sexta-feira, 11 de maio de 2012

Informativo ABIH-SC - 591


Seminário de Turismo Sustentável e Infância

Em Florianópolis aconteceu até o final da tarde desta quarta-feira (09), o 1º Seminário Turismo Sustentável e Infância (TSI) de Santa Catarina. “O objetivo é zerar os crimes dessa natureza em equipamentos do setor”, afirmou o coordenador-geral de TSI do Ministério do Turismo, Adelino Neto. Já o presidente da SANTUR, Waldir Walendowsky, garantiu que a rede de enfrentamento do problema no estado está articulada e trabalha por um turismo livre daviolação de direitos. Para ele fazer do Brasil o melhor destino turístico do mundo ”requer fazer o possível para que o país puna esse tipo de prática absurda”.

A arte da gastronomia e o turismo
Será realizada no próximo dia 15 (terça-feira), em Garopaba, SC, a palestra “A arte da gastronomia no desenvolvimento do destino turístico”. A palestra será feita pela professora e consultora da área de Alimentação & Bebidas, Bianca Antonini. Oevento promovido pela ABIH-SC, é gratuito e acontece das 15h às 17h, no Garopaba Mar Hotel. Foto: Arquivo.

Baleia Franca ganha Fan Page
Nossa associada, a Pousada Quinta do Bucanero, da Praia do Rosa, litoral sul, comunica que foi criada uma Fan Page no Facebook sobre a Baleia Franca. Com essa ferramenta os interessados em participar das atividades do Whale Watching na região para conhecer e curtir a presença das baleias em Santa Catarina poderão obter todas as informações necessárias no link:www.facebook.com/BaleiaFrancaPraiaDoRosa e também está disponivel no site www.abih-sc.com.br 

Ampliação do Aeroporto Hercílio Luz

No encerramento do 26º Encatho, a ABIH-SC lançou a Carta da Hotelaria de Santa Catarina com uma série de reivindicações que serão encaminhadas às autoridades da esfera federal, estadual e do município de Florianópolis. No documento, os hoteleiros pedem o início imediato da ampliação do aeroporto de Florianópolis, adesoneração tributária para o setor e mais investimentos em infra-estrutura básica e segurança pública, essenciais ao desenvolvimento do turismo no Estado.

Reunião dos Conventions Bureaux
O presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux de Santa Catarina, Cimélio Marcos Pereira, comemora os resultados da reunião realizada em Florianópolis, antes da abertura do 26º Encatho. “Tivemos a participação de 90% dos conventions do Estado. Essa parceria fortalece o segmento, não apenas da hotelaria, mas doturismo como um todo”, afirmou. No encontro, foram apresentados cases de sucesso sobre a captação e gestão de eventos e de tecnologia da informação.
O poder está com o cliente
No painel “Canais de eficiência da Web para a hotelaria”, no 26º Encatho, o professor da ESPM-SP, Conrado Adolpho Vaz disse que o marketing digital traz uma mudança radical ao mercado hoteleiro. “O hóspede sempre quis ter voz, se queixar. Agora, com a internet ele tem o canal para se expressar, ser ouvido e atendido” afirmou. Mas, odomínio das técnicas de promoção e vendas virtual depende de bons profissionais para desenvolver planos de marketing digital, alertou. Mas, lembrou que bons profissionais custam caro e são escassos.

FIFA discute tarifário para a Copa
Durante o 26º Encatho, os representantes da FIFA, Paul Whelan e Enrique Byrom, se reuniram com os dirigentes das ABIH’s para tratar do tarifário dos hotéis nas 12 cidades sede da Copa de 2014 e dos centros de treinamento das delegações. “É uma chance única que os paísessede têm de aumentar seu mercado turístico. Mas se as tarifas hoteleiras forem altas, não atrairá os estrangeiros”, disse Whelan. Já Byrom alertou que o Brasil é um país caro, “mais caro ainda para quem tem o dólar como moeda”, além de criticar as médias tarifárias da rede hoteleira. Whelan apelou às lideranças do setor para praticarem durante a Copa os preços atuais, mais a inflação oficial projetada para os próximos anos e uma margem de lucro justa. “Com certeza o Brasil não vai querer ficar com a imagem de país que explora o turista”, ponderou Whelan.
Seminário de Turismo & Hotelaria

Os trabalhos apresentados no 10º Seminário de Turismo & Hotelaria, tiveram a seguinte classificação: 1° lugar - A utilização da comunicação turística hoteleira por meio da internet, da Equipe UNIVALI, formada por Mirian Teresinha Pinheiro, Kathryn Corrêa Dutra e Kathleen Bandt Silveira; 2° lugar - Caracterização dos meios de hospedagem de Garopaba e Imbituba, subsídios para oferta de educação profissional, da Equipe do IF-SC, integrada por Telma Amorim e Fabiana de Agapito e, em 3° lugar - Proposta de infra-estrutura de acessibilidade para os atrativos turísticos de Santo Antônio de Lisboa, de Rafaela Cassaro Costa, da ASSESC.
4º Simpósio de Governança Hoteleira
O 4º Simpósio de Governança Hoteleira, que aconteceu paralelo ao 26º Encatho, reuniu camareiras, governantas, supervisoras, chefes de camareiras, proprietários de hotéis e pousadas, gerentes gerais, operacionais e de hospedagem para discutir os desafios e tendências na gestão operacional da atividade. Maria José Dantas, Carla Marques e Lara Perdigão falaram de suas experiências profissionais com enfoque na Copa do Mundo, Relações Humanas e Qualificação.
Poucos recursos para qualificação
“Apesar da imensidão territorial e rica diversidade cultural, o Brasil recebe apenas cinco milhões de turistas estrangeiros ao ano. Isso nos faz refletir sobre qual será o legado da Copa do Mundo para o turismo e a hoteleira do país, que ainda é pouco qualificada”, afirmou Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governantas (ABG) e palestrante do Simpósio de Governança Hoteleira. “Nós ainda realizamos processos extremamente amadores”, disse,acrescentando que “o melhor momento para se investir na qualificação é agora”. A governança, disse, é a que recebe menos recursos para qualificação. “O custo disso é muito alto, com desperdício de tempo, produtos e re-trabalho”, alertou. 

Liderança na governança hoteleira
A psicóloga Carla Marques falou no Simpósio de Governança sobre “Relações Humanas na Governança, selecionando e trabalhando em equipe”. Afirmou que quem faz o líder é a equipe, ao citar a diferença entrelíder e chefe. “O líder é inspirador, as pessoas querem fazer o que ele determina, é um motivador”. Já o chefe é o que “manda fazer”, não é inspirador como o líder. Deu como exemplo de líder o maestro de uma orquestra. Líder, acrescentou, é quem mostra a direção, a viabilidade e vantagens da proposta apresentada, além da facilidade em solucionar conflitos no ambiente de trabalho. “Líder é uma pessoa que dá vida a um sonho”, resumiu.
Lucratividade passa pela qualificação
A palestrante Lara Perdigão, especialista em gestão de pessoas destacou no Simpósio de Governança Hoteleira, o papel único que cada um desempenha na sociedade e no trabalho. “Não somos apenas números”, disse, fazendo um paralelo com o setor hoteleiro. Segundo Lara, em momentos de crise não é preciso dispensar aqueles com salários mais altos. “Para reduzir gastos e aumentar os lucros é preciso que profissionais de outros setores busquem ser espelho, ensinando o que aprenderam e motivando os colegas, buscando maior integração entre os setores e no relacionamento entre o cliente e cada setor”, recomendou.

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