terça-feira, 1 de maio de 2012

26º Encatho encerra superando expectativas

ABIH-SC anuncia de 7 a 9 de maio de 2013 a 27ª edição do evento que já se tornou uma referência nacional do setor
Mais de três mil visitantes de 18 Estados brasileiros e sete países passaram pela 26ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros, que encerrou nesta sexta-feira (27/04), no CentroSul, em Florianópolis. O evento, realizado pela ABIH-SC, entre os dias 25 e 27 de abril foi, uma grande oportunidade de qualificação, troca de experiências e, acima de tudo, oportunidades de negócios. Foram diversos eventos paralelos: a 26ª Reunião de Hoteleiros; 10º Seminário de Turismo e Hotelaria; 6º Ciclo de Oficinas de Atualização; 4º Simpósio de Governança Hoteleira; 3ª Rodada de Negócios; 2º Fórum de A&B; 2º Fórum de Gestores Comerciais, além de encontros de entidades nacionais do setor e a 24ª edição da Feira de Exposição de Produtos e  Serviços de Hotelaria (Exprotel), que reuniram profissionais, empresários e estudantes.

10° Seminário de Turismo & Hotelaria
Acadêmicos do setor tiveram a oportunidade de apresentar ideias e trabalhos no 26° Encontro Catarinense de Hoteleiros
Através da coordenação da mestre e bacharel em Turismo e Hotelaria, Bianca Antonini, o 26° Encatho recebeu em seu último dia o 10° Seminário de Turismo & Hotelaria. No encontro, futuros gestores de diversas localidades de Santa Catarina tiveram a oportunidade de expor trabalhos científicos contribuindo para o crescimento e melhoria do setor.
A banca avaliadora formada por Carlos Capellini, Thiago Savi Mondo e Talmir Duarte classificou em primeiro lugar o trabalho das alunas da Univali, Mirian Teresinha Pinheiro,    Kathryn Corrêa Dutra e Kathleen K. Bandt Silveira que apresentaram como  tema “A Utilização da Comunicação Turística Hoteleira por Meio da Internet”, inserido no tema principal do evento “A Hotelaria na Era da Informação”. Em segundo lugar ficaram as alunas Telma Amorim e Fabiana de Agapito da IF-SC com o tema "Caracterização dos Meios de Hospedagem de Garopaba e Imbituba, Subsídios  para Oferta de Educação Profissional”, no qual pesquisaram o que as cidades têm para oferecer no setor de turismo e hotelaria.  A aluna Rafaela Cassaro Lopes Costa, da Assesc, ficou com o terceiro lugar com o tema “Proposta de infraestrutura da acessibilidade para os atrativos turísticos de Santo Antônio de Lisboa”, destacando as  dificuldades que pessoas com deficiência têm para conhecer o turismo local.             

Assinada parceria durante o 10º Seminário de Turismo e  Hotelaria
Após 10 anos sendo realizado pela ABIH-SC, o presidente da entidade, João Eduardo do Amaral Moritz, o professor Tiago Savi Mondo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-SC), núcleo de Garopaba e, o professor Carlos Cappelini, da Associação de Ensino de Santa Catarina (ASSESC), assinaram na manhã de sexta-feira (27), durante o 10º Seminário de Turismo e Hotelaria, um acordo de parceria para realização da 11ª edição do evento que acontecerá em 2013, novamente como evento paralelo ao Encatho.

Costão do Santinho Resort se rende aos Clubes de Compras Coletivas
As lojas virtuais, denominadas clubes de compras coletivas, conquistaram os potenciais compradores brasileiros, em especial a classe C. Num primeiro momento,  marcas consolidadas e identificadas com um público de poder aquisitivo maior não aderiram aos clubes de compras por avaliarem que sofreriam um prejuízo na imagem de suas marcas. No entanto, o diretor comercial do  Costão do Santinho Resort, Rubem Régis, declarou que “tenho dúvida até onde prejudica a imagem”.
Ele contou na oficina “Comercialização: como o Costão do Santinho Resort utiliza a web”, que devido a um cancelamento de última hora de um evento de grande porte no resort, lançaram uma promoção no Groupon Compras Coletivas, com  desconto de 50%, na expectativa de atender clientes da classe C. “Em três dias foram vendidos 500 apartamentos, para um final de semana. A surpresa: todos eram clientes da classe A, inclusive de outras regiões do país, como do Pará, São Paulo e Rio de Janeiro”.
Como a experiência foi positiva, Régis informou que está disponível outras duas promoções para o mês de maio. “O cliente compra pelo site o pacote para o final de semana, e o resort acaba vendendo outros serviços, como, por exemplo, o SPA ou para o Rancho do Pescador, inclusive  oferecendo cupons com descontos de 20%.  Além dessa experiência de venda, o diretor comercial fez um relato   de como o resort está inserido na web. De acordo com ele, o Costão do Santinho em 2006 teve seu primeiro site, mas como ferramenta de informação. Em 2009 até 2012, começou a mesclar o institucional com a área comercial. “Mas já estamos trabalhando para o site ter como principal       ferramenta o varejo, pois cada vez mais a reserva está sendo feita pelo site”, disse Rubem Régis. Já nas mídias sociais, o Costão conta com dois perfis lotados no Facebook (cada um com limite de cinco mil pessoas) e recentemente criou a FanPage.
Fórum de Gestores Comerciais

O contato e a visita pessoal ainda conta?
Voltado aos profissionais que atuam na área comercial do setor hoteleiro, a segunda edição do Fórum de Gestores Comerciais iniciou as atividades da tarde desta sexta-feira (27). Cid Medeiros Bonifácio apresentou as novas ferramentas da web para a comercialização na rede hoteleira. Mais conhecido como Web Commerce, este novo processo é uma tendência sem volta. Para Cid, “estar conectado e disponível 24h por dia, sete dias por semana, é uma obrigação do gerente comercial. Vende mais quem faz mais rápido e tem maior disponibilidade”, garantiu ele.
O palestrante surpreendeu os presentes com uma pergunta que ele mesmo respondeu: O contato e a visita pessoal ainda conta? “Claro que sim. Você tem que conhecer seu cliente pessoalmente, mostrar sua “cara” no mercado, viajar, gastar sua sola de sapato, circular e aparecer. Só não se esqueça de ser no mundo físico o que você é no mundo virtual. Sua imagem é única. As ferramentas digitais servem para você conhecer melhor seu cliente, mas nada substitui a presença física”, garante Medeiros.
Foram três horas de apresentação e discussão sobre o espaço que essas novas tecnologias estão ocupando no cenário das empresas no setor de turismo e hotelaria.
Rodada de Negócios
Organizada pelo segundo ano consecutivo pelo SEBRAE SC, a rodada de negócios foi sucesso absoluto. Com o objetivo de aproximar hoteleiros catarinense de Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo, nacionais e internacionais, nos dois dias de atividades, foram realizados 145 atendimentos, gerando uma perspectivas de negócios de R$ 1,4 milhões.


Hoteleiros reivindicam ampliação do aeroporto Hercílio Luz
Ao final do 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), a ABIH-SC lançou a Carta da Hotelaria de Santa Catarina com uma série de reivindicações que serão encaminhadas às autoridades da esfera federal, estadual e do município de Florianópolis. No documento, os hoteleiros, reivindicam entre outras medidas, a ampliação do aeroporto de Florianópolis, a desoneração       tributária para o setor hoteleiro, investimentos em infra-estrutura e segurança pública.

CARTA DA HOTELARIA DE SANTA CATARINA
Na oportunidade em que se encerra em Florianópolis, SC, o 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros  (ENCATHO), que se tornou referência na Região Sul, a ABIH-SC, promotora do evento e representante de importante parcela do setor, aproveita a oportunidade para encaminhar às autoridades este documento contendo a síntese das principais reivindicações da hotelaria e do turismo catarinense, fundamentais à evolução ainda maior do segmento, pois se trata de questões básicas e fundamentais para Santa Catarina, hoje o segundo destino turístico de lazer dos pais. Destacamos e agradecemos a importante medida da presidente Dilma Rousseff que incluiu o turismo no “Plano Brasil Maior” que eliminou a contribuição patronal ao INSS, de 20%, substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento e que com certeza terá importante impacto no setor.
Mas para evoluir ainda mais é fundamental que o poder público atenda as reivindicações do setor para que gargalos históricos sejam finalmente eliminados. Elencamos abaixo as principais medidas que devem ser implementadas com urgência para que Santa Catarina possa avançar como um destino turístico de primeira ordem no país, contribuindo ainda mais para o bem estar de sua população e bom atendimento aos visitantes.
Por isso solicitamos:
1) Início urgente das obras de ampliação do Aeroporto Hercílio Luz, da pista de pouso e parques de  estacionamento para aeronaves. Sem isso não teremos como receber nenhuma delegação estrangeira durante a Copa de 2014;
2) Desoneração tributária, a semelhança do que o governo vem fazendo com a indústria (ICMS, ISS,  etc.);
3) Redução do ICMS da energia elétrica, água e esgoto. Hoje a hotelaria paga 25% de imposto, a tarifa mais cara do mundo;
4) Investimento urgente em infra-estrutura básica (acessos, saneamento, abastecimento de água, coleta de lixo);
5) Maior investimento em segurança pública.

Florianópolis, 27 de abril de 2012.
João Eduardo Amaral Moritz
Presidente da ABIH-SC

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