terça-feira, 22 de maio de 2012

Tradição alemã na Bandoneon Fest em Joinville

O bandoneón é um instrumento musical fortemente utilizado na Argentina, onde é o principal instrumento da orquestra de tango. Porém, sua origem é da Alemanha, inventado pelo músico Carl Friedrich Zimmermann da cidade de Carlsfeld. Ele teria apresentado o novo instrumento, numa exposição industrial em Paris, em 1849. Mas o nome se deve a Heinrich Band (1821-1860) que, além de professor de música era negociante de instrumentos musicais. Uma versão da história relata que ele possuía uma empresa chamada BAND UNION, o que teria resultado no nome original do instrumento em alemão: Bandonion! 
Por tudo isso, os alemães também cultuavam o instrumento, e o trouxeram ao Brasil, nas malas da imigração. Nas regiões colonizadas por alemães, o bandoneon alegrava qualquer encontro de pessoas, seja por um ou mais bandoneonistas, ou ainda acompanhado de outros instrumentos musicais. Por longo tempo, o bandoneon ficou retido “no quartinho de tralhas” e sua música, apenas na memória...
Mas no ano 2000, em Joinville o bandoneon voltou à cena, com a criação da “Bandoneon Fest”, realizada anualmente. No último domingo (20.5), a 12ª edição da festa reuniu milhares de pessoas na Sociedade Rio da Prata, um dos maiores e mais tradicionais clubes da região, localizado em Pirabeiraba, único distrito de Joinville. Bandoneonistas joinvilenses, catarinenses, gaúchos, paranaenses e argentinos mostraram suas habilidades no fole, grande parte por mãos calejadas do trabalho na terra, levando o público adulto a sentirem saudades dos românticos bailes e os jovens, a admirar a música, que não tem nada de “tecno”, mas que faz bem aos ouvidos e traz alegria.
Aliás, como a Bandoneon Fest, Joinville preserva e reforça a cada ano dezenas de festas típicas nas áreas rurais, um verdadeiro calendário, digno de ser conhecido. É uma tradição acompanhando as gerações e de fundamental importância na construção da história de uma comunidade, de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário