segunda-feira, 21 de maio de 2012

Presidenta Dilma Roussef vai estar às 15h, no Porto de Laguna, nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 21, às 15h, no porto de Laguna, no bairro Magalhães, a presidente Dilma Roussef vai assinar a ordem de serviço no valor de R$ 597 milhões, para construção da nova ponte de Cabeçuda, que deverá atravessar o canal de Laranjeiras, entre as lagoas Santo Antônio e Imaruí, numa extensão de 2.815 metros. "Obra irá dar um impulso para Laguna, para Santa Catarina e para o Mercosul", diz o prefeito Célio Antônio.
O projeto de Laguna lembra a ponte estaiada de São Paulo, a estrutura virou cartão-postal da cidade.
A obra construída tem formado da letra xis, diferente da ponte do sul de Santa Catarina.
Depois que a nova ponte for concluída, a estrutura atual vai ser mantida e passará a receber o trânsito local. A pista também deve ser usada para o registro de fotografias do novo cartão-postal. A ferrovia que fica no lado esquerdo, no sentido norte-sul, também vai ser preservada.
A construção da ponte vai precisar de apoio de balsas. Na embarcação devem ficar equipamentos, como um guindaste, que serão utilizados no estaqueamento. Também fará o transporte das aduelas. A previsão é que sejam necessárias até 15 destas balsas para erguer o vão central.
A ponte:
A obra terá 2.626 metros de extensão e será suspensa por cabos, chamada tecnicamente de estaiada. O trecho é dividido em dois lotes, o da ponte e o trecho terrestre, da duplicação de pista, que compreende o trevo de acesso norte - entrada da Barbacena - e acesso sul, ambos com viadutos. Também terá uma passarela para pedestres em frente a escola de educação básica Saul Ulysséa.
O valor da obra da ponte está previsto em R$ 597 milhões
Dando acesso à ponte, será construído um viaduto totalmente montado sobre pilares.
O viaduto vai contar com 455 metros de extensão.
O vão central terá 200 metros de largura, e os outros dois laterais, 100 metros cada. A rodovia atual será mantida, e vai servir como uma espécie de via local para os moradores de Laranjeiras e Cabeçuda.
O viaduto que dará acesso à ponte irá começar nas proximidades do posto Lagoa e irá subir até 13 metros e também na região de Laranjeiras ( sentido norte – sul ).
A ponte estaiada ficará poucos metros da atual na parte direita (sentido sul – norte).
O que é uma ponte estaiada ?
É um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte.
A ponte estaiada costuma ser a solução intermediária ideal entre uma ponte fixa e uma ponte pênsil em casos onde uma ponte fixa iria requerer uma estrutura de suporte muito maior, enquanto uma pênsil necessitaria maior elaboração de cabos.
Como chegar no local do evento (Porto Pesqueiro)
Pela avenida Castelo Branco:
Entrar no trevo de Laguna na BR-101, KM 316, seguir na SC 436, entrar na rotativa à esquerda seguindo pela avenida Castelo Branco, seguindo ao final na rotativa à direita.
Passar pela avenida Beira-Mar chegando nos Molhes, entrar à direita rua São Joaquim, seguindo até a avenida João Pinho, à esquerda até a rotativa do porto.
Pelo centro histórico:
Entrar no trevo de Laguna na BR-101, KM 316, seguir na SC 436, na rotativa manter-se à direita. Seguindo passando pela rua Calistrato Muller Salles, seguir pela Avenida Colombo Machado Salles, passar pelas docas, seguir entrar na avenida Prefeito Guimarães Cabral, até a rotativa do porto à direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário