sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mirante do Encanto de Itapema registra mais de 600 visitas por dia

O Mirante do Encanto de Itapema registrou a presença de 11.366 visitantes nos primeiros 18 dias de funcionamento. Os dados são Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que considerou o período de visitas entre o dia da inauguração, 13 de abril, até 30 de abril. O Mirante do Encanto fica no topo do Morro do Cabeço no Canto da Praia e está aberto para visitação pública gratuita diariamente, das 8h às 20h.
Com uma média de 631 registros por dia, os principais visitantes do Mirante do Encanto são os próprios itapemenses com 71% das inscrições. Já os blumenauenses ocupam o segundo lugar, enquanto os curitibanos ocupa o terceiro lugar entre as dez cidades brasileiras que mais visitaram o local. Também estão na lista Porto Belo, Balneário Camboriú, Florianópolis, Itajaí, Joinville, São Paulo e Brusque.
Ainda conforme os dados registrados nas visitações, passaram pelo Mirante do Encanto moradores de 268 cidades de 22 Estados brasileiros. Os catarinenses lideram a lista com 85% de representatividade, em segundo estão os paranaenses (7%) e os gaúchos e paulistas dividem a terceira posição com 3%.
Quanto aos turistas estrangeiros nos 18 dias de visitação foram registradas a passagem de 53 pessoas de 15 países diferentes, sendo 46% deles vindos da Argentina, 19% do Uruguai e 12% da Espanha. Também passaram pelo Mirante do Encanto italianos, suíços, coreanos, indianos, portugueses e latino americanos.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, André Gobbo, afirma que a grande movimentação registrada no novo atrativo turístico nos primeiros dias superou as expectativas de todos. “Pedimos aos visitantes que tenham calma e respeitem a sinalização do trânsito, especialmente nos domingos e feriados”, explica. Segundo o prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, o fluxo de visitações consolida o Mirante do Encanto com um dos principais equipamentos turísticos da Costa Esmeralda e de Santa Catarina. “Esta obra marca os 50 anos de emancipação político-administrativa de Itapema, junto com o Mercado Público e diversas outras ações de nosso Governo Municipal para o Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, que reforçam nosso orgulho de viver aqui”, completa.
O Mirante do Encanto tem 26 metros de altura e sua base está 130 metros acima do nível do mar. A estrutura é formada por 338 metros quadrados de área construída, divididos em quatro níveis de utilização para o público. No primeiro há um acesso por meio de escadas e rampas, estacionamento para deficientes físicos e banheiros adaptados, além do acesso ao elevador panorâmico. O nível dois oferece praça urbanizada, com playground, mirantes com vista para a Praia da Mata de Camboriú, bancos, paisagismo e iluminação especial. No terceiro nível os visitantes terão uma visão panorâmica de Itapema, Porto Belo e Oceano Atlântico. Já no ponto mais alto aberto aos visitantes está disponível uma visão 360º de toda Costa Esmeralda. O Mirante do Encanto é uma obra da Prefeitura de Itapema, que investiu R$ 1.725.315,07 em sua construção, sendo R$ 200.000,00 do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, enquanto o restante foi de recursos próprios do atual Governo Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário