
10° Seminário de Turismo & Hotelaria
Acadêmicos do setor tiveram a oportunidade de apresentar ideias e trabalhos no 26° Encontro Catarinense de Hoteleiros

A banca avaliadora formada por Carlos Capellini, Thiago Savi Mondo e Talmir Duarte classificou em primeiro lugar o trabalho das alunas da Univali, Mirian Teresinha Pinheiro, Kathryn Corrêa Dutra e Kathleen K. Bandt Silveira que apresentaram como tema “A Utilização da Comunicação Turística Hoteleira por Meio da Internet”, inserido no tema principal do evento “A Hotelaria na Era da Informação”. Em segundo lugar ficaram as alunas Telma Amorim e Fabiana de Agapito da IF-SC com o tema "Caracterização dos Meios de Hospedagem de Garopaba e Imbituba, Subsídios para Oferta de Educação Profissional”, no qual pesquisaram o que as cidades têm para oferecer no setor de turismo e hotelaria. A aluna Rafaela Cassaro Lopes Costa, da Assesc, ficou com o terceiro lugar com o tema “Proposta de infraestrutura da acessibilidade para os atrativos turísticos de Santo Antônio de Lisboa”, destacando as dificuldades que pessoas com deficiência têm para conhecer o turismo local.
Assinada parceria durante o 10º Seminário de Turismo e Hotelaria

Costão do Santinho Resort se rende aos Clubes de Compras Coletivas

Ele contou na oficina “Comercialização: como o Costão do Santinho Resort utiliza a web”, que devido a um cancelamento de última hora de um evento de grande porte no resort, lançaram uma promoção no Groupon Compras Coletivas, com desconto de 50%, na expectativa de atender clientes da classe C. “Em três dias foram vendidos 500 apartamentos, para um final de semana. A surpresa: todos eram clientes da classe A, inclusive de outras regiões do país, como do Pará, São Paulo e Rio de Janeiro”.
Como a experiência foi positiva, Régis informou que está disponível outras duas promoções para o mês de maio. “O cliente compra pelo site o pacote para o final de semana, e o resort acaba vendendo outros serviços, como, por exemplo, o SPA ou para o Rancho do Pescador, inclusive oferecendo cupons com descontos de 20%. Além dessa experiência de venda, o diretor comercial fez um relato de como o resort está inserido na web. De acordo com ele, o Costão do Santinho em 2006 teve seu primeiro site, mas como ferramenta de informação. Em 2009 até 2012, começou a mesclar o institucional com a área comercial. “Mas já estamos trabalhando para o site ter como principal ferramenta o varejo, pois cada vez mais a reserva está sendo feita pelo site”, disse Rubem Régis. Já nas mídias sociais, o Costão conta com dois perfis lotados no Facebook (cada um com limite de cinco mil pessoas) e recentemente criou a FanPage.
Fórum de Gestores Comerciais
O contato e a visita pessoal ainda conta?
O palestrante surpreendeu os presentes com uma pergunta que ele mesmo respondeu: O contato e a visita pessoal ainda conta? “Claro que sim. Você tem que conhecer seu cliente pessoalmente, mostrar sua “cara” no mercado, viajar, gastar sua sola de sapato, circular e aparecer. Só não se esqueça de ser no mundo físico o que você é no mundo virtual. Sua imagem é única. As ferramentas digitais servem para você conhecer melhor seu cliente, mas nada substitui a presença física”, garante Medeiros.
Foram três horas de apresentação e discussão sobre o espaço que essas novas tecnologias estão ocupando no cenário das empresas no setor de turismo e hotelaria.
Rodada de Negócios
Organizada pelo segundo ano consecutivo pelo SEBRAE SC, a rodada de negócios foi sucesso absoluto. Com o objetivo de aproximar hoteleiros catarinense de Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo, nacionais e internacionais, nos dois dias de atividades, foram realizados 145 atendimentos, gerando uma perspectivas de negócios de R$ 1,4 milhões.
Hoteleiros reivindicam ampliação do aeroporto Hercílio Luz

CARTA DA HOTELARIA DE SANTA CATARINA
Na oportunidade em que se encerra em Florianópolis, SC, o 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros (ENCATHO), que se tornou referência na Região Sul, a ABIH-SC, promotora do evento e representante de importante parcela do setor, aproveita a oportunidade para encaminhar às autoridades este documento contendo a síntese das principais reivindicações da hotelaria e do turismo catarinense, fundamentais à evolução ainda maior do segmento, pois se trata de questões básicas e fundamentais para Santa Catarina, hoje o segundo destino turístico de lazer dos pais. Destacamos e agradecemos a importante medida da presidente Dilma Rousseff que incluiu o turismo no “Plano Brasil Maior” que eliminou a contribuição patronal ao INSS, de 20%, substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento e que com certeza terá importante impacto no setor.
Mas para evoluir ainda mais é fundamental que o poder público atenda as reivindicações do setor para que gargalos históricos sejam finalmente eliminados. Elencamos abaixo as principais medidas que devem ser implementadas com urgência para que Santa Catarina possa avançar como um destino turístico de primeira ordem no país, contribuindo ainda mais para o bem estar de sua população e bom atendimento aos visitantes.
Por isso solicitamos:
1) Início urgente das obras de ampliação do Aeroporto Hercílio Luz, da pista de pouso e parques de estacionamento para aeronaves. Sem isso não teremos como receber nenhuma delegação estrangeira durante a Copa de 2014;
2) Desoneração tributária, a semelhança do que o governo vem fazendo com a indústria (ICMS, ISS, etc.);
3) Redução do ICMS da energia elétrica, água e esgoto. Hoje a hotelaria paga 25% de imposto, a tarifa mais cara do mundo;
4) Investimento urgente em infra-estrutura básica (acessos, saneamento, abastecimento de água, coleta de lixo);
5) Maior investimento em segurança pública.
Florianópolis, 27 de abril de 2012.
João Eduardo Amaral Moritz
Presidente da ABIH-SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário