segunda-feira, 28 de maio de 2012

Turismo Religioso: Santuário Santa Paulina - Nova Trento

Nova Trento é a melhor opção para quem procura o turismo religioso. 

"Capital Catarinense do Turismo Religioso", aprovada através da Lei n° 15.184 de 01/07/2010. Nova Trento destaca-se por possuir dois santuários: o Santuário Santa Paulina (foto) e o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. Mas foi a  canonização de Santa Paulina que tornou Nova Trento mundialmente famosa – por ser a primeira Santa do Brasil e a primeira de sua cidade de origem, Vígolo Vattaro, na Itália. Ela veio na primeira leva de imigrantes e viveu praticamente toda a sua vida na cidade, na localidade batizada de Vígolo, a 6 quilômetros do centro. Todos os meses, mais de 30.000 visitantes vão a Nova Trento, e especialmente a Vígolo, para rezar a Santa Paulina e agradecer por graças alcançadas.
Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro - Nova Trento
Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro foi construído entre 1899 e 1912.
O Santuário (foto)  está localizado no Morro da Cruz, a 525 metros de altura. Lá, uma exuberante estátua em bronze de Nossa Senhora do Bom Socorro, doada pela Família Imperial da França e carregada pelos colonizadores até o alto do morro, recepciona os visitantes. Em cima da igreja um mirante possibilita uma visão panorâmica de todo o Vale do Rio Tijucas até seu encontro com o mar. Vale a pena também visitar a Igreja Matriz no centro da cidade, o Calvário no bairro de Trinta Réis e a Capela Santa Ágata, primeira igreja construída no município. Espalhada pelos bairros, Nova Trento conta ainda com mais de 40 oratórios de capelinhas.

Informações:
Santuário do Bom Socorro
Fone: (48) 9153-9400  
Nova Trento – Um pedacinho da Itália no Brasil destaca-se pelo Turismo religioso  
A cidade de Nova Trento localizada a 75 km de Florianópolis e a 70 km de Balneário Camboriu, completou 118 anos de emancipação, foi fundada por imigrantes italianos provenientes da Província de Trento, Itália em 1875, de onde surgiu então o nome da cidade. Nova Trento, a cidade preserva as tradições italianas e o turismo religioso.
A fundação da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, por Amábile Visentainer, hoje Santa Paulina, iniciou-se a historia no dia 12 de julho de 1890 com sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, onde juntas cuidaram Lúcia Angela Viviani, portadora de câncer, em fase terminal, num casebre doado por Benjamim Gallotti (ilustração). Após a morte da enferma, em 1891, juntou-se a ela a segunda irmã Teresa Anna Maule. Em 1894 o trio fundacional da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, transferiu-se para a cidade de Nova Trento. Receberam em doação o terreno e a casa de madeira dos generosos benfeitores: João Valle e Francisco Sgrott.
Visite e conheça:
PARQUE COLINA – Teleférico atrai os visitantes
Idealizado para facilitar o transporte dos visitantes ao alto do morro da Colina foi instalado um equipamento Suíço, com 6 bondinhos com capacidade para 6 passageiros em cada, ligando a Estação de Embarque a Estação Colina. A Estação de Embarque está localizada ao lado do Santuário de Santa Paulina com:
  • Estacionamento;
  • Bilheteria;
  • Área de Embarque;
  • Administração
  • Praça;
  • Área para eventos.
A trajetória dos Bondinhos do ponto de partida até a Estação Colina, tem um percurso de 440 metros de distância, neste trajeto você irá desfrutar de uma visão ampla de toda
estrutura que o Santuário Santa Paulina oferece aos seus peregrinos. Ao desembarcar na Estação Colina, você desfrutará de:Passeio por trilha ecológica;
  • Mirante para poder desfrutar e registrar a mais bela vista do Santuário;
  • Visitação a fonte luminosa de mármore branco com a estátua de bronze de Santa Paulina;
  • Velário com pintura artística,
  • Praça com painel com pintura artística mostrando a história de Santa Paulina;
  • Loja & café
E no final da trilha ecológica, você será agraciado com a Capela da Nossa Senhora da Paz para os momentos de reflexão e resgate da Fé, cuidadosamente projetada com arquitetura que remete ao véu de Santa Paulina e no seu interior, uma revoada de 90 pássaros de cristal dão o toque final a obra de arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário