quarta-feira, 16 de maio de 2012

Turismo religioso: Celebração do 10º Aniversário de Canonização de Santa Paulina é neste domingo

Há exatos 10 anos, o Brasil ganhava sua primeira santa: Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Por isso, desde o início deste ano, o Santuário Santa Paulina está promovendo diversas atividades e eventos para comemorar a data. Especialmente neste domingo, dia 20 de maio, a missa das 10 horas será transmitida pela TV Século 21, presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina (PR) e contará com a participação de Frei Rinaldo Stecanela. A celebração inicia com uma procissão, no casebre, às 9h30min, e prossegue até o Santuário.
Nos dias 17, 18 e 19 de maio, o Santuário realiza missas com temas específicos. No dia 17 de maio, o tema será “O cuidado da Vida se torna Missão”. Já o tema “As virtudes de Santa Paulina – Caminho da Santidade é o tema do dia 18 de maio. No dia seguinte, “Testamento de Santa Paulina” completa o tríduo. Já o tema “Santa Paulina, Missionária da Vida” será dedicado ao dia 20 de maio.
A programação no dia 20 de maio, especialmente, inicia às 9 horas, com o Programa Missionários com Santa Paulina, transmitido pela TV Século 21. A partir das 9h30min, uma procissão começa em frente ao casebre, com a presença de um carro de boi – símbolo do início da Congregação de Santa Paulina. No casebre haverá a palavra da Diretora do Santuário, Irmã Maria Adelina da Cunha, do Arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes e da Madre Superiora da Província Nossa Senhora de Lourdes, Irmã Marilde Arenhardt. Após a missa das 10 horas, todos os devotos darão o abraço dos 10 anos, na parte externa do Santuário, seguido por um show pirotécnico.
Processos de Beatificação e Canonização
Para a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, a comemoração dos 10 anos faz recordar todo o processo de beatificação e canonização de Santa Paulina. O primeiro milagre foi registrado em Imbituba (SC), no qual foi reconhecida a cura instantânea, perfeita e duradoura de Eluíza Rosa de Souza, que possuía uma doença complexa: a morte intra-uterina do feto e sua retenção por alguns meses; extração com instrumentos e revisão do útero, seguida de grande hemorragia e choque irreversível. O caso foi discutido e, posteriormente, o Santo Padre ratificou em decreto aprovando as conclusões da Congregação para as Causas dos Santos.
Já o segundo milagre comprovado ocorreu com a menina Iza Bruna Vieira de Souza, de Rio Branco (AC). Ela nasceu com má formação cerebral, diagnosticada como “meningoencefalocele occipital de grande porte”. No 5º dia de vida, foi submetida, embora anêmica, a uma cirurgia e, depois de 24 horas, apresentou crises convulsivas e parada cardiorrespiratória. A avó da menina, Zaira Darub de Oliveira rezou à Madre Paulina durante toda a gestação da filha e também durante o período no Hospital. A menina Iza Bruna foi batizada no próprio Hospital, dentro do balão de oxigênio, e logo se recuperou. A cura foi atestada pelo Santo Padre e, no dia 19 de maio de 2002, o Papa João Paulo II canonizou Santa Paulina, reconhecendo suas virtudes em grau heróico: humildade, caridade, fé, simplicidade, vida de oração, entre outras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário