sábado, 22 de dezembro de 2012

Turismo em expansão em Santa Catarina

Nas últimas três décadas a economia de Santa Catarina cresceu 340%, bem mais que a média brasileira. Os produtos catarinenses são hoje consumidos em 190 países.

Somando os veranistas, os participantes de eventos – inclusive aqueles que frequentam as grandes festas de outubro –, os turistas da terceira idade e os peregrinos que visitam o Santuário de Santa Paulina, o turismo em Santa Catarina mobiliza aproximadamente 8 milhões de pessoas por ano, quase o dobro de sua população – esse número inclui estrangeiros, brasileiros de outros estados e catarinenses em viagem dentro do próprio Estado. Somente na temporada de verão de 2008, Santa Catarina recebeu cerca de 4 milhões de visitantes, dos quais 70% vieram de fora do Estado (58% brasileiros e 12% estrangeiros), que geraram uma receita estimada em US$ 1,5 bilhão.
A realização de congressos, convenções e de grandes eventos ganha cada vez mais importância: ao todo, 13 Conventions & Visitors Bureaux estão estabelecidos no Estado. São mais de 10 mil eventos anuais nos mais de 100 espaços existentes em Santa Catarina. Somente em outubro, 12 festas típicas atraem cerca de 1 milhão de turistas. A maior delas, a Oktoberfest, em Blumenau, recebe mais de 600 mil visitantes.


O turismo da terceira idade é uma atividade em expansão no Estado. Apenas Balneário Camboriú, durante os meses de março, abril e maio, recebe 100 mil turistas nesta faixa etária. O Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, segundo destino de peregrinação religiosa no Brasil, recebe 1 milhão de pessoas por ano. O setor hoteleiro em Santa Catarina registrou um crescimento superior a 100% nos últimos quatro anos, passando de 900 para 2 mil empreendimentos, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. A hotelaria catarinense ofe-rece cerca de 200 mil leitos e gera 150 mil empregos diretos e indiretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário