preparo físico e pilotagem foram imprescindíveis para uma boa colocação, levando melhores a estar liderando a competição”, lembra o diretor técnico da prova, Edimilson José Campos.
O terceiro e último dia, com um grau maior de dificuldade exigiu ainda mais dos pilotos e mostrou quem estava realmente preparado. Uma das trilhas do dia chegou a ter aproximadamente 30 quilômetros. “Mostrou que a condição física foi essencial para um bom resultado”, ressalta o diretor. Os últimos quilômetros, porém, foram mais tranquilos para poupar os pilotos para a chegada, onde era reservado um teste especial. Uma pista com obstáculos foi montada ao lado da loja Mormaii, onde o público pode apreciar e recepcionar os mais de 150 pilotos que chegaram ao final da prova. Heleno Gontijo, de Minas Gerais, piloto da categoria Over, foi um dos que chegou ao final. Avaliou a disputa como excelente em todos os sentidos. “Ela mediu o nível de cada piloto e em todas as categorias, e mostrou uma verdadeira prova de Enduro de Regularidade e de Campeonato Brasileiro”. Disse ainda que Santa Catarina e a organização estão de parabéns pelo evento realizado.
Título do Rally Serra Mar fica em Santa Catarina
O atual campeão Brasileiro de Enduro de Regularidade, o piloto tubaronense Guilherme Cascaes, 28 anos, venceu os três dias de provas e deixou em Santa Catarina o troféu de campeão do Rally Serramar, etapa catarinense da disputa nacional, que teve sua largada na quinta-feira em Laguna e chegou sábado em Garopaba, após 583 quilômetros de trilha.
Além do Campeonato Brasileiro, a competição de moto era válida pelo, Sulbrasileiro, Catarinense e Copa ASCPE e a disputa de quadriciclo pelo Campeonato Brasileiro da categoria Turismo. A prova, homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e organizada pela Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), passou por quinze municípios do Sul de Santa Catarina.
Das seis principais categorias de regularidade em disputa, três ficaram em Santa Catarina. Além de Cascaes na máster, o piloto Jonas Schulz, de São Ludgero, garantiu a vitória na categoria Sênior e Márcio Roberto Galato, de Criciúma, na Over 40. De fora do Estado, na categoria Júnior Tiago Kudlavies, de Campo Largo (PR), Heleno Gontijo de Sousa, na Over 50, de Divinópolis (MG) e Felipe Melo, na Novatos, de Caxias do Sul (RS), levaram os troféus das demais categorias.
 O campeão da prova
Cascaes pilota desde 2000, mas em 2009 que ganhou destaque nacional. Ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Regularidade. No ano seguinte, foi o quarto colocado para, em 2011, subir no lugar mais alto do pódio. Antes disso, foi campeão Catarinense e Sulbrasileiro nos anos de 2008, 2010 e 2011.
O piloto catarinense vem embalado para mais um título nacional. Venceu as três provas realizadas até o momento, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e a de Santa Catarina. São oito programadas para o ano. “O fato de correr em solo catarinense e perto de casa me deixa mais ansioso, pois, a expectativa em cima da minha vitória é maior. Felizmente fiz uma ótima prova e venci mais esta etapa”, diz. “O Rally Serramar não deixou nada a desejar para os demais realizados até aqui”, avalia a prova.
O catarinense que pilota uma Sherco recebe o patrocínio desta marca e de outras empresas que acreditam neste esporte, como Bamba Racing, FOX, Putoline, BRC, Corona, Totem, Fontanella Transportes, Copobras e Nelson Motos. Mas ainda é pouco para chegar a bancar todas as despesas. “Infelizmente aqui no Brasil este esporte não recebe tanta atenção da mídia, como nos Estados Unidos ou mesmo na Europa, onde milhares de pessoas acompanham a carreira de cada atleta e estes tem a pilotagem como profissão”, lamenta a falta de destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário