sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sectur de Balneário Camboriú participa do 1º Seminário de Turismo Sustentável e Infância de Santa Catarina

A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (Sectur) esteve presente nesta quarta-feira (9), no 1º Seminário de Turismo Sustentável e Infância SC, em Florianópolis, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, em parceria com o Ministério do Turismo.
Os painéis de palestras discutiram a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual infantil nos equipamentos turísticos de Santa Catarina. A intenção é possibilitar a integração de agentes públicos, empresários e profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil e alertá-los sobre a importância deste tema. Segundo Adelino S. Neto, coordenador geral do programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo (TSI/MTUR), “o turismo econômico tem que estar de mãos dadas com estas questões sociais. É dever do Estado, da família e da sociedade trabalhar para proteger as crianças e adolescentes”.
José Natal Pereira, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, ressaltou a importância de o Estado sediar um evento como este, que afirma a preocupação do governo federal. “No Brasil o turismo representa 5% da economia, já em Santa Catarina, ele representa 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Alcançamos este nível porque o Estado vem se aprimorando e nós temos a preocupação e a responsabilidade de erradicar práticas como esta da exploração sexual da criança e do adolescente”. Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Isaac Pires, eventos como este são de extrema importância. “Santa Catarina possui um dos menores índices de exploração sexual de crianças e adolescentes do país. Para que este índice continue baixo, ou melhor, seja zero, é necessário um trabalho conjunto entre país, estados e municípios, informando, conscientizando e prevenindo este tipo de prática, que pode ser vista em muitos outros lugares atrelada ao turismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário